dc.creator.ID |
ANDRADE, F. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4782860601349053 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LADOSKY, Mário Henrique Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LADOSKY, M. H. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Roberto Véras de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PAULO, Maria de Assunção Lima de. |
|
dc.description.resumo |
A experiência docente na rede pública de ensino na cidade de Toritama, agreste
pernambucano é o ponto de partida da presente pesquisa. O município conhecido
como a Capital do Jeans tem na confecção o principal motor de sua economia e um
dos principais traços do seu cotidiano. No que se refere à educação, na etapa do
ensino médio especificamente, buscamos investigar como os jovens conciliam ou
não as atividades escolares e as obrigações com a confecção e como projetam seu
futuro a partir dessa realidade. O estudo ocorreu na escola Estelita Timóteo e
abrangeu 60 estudantes ligados à confecção. Cada estudante/trabalhador
respondeu um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico, além de
perguntas acerca da relação trabalho e escola. Em seguida três entrevistas na forma
de grupo focal permitiram uma abordagem qualitativa dos dados. Foi observado que
o trabalho na confecção é marcado pela informalidade e repercute na vida social da
cidade como um todo. No caso da educação, boa parte da vivência escolar é
pensada ou influenciada pelo elemento do trabalho, o que nos permitiu a reflexão a
partir do conceito de habitus em Bourdieu (1992). O esgotamento físico decorrente
das jornadas prolongadas e as dificuldades de prosperar financeiramente com a
confecção têm desestimulado alguns estudantes a permanecer no ramo, fazendo
com que busquem alternativas. No grupo pesquisado foi citado com ênfase o desejo
de seguir carreira universitária, ainda que muitos não tenham a referência desta
disposição nas suas famílias, daí a nossa fundamentação, neste ponto, a partir do
pensamento de Lahire (1995). Tal disposição que cresce entre estes
estudantes/trabalhadores parece ser um reflexo, por um lado, da falta de perspectiva
com a confecção e, por outro, das possibilidades objetivas de uma carreira de nível
superior resultantes das políticas de acesso à universidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Experiência escolar e perspectivas do estudante/trabalhador de Toritama/PE: entre os desafios da formação e as exigências do trabalho na confecção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-09-09 |
|
dc.description.abstract |
The teaching experience in the public school system in the city of Toritama, Agreste
Pernambuco is the starting point of this research. The municipality known as the
Capital do Jeans has in manufacturing the main engine of its economy and one of
the main features of its daily life. With regard to education, in the stage of high school
specifically, we seek to investigate how young people reconcile school activities and
obligations with cooking, and how they project their future based on this reality. The
study took place at the Estelita Timóteo school and covered 60 students linked to the
confection. Each student / worker answered a questionnaire that allowed them to
draw a socioeconomic profile, in addition to questions about the relationship between
work and school. Then, three interviews in the form of a focus group allowed a
qualitative approach to the data. It was observed that the work in the making is
marked by informality and has an impact on the social life of the city as a whole. In
the case of education, a good part of the school experience is thought or influenced
by the element of work, which allowed us to reflect on the concept of habitus in
Bourdieu (1992). The physical exhaustion resulting from long hours and the
difficulties of financially prospering with the cooking have discouraged some students
from remaining in the business, making them look for alternatives. In the group
researched, the desire to pursue a university career was mentioned with emphasis,
even though many do not have the reference of this provision in their families, hence
our reasoning, on this point, based on the thinking of Lahire (1995). Such a
disposition that grows among these students / workers seems to be a reflection, on
the one hand, of the lack of perspective with the confection and, on the other hand, of
the objective possibilities of a higher level career resulting from the university access
policies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17321 |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-23T00:49:35Z |
|
dc.date.available |
2021-02-22 |
|
dc.date.available |
2021-02-23T00:49:35Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
Clothing |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Confecção |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Fabiano José de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School experience and perspectives of the student / worker in Toritama / PE: between the challenges of training and the demands of work in the making. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, F. J. de. Experiência escolar e perspectivas do estudante/trabalhador de Toritama/PE: entre os desafios da formação e as exigências do trabalho na confecção. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. |
pt_BR |