DSpace/Manakin Repository

O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3844624690311207 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Wanderley, Helmara Giccelli Formiga.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY H. G. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3104720172253702 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOVAES, Antônio Marcelo Cavalcante.
dc.contributor.referee1ID NOVAES, A. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 NÕBREGA, Gianne Katerrine de Figueiredo.
dc.contributor.referee2ID NÔBREGA, G. K. F. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por finalidade identificar quais as principais contribuições e implicações que a modalidade de ensino EJA, traz para a vida dos jovens e adultos inseridos neste ensino, o que foi fruto das experiências vivenciadas durante o nosso estágio no IFPB – Campus Sousa. Visando identificar estas contribuições, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a Educação no Brasil e também sobre a EJA, a realização do trabalho nos conduziu a realização de pesquisa de campo, por meio daaplicação de questionários que foram analisados qualitativamente. O trabalho está estruturado da seguinte maneira: o primeiro capítulo traz uma digressão histórica sobre o surgimento da educação no Brasil, dando ênfase as principais leis que contribuíram para sua concretização. O segundo capítulo vem trazer o histórico sobre o surgimento da educação profissionalizante no Brasil enfatizando as leis que impulsionaram sua consolidação. O terceiro capítulo trata do surgimento da EJA no Brasil, identificando as leis que embasaram sua consolidação, os procedimentos metodológicos que utilizamos na pesquisa, e por último trazemos a análise dos dados a fim de se chegar a respostas mais precisas sobre o tema. As pesquisas nos permitiram chegar ao seguinte resultado para nossa questão: os sujeitos que retornam as salas de aula nos cursos oferecidos na modalidade EJA se sentem estimulados a seguir se aperfeiçoando nos estudo, o que transmite maior confiança para tentarem uma disputada vaga no mercado de trabalho. Estes jovens e adultos buscam exatamente aperfeiçoamento profissional para consegui emprego. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social da Educação pt_BR
dc.title O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This study aims to identify the key contributions and implications of the type of education EYA , brings to the lives of young people and adults entered this school , which was the result of experiences during our internship at IFPB - Campus Sousa . To identify these contributions, a bibliographic study on Education was held in Brazil and also about the EJA, performing work led us to conduct field research, through the use of questionnaires that were analyzed qualitatively. The paper is structured as follows: the first chapter provides a historical digression on the emergence of education in Brazil, emphasizing the main laws that contributed to its realization. The second chapter brings the history of the emergence of vocational education in Brazil emphasizing the laws that boosted its consolidation. The third chapter deals with the emergence of EJA in Brazil, identifying the laws that supported consolidation, the methodological procedures used in the research, and finally bring the data analysis in order to arrive at more accurate answers on the subject. The research allowed us to reach the following result for our question: the subjects returning classrooms in courses offered in EJA modality feel encouraged to follow perfecting the study, which conveys more confidence to try a disputed place in the labor market. These young adults seeking exactly professional development to achieve employment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101
dc.date.accessioned 2021-01-22T11:37:06Z
dc.date.available 2021-01-22
dc.date.available 2021-01-22T11:37:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Qualificação profissional pt_BR
dc.subject Perspectivas de melhoria de vida pt_BR
dc.subject Education youth and adults pt_BR
dc.subject Profissonal qualification pt_BR
dc.subject Prospects of improving their lives pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PROEJA at the Federal Institute of Education of Sousa-PB: possibilities for the lives of young people and adults in the agribusiness course in 2013. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de. O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. 2014. 55 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta