dc.creator.ID |
SANTOS, A. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3438588951527031 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARQUES, Jacyara Farias Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARQUES, J. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9027755945896248 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As discussões que envolvem o tema sustentabilidade têm ganhado cada vez mais evidência face
à preocupação com a escassez de recursos e a necessidade de se viabilizar ações que possam
conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Inseridas nesse contexto, as Instituições de
Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da
sustentabilidade. Este estudo parte da premissa de que as IES são organizações disseminadoras
do conhecimento que, por meio dos pilares ensino, pesquisa e extensão, devem assumir papel
precípuo na orientação para o desenvolvimento sustentável e aponta o planejamento estratégico
como forte aliado na sua operacionalização, por meio da priorização de ações que possibilitem
a definição, implementação, monitoramento e avaliação de ações que contribuam para a
sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades
acadêmicas, nos eixos ensino, pesquisa e extensão de uma Instituição de Ensino Superior, a
Universidade Federal do Ceará, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode
contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Para
tanto, procedeuse à verificação dos componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de
extensão, em busca de aspectos previstos na agenda dos ODS/ONU, procurando classificálos
e dimensionálos quanto às perspectivas ambiental, social e econômica para que, paralelamente
à análise de abordagem do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, fosse possível
apontar sugestões que possam contribuir para melhoria no processo de alinhamento entre
planejamento e sustentabilidade no âmbito das IES. Tratase de uma pesquisa exploratória e
descritiva, valendose de uma abordagem de natureza predominantemente qualitativa,
viabilizada por um estudo bibliográfico e documental e que utilizouse da técnica de análise de
conteúdo para análise dos dados. A pesquisa revela uma instituição de ensino ainda em
evolução, mas bem estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um PDI
consistente e com viés sustentável; componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de
extensão alicerçados em aspectos tecnológicos e inovadores e com tendência à flexibilização.
Diante disso, identificouse necessidade de se fomentar maiores iniciativas ligadas às temáticas
da dimensão ambiental e, destacouse como sugestão de melhoria a implementação de um
sistema de monitoramento e avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a
metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
Discussions involving sustainability have been increasingly evident in the face of concerns
about resource scarcity and the need to implement actions that can reconcile development and
sustainability. Inserted in this context, the universities need a methodology of action that
incorporates the dimensions of sustainability. This study is based on the premise that
universities are knowledge dissemination organizations that, through the teaching, research and
extension pillars, should take a leading role in guiding sustainable development and points out
strategic planning as a strong ally in its operationalization, through prioritization of actions that
enable the definition, implementation, monitoring and evaluation of actions that contribute to
sustainability. In this sense, this research had as general objective to analyze the academic
activities, in the teaching, research and extension axes of a university, Federal University of
Ceará, in order to verify how strategic planning can contribute to the achievement of the
Sustainable Development Goals. In order to do so, the curricular components, research projects
and extension actions were searched for aspects included in the agenda, seeking to classify and
size them as to the environmental, social and economic perspectives for which , in parallel with
the universities Institutional Development Plan (IDP) approach analysis, it would be possible
to point out suggestions that could contribute to an improvement in the alignment process
between planning and sustainability within universitiy. This is an exploratory and descriptive
research, using an approach of predominantly qualitative made possible by a bibliographic and
documentary study and using the technique of content analysis for data analysis. The research
reveals an educational institution still in evolution, but well structured and committed to the
dimensions of sustainability; a consistent and sustainable guidance IDP curricular components,
research projects and extension actions based on technological and innovative aspects and
tending to be flexible. It was also identified the need to promote greater initiatives focused on
environmental issues, and it was suggested as a suggestion of improvement the implementation
of a monitoring and evaluation system that uses sustainability indicators, pointing to the
methodology of the Sustainability Balanced Scorecard as reference. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17420 |
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dc.date.accessioned |
2021-02-26T20:13:51Z |
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dc.date.available |
2021-02-26 |
|
dc.date.available |
2021-02-26T20:13:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição de Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU |
pt_BR |
dc.subject |
ODS/ONU |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Angela Veras. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Planning and sustainability in Higher Education Institutions: a study in the light of the objectives of sustainable development (SDG / UN). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Angela Veras. Planejamento e sustentabilidade em instituições de ensino superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU). 2019. 105 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019. |
pt_BR |