Dépôt DSpace/Manakin

O que importa para reduzir a violência nas estradas? Uma análise das relações causais entre acidentes fatais e políticas públicas.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CIRINO FILHO, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3942506793268910 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA JÚNIOR, José Maria.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA JÚNIOR, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9764413344024580 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo principal verificar se as políticas públicas atuais de repressão no combate à violência no trânsito têm sido eficazes para a redução dos acidentes com vítimas fatais. Para tanto, utilizou-se das premissas da pesquisa qualitativa descritiva, com destaque para a pesquisa documental. No desenvolvimento do texto, além dos autores de referência na área, foram utilizados relatórios institucionais: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No decorrer deste trabalho são apresentados dados referentes ao número e tipologia dos acidentes, bem como os custos decorrentes destes. Na sequência de estudos temos a análise das duas principais ações em vigor no país, quais sejam: o Código de Trânsito Brasileiro, nas suas várias atualizações, e a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como “Lei Seca”, bem como a alteração apresentada na Lei nº 12.769, de 20 de dezembro de 2012. Ao final é realizada uma análise na qual os dados como aumento da frota de veículos, número de multas aplicadas pela PRF e quantidade de acidentes com vítimas fatais são comparados. Destas análises foi concluído que a “Lei Seca” vem contribuindo substancialmente para a redução dos acidentes com vítimas fatais numa queda de 79,12% no número de óbitos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pública pt_BR
dc.title O que importa para reduzir a violência nas estradas? Uma análise das relações causais entre acidentes fatais e políticas públicas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The main objective of this research is to verify if the current repressive policies in combating violence in traffic have been effective in reducing fatal crashes. Therefore, we used the premises of descriptive qualitative research, with emphasis on documental research. In developing the text, in addition to reference authors in the area, institutional reports were used: the United Nations (UN), World Health Organization (WHO), Institute of Applied Economic Research (IPEA), Federal Highway Police (PRF) and the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). During the course of this paper presents data on the number, type and the coasts of accidents. Following studies we have the analysis of the two main actions in the country, namely: the Brazilian Traffic Code, in its various updates, and Law No. 11.705 of June 19, 2008, popularly known as “Lei Seca” and their adjustment: Law No. 12769 of 20 December 2012. At the we presents an analysis in which the data to increase the fleet of vehicles, number of fines imposed by the PRF and amount of fatal crashes are compared. These analyzes it was concluded that the “Lei Seca” has contributed substantially to the reduction of fatal crashes in a fall of 79.12% in the number of deaths. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1706
dc.date.accessioned 2018-09-13T00:22:40Z
dc.date.available 2018-09-12
dc.date.available 2018-09-13T00:22:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Acidentes fatais pt_BR
dc.subject Lei seca pt_BR
dc.subject Estradas pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Fatal accidents pt_BR
dc.subject Dry law pt_BR
dc.subject Roads pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CIRINO FILHO, Jose Araken.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative What does it matter to reduce road violence? An analysis of the causal relationships between fatal accidents and public policies.
dc.identifier.citation CIRINO FILHO, J. A. O que importa para reduzir a violência nas estradas? Uma análise das relações causais entre acidentes fatais e políticas públicas. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte