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Desenvolvimento e testes de atenuação de vibrações em mancal de sistema rotativo aplicando atuadores do tipo lâminas de liga com memória de forma no regime superelástico.

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dc.creator.ID ALMEIDA, V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9700023953804170 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Antonio Almeida.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8361717016612632 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SENKO, Richard.
dc.contributor.advisor-co1ID SENKO, R. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2511986915471164 pt_BR
dc.contributor.referee1 BORGES, Jader Morais.
dc.contributor.referee2 REIS, Rômulo Pierre Batista dos.
dc.description.resumo O sistema rotativo é um corpo suspenso através de mancais de rolamentos que permitem a sua rotação em torno do próprio eixo, esse sistema é encontrado em uma grande variedade de equipamentos industriais e domésticos, e estão sujeitos a sofrerem problemas como desbalanceamentos. Esses problemas acarretam em vibrações mecânicas, e se as amplitudes dessas forem elevadas há a consequente diminuição da vida útil das máquinas. Dentre as formas de controle e supressão dessa relação de causa e efeito, encontra-se o emprego de materiais inteligentes (Smart Materials) para atuarem no sistema. Baseado nessa prática, este trabalho incorpora lâminas de liga de memória de forma (LMF) superelástica (SE) em um sistema rotativo do modelo de Jeffcott, utilizando um conceito não fabricado de um trabalho de referência. O modelo de Jeffcott compõe-se de um sistema eixo-rotor com dois mancais, massa concentrada no centro do eixo e acionamento através de motor elétrico. Enquanto que as LMF’s SE são aplicadas em um dos mancais, com o objetivo de utilizar sua boa capacidade de amortecimento. Foram realizados: ensaio de tração para verificar os limites do material LMF, simulações das lâminas em tecnologia CAE, análise modal para verificar o fator de amortecimento das lâminas e testes experimentais na bancada do sistema rotativo. Verificou-se que o amortecimento e a rigidez do material estão compatíveis com trabalhos de referência, entretanto, os carregamentos no sistema rotativo proporcionaram tensões muito elevadas sobre as lâminas. Assim, fraturaram em trabalho antes de atingirem as condições que seriam necessárias para ativação do efeito superelástico, de modo que são necessários mais estudos para melhorar a resistência mecânica do material com a geometria aplicada deste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Desenvolvimento e testes de atenuação de vibrações em mancal de sistema rotativo aplicando atuadores do tipo lâminas de liga com memória de forma no regime superelástico. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-06
dc.description.abstract The rotor system is a body suspended by bearings, which allows its rotation around the axis itself. This system is found in a wide variety of industrial and domestic equipment, and is subject to problems such as imbalances. These problems result in mechanical vibrations, and if their amplitudes are high, there is a consequent reduction in the useful life of the machines. Among the forms of control and suppression of these cause-and-effect relationships, there is the use of smart materials to act in the system. Based on this practice, this work incorporates superelastic (SE) shape memory alloy (SMA) blades in a rotating system of the Jeffcott model, using a concept not manufactured in the reference work. The Jeffcott model consists of a shaft-rotor system with two bearings, mass concentrated in the center of the shaft and driven by an electric motor. While the LMF’s SE are applied to one of the bearings, in order to use their good damping capacity. The tests carried out were: traction tests to verify the limits of the LMF material, simulations of the blades in CAE technology, modal analysis to check the damping factor and incorporation of the blades on a rotating system. It was found that the damping and stiffness of the material are compatible with reference works, however the blade stresses were very high. Thus, they fractured at work before reaching the conditions that would be necessary to activate the superelastic effect, so that further studies are needed to improve the mechanical resistance of the material with the applied geometry of this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17347
dc.date.accessioned 2021-02-23T18:13:58Z
dc.date.available 2021-02-23
dc.date.available 2021-02-23T18:13:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Rotor system pt_BR
dc.subject Superelastic shape pt_BR
dc.subject Memory alloy pt_BR
dc.subject Vibration attenuation pt_BR
dc.subject Sistema eixo-rotor pt_BR
dc.subject Liga de memória pt_BR
dc.subject Forma superelástica pt_BR
dc.subject Atenuação de vibração pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Vinícius da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development and testing of vibration attenuation in a rotating bearing system using alloy blades with shape memory in the superelastic regime. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, V. da S. Desenvolvimento e testes de atenuação de vibrações em mancal de sistema rotativo aplicando atuadores do tipo lâminas de liga com memória de forma no regime superelástico. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17347 pt_BR


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