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Fatores intervenientes no trabalho de docentes ocupantes de cargos na gestão intermediária em Instituição Pública Federal de Ensino Superior.

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dc.creator.ID SILVA, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5151788607685339 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BASSO, Ana Paula.
dc.contributor.advisor1ID BASSO, A. P. pt_BR
dc.contributor.referee1 PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo.
dc.contributor.referee1ID PEDERNEIRAS, M. M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, R. C. O. pt_BR
dc.description.resumo O desempenho da gestão enfrenta desafios relacionados ao domínio de habilidades técnicas e humanas. No âmbito da gestão universitária os desafios relacionados a cultura dessas instituições, tornam esta atividade ainda mais complexa. Os docentes universitários,geralmente, são sujeitos que assumem os papéis de gestores nessas instituições, acumulando as funções já existentes de ensino, pesquisa e extensão com a de gestor, para a qual, na maioria das vezes, não possuem o devido preparo, além de aumentar sua carga de trabalho.Este estudo teve como objetivo geral identificar quais são os fatores intervenientes no trabalho de docentes que ocupam/ocuparam cargos de gestão, mais especificamente coordenações de curso e administrativas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isso fez-se a opção por uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa, evidenciando os fatores intervenientes no trabalho dos docentes que ocupam ou já ocuparam, nos últimos três anos, cargos de coordenação (administrativa e de curso). A amostra final dessa pesquisa foi composta por trinta e seis coordenadores e ex-coordenadores, que responderam a um questionário estruturado contendo vinte e quatro questões objetivas que abordaram alguns fatores como:preparo/capacitação, vantagens/facilidades, desvantagens/dificuldades, relações pessoais/institucionais, sobrecarga de trabalho, entre outras, relativas à ocupação do cargo de gestão. As respostadas dadas pelos participantes foram analisadas através da estatística descritiva, apresentadas em quadros, gráficos e tabelas e discutidas tendo como suporte a bibliografia já estudada. Entre os resultados encontrados podemos destacar: a falta de oferta de capacitação/treinamento; ausência de formação na área de administração entre a maioria dos coordenadores; auto percepção sobre a falta de preparo para o desempenho do cargo e desconhecimento das legislações e normas da instituição por parte dos entrevistados;problemas nas relações interpessoais, tendo mais de três quartos dos pesquisados afirmado serem os colegas docentes o grupo mais problemático nesse quesito; dificuldade de comunicação com as instâncias superiores, relatada, em algum grau, por aproximadamente 95% dos respondentes. Os fatores encontrados revelam-se potenciais dificultadores do exercício da gestão por esses docentes, sendo, portanto, válidas ações que venham a minimizá-los. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública. pt_BR
dc.title Fatores intervenientes no trabalho de docentes ocupantes de cargos na gestão intermediária em Instituição Pública Federal de Ensino Superior. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Management performance faces challenges related to the mastery of technical and human skills. It is not owned by the university management of the challenges related to a more open culture, make this activity even more complex. The university professors are usually subjects who assume the roles of managers in these, accumulating as existing functions of teaching, research and extension with a manager, for a quality, in most cases, are not welcome, in addition to increasing their work load. This study had as general objective identify which are the intervening factors in the work of professors who occupy management positions, more specifically, course and administrative coordinations of the Center for Teacher Education (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). In order to do this, a descriptive, survey-type survey was conducted, with a quantitative approach, evidencing the factors that intervene in the work of the professors who have or have held, in the last three years, positions of coordination (administrative and course). The final sample of this research consisted of thirty-six coordinators and ex-coordinators, who answered a structured questionnaire containing twenty-four objective questions that addressed some factors such as: preparation/training, advantages/facilities, disadvantages/difficulties, relation personal/institutional, work overload, among others, regarding the occupation of the management post. The answers given by the participants were analyzed through descriptive statistics, presented in tables, graphs and tables and discussed with support of the bibliography already studied. Among the results we can highlight: the lack of provision of training/training; lack of training in the area of administration among most of the coordinators; self-perception about the one not prepared for the position of the position and ignorance of the legislations and norms of the institution by the interviewees; problems in interpersonal relationships, with more than three-quarters of those surveyed claiming to be faculty colleagues the most problematic group in this regard; difficulty of communication with the higher instances, reported, to some degree, by approximately 95% of the respondents. The factors found are potential hindrances to the management of these teachers, and actions that minimize them are therefore valid pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17184
dc.date.accessioned 2021-02-16T01:37:34Z
dc.date.available 2021-02-15
dc.date.available 2021-02-16T01:37:34Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Universidades pt_BR
dc.subject Management pt_BR
dc.subject Faculty pt_BR
dc.subject Universities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Laraina Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Intervening factors in the work of professors occupying positions in intermediate management in a Federal Public Institution of Higher Education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Laraina Moreira. Fatores intervenientes no trabalho de docentes ocupantes de cargos na gestão intermediária em Instituição Pública Federal de Ensino Superior. 2017.86fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2017. pt_BR


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