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Gestão de Processos: um estudo de caso nas Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande.

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dc.creator.ID TITO, T. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4191646739829513 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 MAIA FILHO, Luiz Flávio Arreguy.
dc.contributor.referee1ID MAIA FILHO, L. F pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.referee3 FARIAS, Soahd Arruda Rached.
dc.contributor.referee3ID FARIAS, S. A. R. pt_BR
dc.description.resumo Os profissionais da Administração Pública Brasileira vêm procurando desenvolver cada vez mais práticas que melhorem os seus serviços. A gestão de processos é uma destas melhorias, cujo foco compreende os processos mais críticos que influenciarão no desempenho organizacional. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como são desenvolvidas as atividades burocráticas das Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Por meio de questionário e entrevista aplicados aos secretários e coordenadores administrativos do CCT identificaram-se pontos fortes e fracos, sugestões de melhorias, fatores facilitadores e entraves dos processos; podendo assim, com estas informações, sugerir um plano de ação para a implantação da gestão de processos visando à melhoria destes nas Unidades Acadêmicas. Os resultados da pesquisa demostram que a gestão de processos ainda não é efetivamente utilizada nas instituições públicas, e as que já a desenvolvem estão em fase de implantação ou de ajustes. Entretanto, compreendeu-se que é totalmente viável para a Administração Pública a implementação efetiva deste tipo de gestão, desde que sejam feitos os ajustes necessários para cada instituição. A gestão de processos, quando aplicada, pode trazer como resultados a melhora nos trâmites processuais, padronização das rotinas de trabalho, maior transparência e satisfação dos clientes internos e externos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt_BR
dc.title Gestão de Processos: um estudo de caso nas Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Professionals of the Brazilian Public Administration are seeking to develop more and more practices that improve their services. Process management is one of these improvements, which focuses on the most critical processes that will influence organizational performance. In this context, the objective of this research is to analyze how the bureaucratic activities of the Academic Units of the Center of Sciences and Technology (CCT) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) are developed. Through a questionnaire and interview applied to CCT secretaries and administrative coordinators, strengths and weaknesses, suggestions for improvements, facilitating factors and process obstacles were identified; Thus, with this information, we can suggest an action plan for the implementation of process management aiming at their improvement in the Academic Units. The research results show that process management is not yet effectively used in public institutions, and those that already develop it are in the implementation or adjustment phase. However, it was understood that it is totally feasible for the Public Administration to effectively implement this type of management, provided that the necessary adjustments are made for each institution. Process management, when applied, can result in improved procedural procedures, standardization of work routines, greater transparency and satisfaction of internal and external customers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17259
dc.date.accessioned 2021-02-17T21:42:28Z
dc.date.available 2021-02-17
dc.date.available 2021-02-17T21:42:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Desempenho Organizacional pt_BR
dc.subject Melhoria dos Processos pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Organizational performance pt_BR
dc.subject Process improvement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TITO, Tatiana Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Process Management: a case study in the Academic Units of the Science and Technology Center of the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation TITO, Tatiana Alves. Gestão de Processos: um estudo de caso nas Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, 2019. 126fl. - Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2019. pt_BR


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