dc.creator.ID |
DIAS, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. A. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5885662842330516 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FÉLIX, Maria da Conceição Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FELIX, M. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
TAVARES, Eliane Mamede. |
|
dc.contributor.referee2ID |
TAVARES, E. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da problemática da
seletividade na esfera da educação, de modo específico, na política de assistência
estudantil em tempos de crise do capital e de contrarreforma do Estado. Nesse
sentido, apresenta como objetivo geral analisar o Programa de Auxílio ao Ensino de
Graduação, também conhecido como “Bolsa Reuni”, da Universidade Federal de
Campina Grande, Campus de Cajazeiras. Trata-se de um estudo de campo,
exploratório e de caso, uma vez que buscou-se explorar a particularidade da
assistência estudantil, de modo específico, o “Bolsa Reuni” de um determinado lócus
empírico, qual seja, o campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina
Grande, localizado no alto sertão paraibano. Para coleta dos dados utilizou-se um
questionário - com questões abertas - aplicado aos sujeitos participantes da
pesquisa. Alguns dos principais “achados” da pesquisa reiteram o princípio da
focalização das políticas sociais, de modo específico, da Política de Assistência
Estudantil, como um dos seus principais norteadores e a necessidade de recursos e
ampliação do Programa investigado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This Course Conclusion Work (CCW) approaches the problematic of selectivity in the
sphere of education, specifically, about the student assistance policy in times of
capital crisis and State’s Counter-reformation. In this sense, it has presented as main
objective to analyze the Program of Assistance to the Undergraduate Studies, also
known as "Reuni Scholarship" of the Federal University of Campina Grande, campus
Cajazeiras. It´s about a field, exploratory and case study, since it has tried to explore
particularity of student assistance, in a specific way, “Reuni Scholarship” of a
determined empirical locus, Cajazeira´s campus of the Federal University of Campina
Grande, on high Paraíba´s backwoods. For data collection, we used a questionnaire
- with open questions - applied to subjects in the research. Some of the major
"findings" of the survey confirm the principle of targeting of social policies,
specifically, the Student Assistance Policy, as one of its main guiding and the need
for resources and expansion of the program investigated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17072 |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-19T11:17:59Z |
|
dc.date.available |
2021-01-19 |
|
dc.date.available |
2021-01-19T11:17:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Reuni |
pt_BR |
dc.subject |
Política de Assistência Estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
seletividade e estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
student assistance policy |
pt_BR |
dc.subject |
selectivity and students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Juliana Moreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of students' access to the undergraduate teaching aid program (“Bolsa Reuni”) in times of precarious higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Juliana Moreira. Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior. 2014. 74 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
pt_BR |