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Análise e padronização dos processos do controle e registro acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

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dc.creator.ID ARAÚJO, H. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3548134748418592 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Ivanildo Fernandes.
dc.contributor.referee2ID Araújo, I. F. pt_BR
dc.description.resumo A conjuntura atual tem demandado das instituições públicas transparência das informações e um melhor desempenho em relação aos serviços ofertados. Objetivando acolher essas demandas, este estudo apresentou instrumentos voltados para a melhoria dos processos. Com o objetivo principal de analisar os aspectos críticos nos processos do Controle e Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o estudo apresenta característica descritiva e abordagem qualitativa, classificando-se ainda como estudo de caso. As informações foram compiladas qualitativamente. Após a identificação dos processos primários, quer dizer, os processos que têm conexão direta com os clientes internos e externos, foram apresentados os processos críticos e sugeridas melhorias para o aprimoramento dos serviços ofertados. O principal instrumento empregado para a coleta de informações foi à entrevista com os servidores do Controle e Registro Acadêmico. A verificação das informações foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foi usada a Matriz FC-P (Fatores-chave versus processos), sugerida por Rotondaro (2005), para encontrar os processos críticos. Na matriz são atribuídos pesos e notas, o resultado da aplicação dessa matriz proporcionou ordenar decrescentemente por grau de importância os processos. Em primeiro lugar, com 35 pontos, ficou o processo “Aproveitamento de estudos (Dispensa de disciplinas) ”, em segundo lugar ficou “Cadastro de código de disciplina (Tópicos Especiais ou Seminários) ” com 33 pontos e em terceiro lugar ficou, com 30 pontos, “Matrícula com quebra de pré-requisito”. A identificação dos elementos Fornecedor, Entrada, Processo, Saída, Cliente (FEPSC) determinou os elementos para a criação dos fluxogramas dos processos. Os fluxogramas gerados para a padronização dos processos foram desenhados no WinWord. Na segunda etapa, o resultado do estudo aprofundado dos processos resultou na sugestão de melhorias para os processos, como a necessidade de utilizar um sistema eletrônico de informação e elaboração de um documento de orientação que englobasse todos os processos do Controle Registro Acadêmico padronizando os procedimentos e almejando uma redução de erros, de devoluções para correção e consequentemente redução no tempo de execução dos processos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública. pt_BR
dc.title Análise e padronização dos processos do controle e registro acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The current situation has demanded from the public institutions transparency of the information and a better performance in relation to the services offered. In order to meet these demands, this study presented tools aimed at improving processes. With the main objective of analyzing the critical aspects in the Control and Academic Registry processes of the Pro-Rectory of Teaching of the Federal University of Campina Grande (FUCG), the study presents a descriptive and qualitative approach, and is still classified as a case study. The information was compiled qualitatively. After the identification of the primary processes, that is to say, the processes that have direct connection with the internal and external clients, the critical processes were presented and suggested improvements for the improvement of the offered services. The main instrument used for the collection of information was the interview with the servers of the Control and Academic Registry. The information verification was carried out in two stages. In the first step, the FC-P Matrix (Key Factors versus processes), suggested by Rotondaro (2005), was used to find the critical processes. In the matrix are assigned weights and notes, the result of the application of this matrix allowed to order decreasingly by degree of importance the processes. First, with 35 points, was the process "Study Ability (Dispensation of disciplines)", in second place was "Registration of discipline code (Special Topics or Seminars)" with 33 points and in third place was with 30 points, "Prerequisite breaking tuition". The identification of the elements Supplier, Input, Process, Output, Customer (SIPOC) determined the elements for the creation of process flowcharts. The flowcharts generated for process standardization were designed in WinWord. In the second stage, the results of the in-depth study of the processes resulted in suggestions for improvements to the processes, such as the need to use an electronic information system and preparation of an orientation document that encompassed all the processes of the Academic Registry Control standardizing the procedures and aiming at a reduction of errors, of returns for correction and consequently reduction in the execution time of the processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17186
dc.date.accessioned 2021-02-16T02:50:33Z
dc.date.available 2021-02-15
dc.date.available 2021-02-16T02:50:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Processos pt_BR
dc.subject Padronização pt_BR
dc.subject Processos Críticos pt_BR
dc.subject Law suit pt_BR
dc.subject Standardization pt_BR
dc.subject Critical processes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Herllen de França.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis and standardization of the processes of control and academic record of the Dean of Education of the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Hellen de França. Análise e padronização dos processos do controle e registro acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. 2018.40fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018. pt_BR


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