DSpace/Manakin Repository

Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS JÚNIOR, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2839547928353699 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Jogerson Pinto Gomes.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, J. P. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7686408640870015 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS JÚNIOR, Genival.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Robi Tabolka dos.
dc.description.resumo No Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
dc.date.accessioned 2021-02-10T21:40:10Z
dc.date.available 2021-02-10
dc.date.available 2021-02-10T21:40:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sustentabilidade hídrica pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Uso racional da água pt_BR
dc.subject Metodologias interdisciplinares pt_BR
dc.subject Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB pt_BR
dc.subject Conservação dos recursos hídricos pt_BR
dc.subject Extensão rural pt_BR
dc.subject Water sustainability pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Rational use of water pt_BR
dc.subject Interdisciplinary methodologies pt_BR
dc.subject Uruçu Community - Gurinhém - PB pt_BR
dc.subject Conservation of water resources pt_BR
dc.subject Rural extension pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rational use of water: application of interdisciplinary methodologies in a rural school in the community of Uruçu, Gurinhém / PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta