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Uma proposta de controle interno da gestão da folha de pagamentos de pessoal na administração pública.

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dc.creator.ID PEREIRA, G. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4621806257535341 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo.
dc.contributor.advisor1ID PEDERNEIRAS, M. M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 MACÊDO, João Marcelo Alves.
dc.contributor.referee1ID MACÊDO, J. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 BASSO, Ana Paula.
dc.contributor.referee2ID BASSO, A. P. pt_BR
dc.description.resumo No contexto econômico e fiscal que vive atualmente a administração pública brasileira, em especial o Estado do Piauí, sobretudo no que tange à dificuldade de manter em equilíbrio os gastos com pessoal, o controle interno se apresenta como importante ferramenta de apoio à gestão das despesas dessa natureza. Nesse contexto, este trabalho de dissertação tem por escopo o controle interno dos gastos com pessoal, sobretudo na folha de pagamento da administração pública estadual. Essa pesquisa tem por objetivo propor melhorias para o controle interno da gestão da folha de pagamentos de pessoal na Administração Pública piauiense. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório para analisar o Sistema de Controle Interno da folha de pagamento do Poder Executivo estadual. Utilizou-se de estudo de caso, no qual, valeram-se de análise documental e observação direta para a caracterização do sistema de controle interno e seus subsistemas. Empregaram-se a observação, direta e participante, e questionários para identificar falhas ou desvantagens nos referidos sistemas, assim como propor melhorias, elaborando-se manuais operacionais e roteiros para sistema integrado de controle interno para aperfeiçoamento das linhas de defesa. Após elaboração, proposição e implementação das melhorias, utilizaram-se de questionários para avaliar possíveis melhorias implementadas, sobretudo dos roteiros de controle, conforme percepção dos participantes. Na primeira linha de controle, identificaram-se, principalmente, a escassez de manuais e normas para instrução da atividade das gerências administrativas, situação na qual se propôs, dentre outros, a elaboração de manuais operacionais para suprir tais necessidades. Na segunda linha de defesa, identificou-se a falta de análise, por parte do controle interno, do processamento e pagamento da folha de pagamento e de outros gastos com pessoal, tanto na execução orçamentária e financeira como na contratação, propondo-se a construção de roteiros específicos para análise de contratação e execução orçamentária e financeira desse tipo de gasto. Na terceira linha de defesa, identificaram-se falhas de integração entre gerências e falta de sistemas para o desempenho de algumas atividades, orientando-se a integração e compartilhamento de informações e a busca de alguns sistemas, mediante cooperação interinstitucional. Quanto à avaliação das melhorias propostas e implantadas, pôde-se observar uma melhoria em, aproximadamente, 70%, destacando-se os aspectos de integração, compartilhamento de informações, transparência e qualidade da gestão de informações no que tange ao avanço percentual observável. Observou-se destaque de aspectos como Eficácia, Eficiência, Report, Qualidade e Inovação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt_BR
dc.title Uma proposta de controle interno da gestão da folha de pagamentos de pessoal na administração pública. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-10
dc.description.abstract In the economic and fiscal context that the Brazilian public administration currently lives, in particular the State of Piauí, especially regarding to the difficulty of maintaining the balance of the staff expenses, internal control is an important tool to support the management of expenses of this nature. In this context, this dissertation work has as scope the internal control of staff expenses, especially the payroll of the state public administration. This research aims to propose improvements to the internal control of the management of staff payroll of the Public Administration of Piauí. For this purpose, a quantitative and qualitative research was carried out, with a descriptive and exploratory nature, to analyze the Internal Control System of the State Executive Branch's payroll. Direct and participant observation and questionnaires were used to identify flaws or drawbacks in these systems, as well as to propose improvements, elaborating operational manuals and roadmaps for an integrated internal control system to improve the lines of defense. After elaboration, proposition and implementation of the improvements, questionnaires were used to evaluate possible improvements implemented, especially of the control roadmaps, according to participants' perceptions. In the first line of control, the dearth of manuals and standards for the instruction of the administrative management activity was identified, in which it was proposed, among others, the preparation of operational manuals to meet these needs. In the second line of defense, it was identified a lack of analysis by the internal control of the processing and payment of payroll and other staff expenses, both in budget and financial execution as in hiring, proposing the construction of specific roadmaps for analysis of hiring and budgetary and financial execution of this type of expense. In the third line of defense, integration flaws between management were identified and lack of systems for the performance of some activities, suggesting the integration and sharing of information and the search for some systems, through interinstitutional cooperation. Regarding to the evaluation of the proposed and implemented improvements, an improvement of approximately 70% was observed, highlighting the integration, information sharing, transparency and quality of information management aspects related to the observable percentage progress. Efficacy, Efficiency, Report, Quality and Innovation were highlighted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17196
dc.date.accessioned 2021-02-16T17:55:23Z
dc.date.available 2021-02-16
dc.date.available 2021-02-16T17:55:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Administração pública pt_BR
dc.subject Controle Interno pt_BR
dc.subject Folha de Pagamento pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Internal control pt_BR
dc.subject Payroll pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Gênesis Miguel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A proposal for internal control of personnel payroll management in public administration. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Gênesis Miguel. Uma proposta de controle interno da gestão da folha de pagamentos de pessoal na administração pública, 2018. 529fl. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2018. pt_BR


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