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Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões.

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dc.creator.ID SILVA, F. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1096707225420364 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, A. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4527387699298544 pt_BR
dc.contributor.referee1 GRILO, Marcelo Bezerra.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Antônio Cabral dos.
dc.contributor.referee3 COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
dc.contributor.referee4 BEZERRA FILHO, Celso Rosendo Bezerra.
dc.description.resumo O combustível gasoso (gás natural) tem sido muito utilizado em motores diesel nos últimos anos, devido suas características positivas quando o foco é o nível das emissões lançadas na atmosfera. O biodiesel; combustível renovável, tem se apresentado como potencial alternativo para contribuir com a redução das emissões poluentes no mundo, com propriedades comparáveis ao diesel, tem sido usado amplamente em motores do ciclo diesel. O desafio é utilizar o motor diesel que opere de forma dual (líquido/gás), com misturas adequadas de diesel, biodiesel e gás natural, para obter a proporção correta de cada combustível, mantendo as características originais do motor e bom desempenho. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar o desempenho, as características das emissões de um motor diesel, trabalhando com diesel comercial B5, biodiesel e gás natural. O combustível utilizado no motor consiste na mistura de 15% de óleo diesel e biodiesel (combustível líquido) e 85% de gás natural. Experimentos foram realizados em potências de 40, a 120 kW, com intervalos de 20 kw. O motor foi instrumentado para obter temperatura, fluxos de massa de ar, gás, diesel e biodiesel, pressão do ar de entrada do motor, do óleo lubrificante e concentração dos gases de combustão durante cada teste experimental. O custo específico do motor operando no modo dual foi melhor do que no modo diesel e a mistura diesel, biodiesel e gás natural que apresentou o menor custo específico, foi a mistura B50. Verificou-se a partir dos resultados experimentais que as emissões de NOx, NO e CO2 diminuíram, enquanto que as emissões de CO aumentaram, quando comparadas com a condição do motor operando no modo diesel comercial B5 como único combustível. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia pt_BR
dc.title Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões. pt_BR
dc.date.issued 2014-02-24
dc.description.abstract The gaseous fuel (Natural Gas) has been widely used on diesel engines in the last few years, due to its positive characteristics as far as the level of emissions released in the atmosphere is concerned. Biodiesel has been considered a potential alternative to contribute to reducing pollutant emissions level in the world, as a renewable fuel, its properties are comparable to the one of the diesel fuel which is already widely used in diesel engines. The big challenge is to use the diesel engine which operates in a dual form, using adequate mixtures of diesel, biodiesel and natural gas to obtain the correct proportion of each fuel and maintaining the original characteristics of the engine as well as a good performance. In this sense, the aim of this research is to study the characteristics of the commercial diesel engine emissions, operating with B40, B50, B60 and natural gas. The fuel used in the engine consists of a mixture of 15% diesel and biodiesel (liquid fuel) and 85% natural gas. Experiments were made using 40, to 120 kW, with an interval of 20 kW. The engine was instrumented to obtain the temperature, air, gas, diesel and biodiesel flow rate, the air pressure at the entrance of the engine, the lubricant oil temperature, and the concentration of exhaust gases during each experimental test. The specific cost of the engine operating in dual mode was better than in diesel mode, and the blend of diesel, biodiesel and natural gas with the lowest specific cost was the B50 blend. It was verified that the emission of NOx, NO and CO2 had decreased while the emissions of CO had increased, when compared to the conditions using commercial diesel (B5) as the only fuel. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1719
dc.date.accessioned 2018-09-14T11:05:38Z
dc.date.available 2018-09-14
dc.date.available 2018-09-14T11:05:38Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Energia pt_BR
dc.subject Exergia pt_BR
dc.subject Combustão pt_BR
dc.subject Motor Dual pt_BR
dc.subject Diesel pt_BR
dc.subject Biodiesel pt_BR
dc.subject Gás Natural pt_BR
dc.subject Energy pt_BR
dc.subject Exergy pt_BR
dc.subject Combustion pt_BR
dc.subject Dual Engine pt_BR
dc.subject Diesel pt_BR
dc.subject Biodiesel pt_BR
dc.subject Natural Gas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernando José da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Internal combustion engine dual operating with diesel, biodiesel and natural gas: analysis of performance and emissions. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation CAPES pt_BR
dc.relation FAPEAL pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, F. J. da. Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1719 pt_BR


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