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Estratégias de captação de recursos externos nas Instituições Federais de Ensino Superior: proposição de aplicabilidade na UFCG.

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dc.creator.ID ALVES NETO, C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8851781796144285 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, José Maria Pereira da.
dc.contributor.referee2 MOURA, Assis Souza de.
dc.description.resumo A Constituição Federal de 1988 consagrou a educação como um direito de todos, inclusive expressando que o Estado deve garantir o seu acesso aos níveis mais elevados, dando possibilidade para que as universidades gozem de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, através da reserva anual de recursos suficientes para a sua manutenção e desenvolvimento. No entanto, os valores destinados ao ensino superior são escassos e não condizem com as necessidades e desafios das instituições, o que pode acarretar na sua estagnação, precarização da sua estrutura, obsolescência de equipamentos e diminuição da qualidade dos serviços. Para que isso seja evitado é necessário incrementar o seu orçamento, o que pode ser realizado através da captação de recursos externos. Diante desse contexto, quais estratégias de captação de recursos poderiam ser aplicadas na UFCG, considerando o contexto de seus diferentes Centros de Ensino? O presente estudo tem por objetivo geral analisar e apresentar estratégias de captação de recursos externos aplicáveis a UFCG, considerando o contexto de seus diferentes Centros de Ensino, a fim de colaborar para que seja atingida a sua sustentabilidade e autonomia financeira, viabilizando a superação das limitações orçamentárias. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e multi- caso por intermédio da análise qualitativa, cujos dados foram levantados através de questionários junto aos diretores dos Centros que compõem a universidade. Através dos resultados pôde-se realizar o diagnóstico organizacional da universidade, levantar as suas carências de investimento, demonstrar quais estratégias de captação de recursos já vem sendo praticadas, descobrir as dificuldades em sua adoção e verificar a aptidão dos diretores na implantação de outras estratégias ainda não utilizadas. Por fim, foi traçado um plano de ação que possibilita a implantação de estratégias de captação de recursos externos de forma institucionalizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pública pt_BR
dc.title Estratégias de captação de recursos externos nas Instituições Federais de Ensino Superior: proposição de aplicabilidade na UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-12-05
dc.description.abstract The Federal Constitution of 1988 enshrined education as a right of all, including expressing that the State must guarantee its access to the highest levels, giving universities the possibility of autonomy in didactic-scientific, administrative and financial and patrimonial management, through the annual reserve of sufficient resources for its maintenance and development. However, the values allocated to higher education are scarce and do not meet the needs and challenges of institutions, which can lead to their stagnation, precariousness of their structure, equipment obsolescence and a decrease in the quality of services. For this to be avoided, it is necessary to increase your budget, which can be achieved through the raising of external resources. Given this context, what strategies of fundraising could be applied in the UFCG, considering the context of its different Teaching Centers? The general objective of this study is to analyze and present strategies for raising external resources applicable to the UFCG, considering the context of its different Teaching Centers, in order to collaborate so that its sustainability and financial autonomy can be achieved, making possible the overcoming of budgetary constraints. For this, an exploratory, descriptive and multi-case study was performed through the qualitative analysis, whose data were collected through questionnaires with the directors of the Centers that compose the university. Through the results, it was possible to carry out the organizational diagnosis of the university, to raise its investment needs, to demonstrate the strategies of fundraising, to discover the difficulties in its adoption and to verify the aptitude of the directors in the implementation of other strategies still not used. Finally, a plan of action was drawn up that allows the implementation of strategies to attract external resources in an institutionalized way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1717
dc.date.accessioned 2018-09-13T22:55:26Z
dc.date.available 2018-09-13
dc.date.available 2018-09-13T22:55:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Instituições Federais pt_BR
dc.subject Escassez de recursos financeiros pt_BR
dc.subject Captação de recursos pt_BR
dc.subject Autonomia financeira pt_BR
dc.subject Sustentabilidade financeira pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Federal Institutions pt_BR
dc.subject Shortage of financial resources pt_BR
dc.subject Financial autonomy pt_BR
dc.subject Financial Sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES NETO, Cícero Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategies for attracting external resources in Federal Higher Education Institutions: proposition of applicability at UFCG.
dc.identifier.citation ALVES NETO, C. B. Estratégias de captação de recursos externos nas Instituições Federais de Ensino Superior: proposição de aplicabilidade na UFCG. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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