dc.creator.ID |
ALMEIDA, A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7566521839373641 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edjane Esmerina Dias da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. E. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARQUES, Jaciara Farias de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARQUES, J. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FONSECA, Paulo Henrique da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FONSECA, P. H. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os serviços exercem um papel relevante na economia mundial. É essencial reconhecer que
eles são parte integrante da sociedade, estão presentes no cerne da economia e são
fundamentais para que esta se mantenha sadia e saudável. Dessa forma, encontrase a
educação como um dos serviços ofertados à sociedade, a qual deverá ser prestada pelo estado
sob a regência de princípios tal como a garantia de padrões mínimos de qualidade. Este estudo
teve como objetivo geral investigar a qualidade dos serviços prestados aos discentes do curso
de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de
Cajazeiras. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. O
local para a realização da pesquisa foi Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade
Federal de Campina Grande UFCG, Campus de Cajazeiras. A população foi constituída
pelos discentes matriculados no Curso de licenciatura em Geografia. A amostra foi composta
por 120 (cento e vinte) alunos matriculados Curso de licenciatura em Geografia. A pesquisa
foi realizada nos meses de agosto e dezembro 2018, nos turnos diurno e noturno. Concluiuse
que os alunos do Curso de Licenciatura em Geografiada da Universidade Federal de Campina
Grande, Campus de Cajazeiras, de acordo com suas percepções, consideraram as cinco
dimensões como sendo importantes, sendo a dimensão de Confiabilidade como a mais
relevante, principalmente, no serviço Curso fornecido conforme prometido, quando não
houve opinião para os conceitos considerados instisfatórios, Qualidade baixa e muito baixa, e
quando o conceito Qualidade regular também se fez reduzido, destacouse também o serviço
matrícula e rematrícula quando a maioria dos discentes consideraram Qualidade muito alta
do serviço. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso
dos alunos às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos
quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço. A pesquisa mostrou que há
muitas divergências de opiniões na qualidade dos serviços prestados pelo Campus de
Cajazeiras, percebendose algumas discrepâncias, mas aos gestores não cabe apenas analisar
somente quais são os atributos e as respectivas dimensões da qualidade dos serviços prestados
pela instituição, mas também a possibilidade e o cuidado em avaliar quais as prioridades na
percepção dos alunos, para que possam transformar essas informações em estratégias, ações e
investimentos que a qualifiquem os mesmos. São aspectos de uma importância significativa
para os alunos e a Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, necessita de
ações pertinentes para melhorar estes serviços e reverter as percepções apontadas. Portanto,
vale ressaltar que o índice geral de satisfação pode ser utilizado pela Universidade Federal de
Campina Grande continuamente para uma análise da evolução de desempenho dos seus
serviços. Se adotado o método SERVQUAL pela instituição, então este monitoramento
temporal dos serviços permitirá à instituição perceber pontos fortes e fracos e o seu respectivo
aperfeiçoamento ao longo do tempo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
Services play an important role in the world economy. It is essential to recognize that services
are an integral part of society, are present at the heart of the economy and are fundamental to
maintaining healthy and healthy life. In this way, education is one of the services offered to
society, which must be provided by the state under the rule of principles such as the guarantee
of minimum quality standards. This study had as general objective to investigate the quality
of the services provided to the students of the Degree in Geography of the Federal University
of Campina Grande, Campus Cajazeiras. The research was descriptive and bibliographical,
with a quantitative approach. The place to conduct the research was a Degree in Geography of
the Federal University of Campina Grande UFCG, Cajazeiras Campus. The population was
constituted by the students enrolled in the Course of licenciatura in Geography. The sample
consisted of 120 students enrolled in a degree course in Geography. The research was carried
out in the months of August and December 2018, in the day and night shifts. It was concluded
that the students of the Degree in Geography of the Federal University of Campina Grande,
Cajazeiras campus, according to their perceptions, considered the five dimensions to be
important, being the Reliability dimension the most relevant, mainly in the service Quality of
service provided as promised, when there was no opinion for the concepts considered to be
unsatisfactory, low quality and very low, and when the concept Regular quality was also
reduced, it was also highlighted the service enrollment and reregistration when most of the
students considered Quality very high the service. The research showed that there are many
divergences of opinion on the quality of the services provided by the Campus de Cajazeiras,
with some discrepancies, but managers can not only analyze the attributes and respective
dimensions of the quality of the services provided by the institution, but also the possibility
and care in assessing the priorities in students' perceptions, so that they can transform this
information into strategies, actions and investments that qualify them. They are aspects of a
significant importance for the students and the Federal University of Campina Grande,
Cajazeiras campus, requires pertinent actions to improve these services and revert the
perceptions pointed out. Therefore, it is worth mentioning that the general index of
satisfaction can be used by the Federal University of Campina Grande continuously for an
analysis of the performance evolution of its services. If the SERVQUAL method is adopted
by the institution, then this temporal monitoring of the services will allow the institution to
perceive strengths and weaknesses and their respective improvement over time. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17419 |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-26T19:26:29Z |
|
dc.date.available |
2021-02-26 |
|
dc.date.available |
2021-02-26T19:26:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação dos alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo SERVQUAL |
pt_BR |
dc.subject |
Services |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Student satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Model SERVQUAL |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Andreza Pires de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The quality of services provided by the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Andreza Pires de. A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. 2019. 82 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019. |
pt_BR |