dc.creator.ID |
ARAÚJO, H. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3548134748418592 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Edjane Esmerina Dias da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, E. E. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ivanildo Fernandes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
Araújo, I. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A conjuntura atual tem demandado das instituições públicas transparência das
informações e um melhor desempenho em relação aos serviços ofertados.
Objetivando acolher essas demandas, este estudo apresentou instrumentos voltados
para a melhoria dos processos. Com o objetivo principal de analisar os aspectos
críticos nos processos do Controle e Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino
da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o estudo apresenta
característica descritiva e abordagem qualitativa, classificando-se ainda como
estudo de caso. As informações foram compiladas qualitativamente. Após a
identificação dos processos primários, quer dizer, os processos que têm conexão
direta com os clientes internos e externos, foram apresentados os processos críticos
e sugeridas melhorias para o aprimoramento dos serviços ofertados. O principal
instrumento empregado para a coleta de informações foi à entrevista com os
servidores do Controle e Registro Acadêmico. A verificação das informações foi
realizada em duas etapas. Na primeira etapa foi usada a Matriz FC-P (Fatores-chave
versus processos), sugerida por Rotondaro (2005), para encontrar os processos
críticos. Na matriz são atribuídos pesos e notas, o resultado da aplicação dessa
matriz proporcionou ordenar decrescentemente por grau de importância os
processos. Em primeiro lugar, com 35 pontos, ficou o processo “Aproveitamento de
estudos (Dispensa de disciplinas) ”, em segundo lugar ficou “Cadastro de código de
disciplina (Tópicos Especiais ou Seminários) ” com 33 pontos e em terceiro lugar
ficou, com 30 pontos, “Matrícula com quebra de pré-requisito”. A identificação dos
elementos Fornecedor, Entrada, Processo, Saída, Cliente (FEPSC) determinou os
elementos para a criação dos fluxogramas dos processos. Os fluxogramas gerados
para a padronização dos processos foram desenhados no WinWord. Na segunda
etapa, o resultado do estudo aprofundado dos processos resultou na sugestão de
melhorias para os processos, como a necessidade de utilizar um sistema eletrônico
de informação e elaboração de um documento de orientação que englobasse todos
os processos do Controle Registro Acadêmico padronizando os procedimentos e
almejando uma redução de erros, de devoluções para correção e consequentemente
redução no tempo de execução dos processos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública. |
pt_BR |
dc.title |
Análise e padronização dos processos do controle e registro acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The current situation has demanded from the public institutions transparency of the
information and a better performance in relation to the services offered. In order to
meet these demands, this study presented tools aimed at improving processes. With
the main objective of analyzing the critical aspects in the Control and Academic
Registry processes of the Pro-Rectory of Teaching of the Federal University of
Campina Grande (FUCG), the study presents a descriptive and qualitative approach,
and is still classified as a case study. The information was compiled qualitatively.
After the identification of the primary processes, that is to say, the processes that
have direct connection with the internal and external clients, the critical processes
were presented and suggested improvements for the improvement of the offered
services. The main instrument used for the collection of information was the interview
with the servers of the Control and Academic Registry. The information verification
was carried out in two stages. In the first step, the FC-P Matrix (Key Factors versus
processes), suggested by Rotondaro (2005), was used to find the critical processes.
In the matrix are assigned weights and notes, the result of the application of this
matrix allowed to order decreasingly by degree of importance the processes. First,
with 35 points, was the process "Study Ability (Dispensation of disciplines)", in
second place was "Registration of discipline code (Special Topics or Seminars)" with
33 points and in third place was with 30 points, "Prerequisite breaking tuition". The
identification of the elements Supplier, Input, Process, Output, Customer (SIPOC)
determined the elements for the creation of process flowcharts. The flowcharts
generated for process standardization were designed in WinWord. In the second
stage, the results of the in-depth study of the processes resulted in suggestions for
improvements to the processes, such as the need to use an electronic information
system and preparation of an orientation document that encompassed all the
processes of the Academic Registry Control standardizing the procedures and
aiming at a reduction of errors, of returns for correction and consequently reduction in
the execution time of the processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17186 |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-16T02:50:33Z |
|
dc.date.available |
2021-02-15 |
|
dc.date.available |
2021-02-16T02:50:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Processos |
pt_BR |
dc.subject |
Padronização |
pt_BR |
dc.subject |
Processos Críticos |
pt_BR |
dc.subject |
Law suit |
pt_BR |
dc.subject |
Standardization |
pt_BR |
dc.subject |
Critical processes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Herllen de França. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis and standardization of the processes of control and academic record of the Dean of Education of the Federal University of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Hellen de França. Análise e padronização dos processos do controle e registro acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. 2018.40fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |