dc.creator.ID |
LEAL, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1437484729170874 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em todo processo que envolve as relações humanas sempre existirão
situações de conflito. Entretanto, o conflito não é algo necessariamente ruim,
dependendo de como é administrado. No ambiente organizacional há muitas fontes
geradoras de conflitos, pois as organizações são essencialmente constituídas por
pessoas que possuem personalidades, atitudes e valores diferenciados, levando a
comportamentos e relacionamentos nem sempre harmoniosos. Portanto, é preciso
gerenciar adequadamente o processo conflituoso para que se chegue a um acordo
favorável às partes envolvidas. Nesse contexto, o presente trabalho é fruto de uma
pesquisa de caráter exploratório e descritivo que teve como objetivo analisar a
percepção dos colaboradores em relação aos conflitos existentes no setor de
vendas de uma concessionária de veículos localizada na cidade de Campina Grande
– PB, tomando por base o modelo de Robbins (1979). Os resultados obtidos
revelaram que os conflitos de processo constituem o tipo predominante na
percepção dos colaboradores do setor e estão situados ainda no primeiro degrau da
escala do continnum de intensidade dos conflitos, representados por “desacordos ou
mal-entendidos leves”, já que apesar de perceber e assumir a existência de conflitos
no setor, a maioria dos colaboradores ainda não vê tais conflitos como algo
destrutivo para a empresa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.title |
Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-11 |
|
dc.description.abstract |
In all process that engages human relations always will exist conflict
situations. Meanwhile, a conflict is not necessary something bad, depending how is
managed. In the organizational environment it’s many times generative source of
conflict, since this organizations are essentially composed by persons that have them
own personality, distinguish attitudes and values, leading to behaviors and
relationship not always harmonious. So, it’s necessary to manage appropriate
process conflict to come to favorable agreement to all involved. In this context, the
present work is the result of a research character exploratory and descriptive like
analyze objective the collaborators perception in relation to existing conflicts in sails
sector of a cars concessionary with localization in Campina Grande city – PB, taking
by base the model of Robbins (1979). The results achieved reveal that process
conflicts establish the prevailing type on collaborators perception in the sector and
are establish already in first scale degree of continuous conflict intensity,
representing for “lights disagreements or misunderstandings”, so that nevertheless
and assume the conflict existence in sector, the majority collaborators do not seem
such conflicts as something destructive to the company. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176 |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-15T20:18:46Z |
|
dc.date.available |
2021-02-15 |
|
dc.date.available |
2021-02-15T20:18:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de conflitos – setor de vendas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Concessionária de veículos - conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Conflitos organizacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de conflitos - empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Administração de empresas - conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de conflitos - empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Conflict Management - Sales Sector |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Car dealership - conflicts |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational conflicts |
pt_BR |
dc.subject |
Conflict management - companies |
pt_BR |
dc.subject |
Business administration - conflicts |
pt_BR |
dc.subject |
Conflict models - companies |
pt_BR |
dc.subject |
Gestión de conflictos - Sector de ventas |
|
dc.subject |
Estudio de percepción |
|
dc.subject |
Concesionario de automóviles - conflictos |
|
dc.subject |
Conflictos organizacionales |
|
dc.subject |
Gestión de conflictos - empresas |
|
dc.subject |
Administración de empresas - conflictos |
|
dc.subject |
Modelos de conflicto - empresas |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEAL, Janayna Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
What is this conflict? - the multiple phases of the conflictual process: the case of a car dealership. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEAL, Janayna Souto. Que conflito é esse? - as múltiplas fases do processo conflituoso: o caso de uma concessionária de veículos. 2009. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17176 |
pt_BR |