DSpace/Manakin Repository

Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEAL, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1437484729170874 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.description.resumo Em todo processo que envolve as relações humanas sempre existirão situações de conflito. Entretanto, o conflito não é algo necessariamente ruim, dependendo de como é administrado. No ambiente organizacional há muitas fontes geradoras de conflitos, pois as organizações são essencialmente constituídas por pessoas que possuem personalidades, atitudes e valores diferenciados, levando a comportamentos e relacionamentos nem sempre harmoniosos. Portanto, é preciso gerenciar adequadamente o processo conflituoso para que se chegue a um acordo favorável às partes envolvidas. Nesse contexto, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo que teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores em relação aos conflitos existentes no setor de vendas de uma concessionária de veículos localizada na cidade de Campina Grande – PB, tomando por base o modelo de Robbins (1979). Os resultados obtidos revelaram que os conflitos de processo constituem o tipo predominante na percepção dos colaboradores do setor e estão situados ainda no primeiro degrau da escala do continnum de intensidade dos conflitos, representados por “desacordos ou mal-entendidos leves”, já que apesar de perceber e assumir a existência de conflitos no setor, a maioria dos colaboradores ainda não vê tais conflitos como algo destrutivo para a empresa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.title Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos. pt_BR
dc.date.issued 2009-11
dc.description.abstract In all process that engages human relations always will exist conflict situations. Meanwhile, a conflict is not necessary something bad, depending how is managed. In the organizational environment it’s many times generative source of conflict, since this organizations are essentially composed by persons that have them own personality, distinguish attitudes and values, leading to behaviors and relationship not always harmonious. So, it’s necessary to manage appropriate process conflict to come to favorable agreement to all involved. In this context, the present work is the result of a research character exploratory and descriptive like analyze objective the collaborators perception in relation to existing conflicts in sails sector of a cars concessionary with localization in Campina Grande city – PB, taking by base the model of Robbins (1979). The results achieved reveal that process conflicts establish the prevailing type on collaborators perception in the sector and are establish already in first scale degree of continuous conflict intensity, representing for “lights disagreements or misunderstandings”, so that nevertheless and assume the conflict existence in sector, the majority collaborators do not seem such conflicts as something destructive to the company. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176
dc.date.accessioned 2021-02-15T20:18:46Z
dc.date.available 2021-02-15
dc.date.available 2021-02-15T20:18:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão de conflitos – setor de vendas pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Concessionária de veículos - conflitos pt_BR
dc.subject Conflitos organizacionais pt_BR
dc.subject Gestão de conflitos - empresas pt_BR
dc.subject Administração de empresas - conflitos pt_BR
dc.subject Modelos de conflitos - empresas pt_BR
dc.subject Conflict Management - Sales Sector pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Car dealership - conflicts pt_BR
dc.subject Organizational conflicts pt_BR
dc.subject Conflict management - companies pt_BR
dc.subject Business administration - conflicts pt_BR
dc.subject Conflict models - companies pt_BR
dc.subject Gestión de conflictos - Sector de ventas
dc.subject Estudio de percepción
dc.subject Concesionario de automóviles - conflictos
dc.subject Conflictos organizacionales
dc.subject Gestión de conflictos - empresas
dc.subject Administración de empresas - conflictos
dc.subject Modelos de conflicto - empresas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEAL, Janayna Souto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative What is this conflict? - the multiple phases of the conflictual process: the case of a car dealership. pt_BR
dc.identifier.citation LEAL, Janayna Souto. Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos. 2009. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta