dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3844624690311207 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Wanderley, Helmara Giccelli Formiga. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY H. G. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3104720172253702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOVAES, Antônio Marcelo Cavalcante. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NOVAES, A. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÕBREGA, Gianne Katerrine de Figueiredo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NÔBREGA, G. K. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por finalidade identificar quais as principais contribuições e
implicações que a modalidade de ensino EJA, traz para a vida dos jovens e adultos
inseridos neste ensino, o que foi fruto das experiências vivenciadas durante o nosso
estágio no IFPB – Campus Sousa. Visando identificar estas contribuições, foi
realizado um estudo bibliográfico sobre a Educação no Brasil e também sobre a
EJA, a realização do trabalho nos conduziu a realização de pesquisa de campo, por
meio daaplicação de questionários que foram analisados qualitativamente. O
trabalho está estruturado da seguinte maneira: o primeiro capítulo traz uma
digressão histórica sobre o surgimento da educação no Brasil, dando ênfase as
principais leis que contribuíram para sua concretização. O segundo capítulo vem
trazer o histórico sobre o surgimento da educação profissionalizante no Brasil
enfatizando as leis que impulsionaram sua consolidação. O terceiro capítulo trata do
surgimento da EJA no Brasil, identificando as leis que embasaram sua consolidação,
os procedimentos metodológicos que utilizamos na pesquisa, e por último trazemos
a análise dos dados a fim de se chegar a respostas mais precisas sobre o tema. As
pesquisas nos permitiram chegar ao seguinte resultado para nossa questão: os
sujeitos que retornam as salas de aula nos cursos oferecidos na modalidade EJA se
sentem estimulados a seguir se aperfeiçoando nos estudo, o que transmite maior
confiança para tentarem uma disputada vaga no mercado de trabalho. Estes jovens
e adultos buscam exatamente aperfeiçoamento profissional para consegui emprego. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social da Educação |
pt_BR |
dc.title |
O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to identify the key contributions and implications of the type of
education EYA , brings to the lives of young people and adults entered this school ,
which was the result of experiences during our internship at IFPB - Campus Sousa .
To identify these contributions, a bibliographic study on Education was held in Brazil
and also about the EJA, performing work led us to conduct field research, through
the use of questionnaires that were analyzed qualitatively. The paper is structured as
follows: the first chapter provides a historical digression on the emergence of
education in Brazil, emphasizing the main laws that contributed to its realization. The
second chapter brings the history of the emergence of vocational education in Brazil
emphasizing the laws that boosted its consolidation. The third chapter deals with the
emergence of EJA in Brazil, identifying the laws that supported consolidation, the
methodological procedures used in the research, and finally bring the data analysis in
order to arrive at more accurate answers on the subject. The research allowed us to
reach the following result for our question: the subjects returning classrooms in
courses offered in EJA modality feel encouraged to follow perfecting the study, which
conveys more confidence to try a disputed place in the labor market. These young
adults seeking exactly professional development to achieve employment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101 |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-22T11:37:06Z |
|
dc.date.available |
2021-01-22 |
|
dc.date.available |
2021-01-22T11:37:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Qualificação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectivas de melhoria de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Education youth and adults |
pt_BR |
dc.subject |
Profissonal qualification |
pt_BR |
dc.subject |
Prospects of improving their lives |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PROEJA at the Federal Institute of Education of Sousa-PB: possibilities for the lives of young people and adults in the agribusiness course in 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de. O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. 2014. 55 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014. |
pt_BR |