DSpace/Manakin Repository

Limites e possibilidades no acesso à educação dos adolescentes em conflito com a lei do centro educacional do adolescente "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DUTRA, Wescley Rodrigues.
dc.contributor.advisor1ID DUTRA, W. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4855260569561385 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Juliana Oliveira e.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
dc.contributor.referee2ID JÁCOME, P. M. G. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho é resultado da investigação realizada no Centro Educacional do Adolescente (CEA). Após visitas a Unidade de Atendimento Socioeducativo, observamos como se dá o processo socioeducativo de internação que busca a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. Destarte, sublinhamos como a educação realizada através da escolarização, pode contribuir para a ressocialização dos adolescentes. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as fragilidades e as possibilidades da educação aplicada aos adolescentes em conflito com a lei do Centro Educacional do Adolescente “Raimundo Doca Benevides Gadelha” (CEA - Sousa/PB). Para isso, debatemos sobre a questão da educação como forma de ressocialização do adolescente autor de ato infracional, analisando como o direito a educação está sendo promovido na instituição, avaliando assim, se a política pública direcionada aos adolescentes em conflito com a lei está realmente sendo efetivada. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o materialismo histórico dialético, o qual nos permitiu refletir sobre a realidade da instituição, bem como analisar os dados com um olhar crítico. Realizamos a pesquisa numa perspectiva qualitativa, que nos possibilitou observar e mergulhar na realidade pesquisada, analisando e decifrando os fenômenos. Para a produção dos dados, o percurso metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, bem como a utilização de material audiovisual e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, aplicamos questionários com perguntas objetivas e subjetivas, para saber a opinião dos sujeitos que conhecem a realidade da educação no CEA. Logo, o questionário foi aplicado com 8 adolescentes e 3 professores. O estudo nos possibilitou constatar como a medida socioeducativa de internação é fragilizada no CEA. Percebemos, então, que a falta de investimentos impossibilita a efetivação da política de proteção a criança e o adolescente. A educação é uma forte aliada no processo de ressocialização, no entanto, os limites encontrados na instituição impedem que a mesma seja desenvolvida de forma eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Limites e possibilidades no acesso à educação dos adolescentes em conflito com a lei do centro educacional do adolescente "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa/PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work is the result of research in Educational Adolescent Centre (CEA). After visits to Socio-Educational Services Unit, we observe how is the process of socio-educational internment seeking the rehabilitation of adolescents in conflict with the law. Thus, we emphasize how education conducted through schooling, can contribute to the rehabilitation of adolescents. Thus, the overall objective of the research was to analyze the weaknesses and the possibilities of education applied to adolescents in conflict with the law of Educational Center Adolescent "Raimundo Benevides Gadelha Dock" (CEA - Sousa / PB). For this debate on the issue of education as a way of re-socialization of the adolescent who commits an infraction, analyzing how the right to education is being promoted in the institution, thus evaluating if the public policy directed to adolescents in conflict with the law is actually being effective. The method used to develop the research was the dialectical historical materialism, which allowed us to reflect on the reality of the institution, and analyze data with a critical eye. We conduct research in a qualitative perspective, which enabled us to observe and soak in the reality studied, analyzing and deciphering the phenomena. For the production of data, methodological route was through the bibliographical and documentary research, and the use of audio-visual material and field research. In the field research, we applied questionnaires with objective and subjective questions, to know the opinion of the subjects who know the reality of education in the EAA. Therefore, the questionnaire was applied with 8 teens and 3 teachers. The study allowed us to see how the socio hospitalization measure is weakened in the CEA. We realized then that the lack of investment hinders the effectiveness of the child protection policy and the teenager. Education is a strong ally in the rehabilitation process, however, the limits found in the institution prevent it to be developed effectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17127
dc.date.accessioned 2021-01-29T12:42:40Z
dc.date.available 2021-01-29
dc.date.available 2021-01-29T12:42:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mônica Sarmento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Limits and possibilities in access to the education of adolescents in conflict with the law of the adolescent's educational center "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa / PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mônica Sarmento. Limites e possibilidades no acesso à educação dos adolescentes em conflito com a lei do centro educacional do adolescente "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa/PB, 2016. 67fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta