dc.creator.ID |
TARGINO, L. O. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Wanderley, Helmara Giccelli Formiga. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY H. G. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3104720172253702 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho estudamos e analisamos a Educação Superior no Brasil, o
desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil como mecanismo de
democratização deste nível de ensino e o desenvolvimento desta política nos
Institutos Federais. Tal pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do
ensino superior contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB,
Campus Sousa, verificando as condições socioeconômicas destes estudantes, a
principais dificuldades enfrentadas por eles, como também, os motivos que os
levaram a buscar pelos programas da assistência estudantil. A metodologia utilizada
foi à pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisada obra de diversos
autores que discutem o tema, como também, documentos e leis relacionadas à
assistência estudantil. As reflexões expostas neste trabalho são de caráter
exploratório, com análise critica e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa
identificou a partir de uma analise do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos
superiores do IFPB - Sousa, que a maioria dos alunos contemplados não possui
condições econômicas favoráveis para cursar aquela modalidade de ensino,
mostrando assim a importância do referido programa para as suas vidas
acadêmicas. Estes dados se mostraram importante no que diz respeito a identificar
melhor as dificuldades presentes no cotidiano desses estudantes, sempre numa
perspectiva de buscar melhorar os mecanismos de permanência de acordo com a
realidade presente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
In this work we study and analyze Higher Education in Brazil, the development of
Student Assistance Policy as the democratization of higher education and the
development of this policy in the Federal Institutes mechanism. This research aims to
analyze the profile of higher education students covered by the Policy Student
Assistance IFPB Campus Sousa, checking the socioeconomic conditions of these
students, the main difficulties faced by them, as well as the reasons that led them to
seek the student assistance programs. The methodology used was the literature and
documents, where the work of many authors who discuss the subject were analyzed,
as well, and documents relating to student assistance laws. The reflections
presented in this paper are exploratory, critical analysis and a quantitative and
qualitative approach. The research identified from an analysis of the socioeconomic
profile of students of senior courses IFPB - Sousa, that most students do not have
contemplated favorable economic conditions to attend that type of education, thus
showing the importance of this program for their lives academic. These data proved
important with regard to better identify the difficulties present in the daily lives of
these students, always with a view to seeking to improve the mechanisms of
residence in accordance with the present reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082 |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-20T11:25:30Z |
|
dc.date.available |
2021-01-20 |
|
dc.date.available |
2021-01-20T11:25:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Política de Assistência Estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil socioeconômico |
pt_BR |
dc.subject |
Institutos Federais |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Of Student Assistance Policy |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institutes |
pt_BR |
dc.subject |
Socioeconomic profile |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TARGINO, Leyly Osvania de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
IFPB student assistance policy: the profile of students contemplated by the PNAES in 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TARGINO, Leyly Osvania de Melo. Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. 2014. 83 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
pt_BR |