dc.creator.ID |
SANTOS JÚNIOR, G. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0204301941083935 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Antonio Marcus Nogueira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2237395961717699 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
BARROS, Péricles Rezende. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
BARROS, P. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0722445222056063 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como principal objetivo o fortalecimento de uma base teórica na área de máquinas de combustão interna. Este conhecimento adquirido será utilizado para o controle de um motor bi-combustivel, cujos combustíveis são o gás natural e o diesel, localizado na UFCG, o qual atuará como um gerador acoplado à rede elétrica. Os resultados obtidos durante a realização da simulação proposta condiz com os resultados apresentados em livros, onde diversas considerações são feitas com o intuito de diminuir a complexidade do sistema. Apesar destes resultados diferem um pouco quando comparados aqueles obtidos em alguns artigos como o de D. T. Hountalas e R. G. Papagianakis [4], o comportamento da curva adquirida se assemelha aos mais complexos modelos utilizados, validando o sistema desenvolvido ao longo deste trabalho. O modelo apresentado será melhorado com a adoção de métodos mais conceituados para a obtenção da curva de pressão e da temperatura do sistema, como a modelagem do processo de combustão em duas zonas. Por fim, diversos fatores desprezados neste modelo, como as quedas de pressão nas válvulas e a transferência de calor entre os gases e as paredes do cilindro, serão considerados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem e simulação de uma máquina de combustão interna a diesel. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-08 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17343 |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-23T17:30:57Z |
|
dc.date.available |
2021-02-23 |
|
dc.date.available |
2021-02-23T17:30:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Máquina de combustão interna à diesel |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem e simulação - máquina de combustão |
pt_BR |
dc.subject |
Motor de combustão interna |
pt_BR |
dc.subject |
Energia química - conversão energia mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Gases poluentes - máquina de combustão |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclo de 4 tempos - máquina de combustão |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclo de 2 tempos - máquina de combustão |
pt_BR |
dc.subject |
Diesel internal combustion machine |
pt_BR |
dc.subject |
Modeling and simulation - combustion machine |
pt_BR |
dc.subject |
Internal combustion engine |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical energy - mechanical energy conversion |
pt_BR |
dc.subject |
Polluting gases - combustion machine |
pt_BR |
dc.subject |
4-stroke cycle - combustion machine |
pt_BR |
dc.subject |
2-stroke cycle - combustion machine |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Modeling and simulation of a diesel internal combustion machine. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos. Modelagem e simulação de uma máquina de combustão interna a diesel. 2007. f29. Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2007. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17343 |
pt_BR |