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Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016).

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dc.creator.ID LIMA, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5690950166744725 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA FILHO, João Valter.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
dc.description.resumo O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016, em um projeto social intitulado Projeto Brasibes, no qual participei de sua fundação e atuo como professor voluntário e regente. O referido projeto se caracteriza como um espaço de educação não-formal, que oferece aulas coletivas gratuitas de música, em oficinas de diversos instrumentos musicais, atendendo a pessoas de várias idades. O projeto também realiza recitais públicos em eventos da comunidade e é mantido desde 2011 pela Associação Cultural de Educação Musical (ACEM), uma ONG criada para este fim. O objetivo geral deste relato é identificar os impactos do Projeto Brasibes na educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016. Para tanto, foi necessário descrever o processo histórico de formação e organização do referido projeto, bem como analisar os desafios enfrentados em sua atuação. Ainda, buscamos entender as motivações que levaram pessoas a participar como alunos, sócios contribuintes ou professores voluntários, e conhecer suas expectativas em relação ao futuro desta iniciativa. No processo de construção deste relato, realizamos uma revisão bibliográfica para situar o Projeto Brasibes no contexto histórico da educação musical no Brasil e caracterizá-lo de acordo com conceitos teóricos de pesquisadores como Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), entre outros. Posteriormente, buscamos nos arquivos do projeto e da ACEM fontes documentais para resgatar o processo histórico de organização e atuação do Projeto Brasibes. Por fim, aplicamos questionários às pessoas diretamente envolvidas nas ações do projeto. Com este trabalho, esperamos ter contribuído na ampliação das discussões em torno da educação musical realizada em espaços de educação não-formal, e motivar a realização de outros estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Música. pt_BR
dc.title Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016). pt_BR
dc.date.issued 2017-04-10
dc.description.abstract This work is an account of the experience of musical education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016, in a social project titled Projeto Brasibes, in which I participated in its foundation and act as a volunteer teacher and regent. This project is characterized as a space of non-formal education, which offers free collective lessons in music, in workshops of various musical instruments, serving people of various ages. The project also holds public recitals at community events and has been held since 2011 by the Cultural Association of Music Education (ACEM), an NGO created for this purpose. The general objective of this report is to identify the impacts of the Brasibes Project on music education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016. For that, it was necessary to describe the historical process of formation and organization of the project, as well as How to analyze the challenges faced in their work. Still, we tried to understand the motivations that led people to participate as students, contributing members or volunteer teachers, and know their expectations regarding the future of this initiative. In the process of construction of this report, we carried out a bibliographical review to situate the Brasibes Project in the historical context of music education in Brazil and to characterize it according to theoretical concepts of researchers such as Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), among others. Subsequently, we searched the archives of the project and the ACEM documentary sources to rescue the historical process of organization and performance of the Brasibes Project. Finally, we applied questionnaires to the people directly involved in the project actions. With this work, we hope to have contributed to the expansion of the discussions about musical education carried out in spaces of non-formal education, and to motivate other studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079
dc.date.accessioned 2021-01-20T00:27:13Z
dc.date.available 2021-01-19
dc.date.available 2021-01-20T00:27:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Educação musical não-formal pt_BR
dc.subject Ensino coletivo de música pt_BR
dc.subject Ensino de música pt_BR
dc.subject Projeto Brasibes pt_BR
dc.subject Nova Floresta – PB – educação musical pt_BR
dc.subject Projetos sociais – música pt_BR
dc.subject Música e educação pt_BR
dc.subject Music - study and teaching pt_BR
dc.subject Música - estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Educación musical no formal pt_BR
dc.subject Non-formal music education pt_BR
dc.subject Collective music teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza colectiva de música pt_BR
dc.subject Enseñanza musical pt_BR
dc.subject Music teaching pt_BR
dc.subject Social projects with music pt_BR
dc.subject Proyectos sociales con música pt_BR
dc.subject Musica y educacion pt_BR
dc.subject Music and education pt_BR
dc.subject Educação e música pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Marcos Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impacts of the Brasibes Project on musical education in the Municipality of Nova Floresta - PB (2009 - 2016). pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Marcos Silva de. Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016). 2017. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079 pt_BR


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