DSpace/Manakin Repository

Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. A. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5885662842330516 pt_BR
dc.contributor.referee1 FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.referee1ID FELIX, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 TAVARES, Eliane Mamede.
dc.contributor.referee2ID TAVARES, E. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da problemática da seletividade na esfera da educação, de modo específico, na política de assistência estudantil em tempos de crise do capital e de contrarreforma do Estado. Nesse sentido, apresenta como objetivo geral analisar o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, também conhecido como “Bolsa Reuni”, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e de caso, uma vez que buscou-se explorar a particularidade da assistência estudantil, de modo específico, o “Bolsa Reuni” de um determinado lócus empírico, qual seja, o campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, localizado no alto sertão paraibano. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário - com questões abertas - aplicado aos sujeitos participantes da pesquisa. Alguns dos principais “achados” da pesquisa reiteram o princípio da focalização das políticas sociais, de modo específico, da Política de Assistência Estudantil, como um dos seus principais norteadores e a necessidade de recursos e ampliação do Programa investigado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social da Educação pt_BR
dc.title Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This Course Conclusion Work (CCW) approaches the problematic of selectivity in the sphere of education, specifically, about the student assistance policy in times of capital crisis and State’s Counter-reformation. In this sense, it has presented as main objective to analyze the Program of Assistance to the Undergraduate Studies, also known as "Reuni Scholarship" of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras. It´s about a field, exploratory and case study, since it has tried to explore particularity of student assistance, in a specific way, “Reuni Scholarship” of a determined empirical locus, Cajazeira´s campus of the Federal University of Campina Grande, on high Paraíba´s backwoods. For data collection, we used a questionnaire - with open questions - applied to subjects in the research. Some of the major "findings" of the survey confirm the principle of targeting of social policies, specifically, the Student Assistance Policy, as one of its main guiding and the need for resources and expansion of the program investigated. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17072
dc.date.accessioned 2021-01-19T11:17:59Z
dc.date.available 2021-01-19
dc.date.available 2021-01-19T11:17:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Reuni pt_BR
dc.subject Política de Assistência Estudantil pt_BR
dc.subject seletividade e estudantes pt_BR
dc.subject student assistance policy pt_BR
dc.subject selectivity and students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Juliana Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of students' access to the undergraduate teaching aid program (“Bolsa Reuni”) in times of precarious higher education. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Juliana Moreira. Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior. 2014. 74 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta