dc.creator.ID |
ALMEIDA, D. B. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4191618321723028 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARQUES, Jacyara Farias Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARQUES, J. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAGÃO, Jônica Marques Coura. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAGÃO, J. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Maria dos Remédios de Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARBOSA, M. R. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O concurso público é o método de seleção adotado no Brasil para o provimento dos cargos e
empregos públicos. Deste modo, constitui-se como uma ferramenta inicial de
profissionalização do serviço público, visto que, quando bem executado, proporciona a
escolha dos melhores profissionais, dos quais espera-se que sejam bons servidores. É
essencial que, após o ingresso no cargo, o servidor atue no exercício de suas funções com a
mesma habilidade e competência que demonstrou ter quando da aprovação no concurso.
Neste contexto, a busca por qualificação e capacitação na área de atuação do servidor deve ser
constante na vida profissional, devendo ser fomentada pela instituição. O Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE é uma autarquia que tem a missão de
oferecer educação pública de qualidade. Neste cenário de construção, um melhor
recrutamento de profissionais viabiliza o ingresso e a permanência de profissionais
capacitados ao exercício da função pública. Assim, esta dissertação objetiva analisar a forma
com que o IFCE realiza a seleção de profissionais para a ocupação de seus cargos efetivos
(docentes e técnicos administrativos) e como os acompanha no processo de adaptação à
Instituição, bem como no seu desenvolvimento na carreira. A pesquisa se classifica como
qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Os recursos metodológicos utilizados consistem
de uma pesquisa empírica, a partir da realização de: análise da legislação que trata sobre a
matéria; análise dos editais dos concursos públicos, publicados pelo IFCE no período de 2009
a 2017; comparações entre o modelo de seleção adotado pelo IFCE e os adotados pelo IFRN,
IFPB, IFPE, IFMA, IFPI e IFS e; aplicação de questionários a servidores ocupantes de cargos
efetivos no IFCE. Os resultados das análises demonstram as principais semelhanças e
diferenças entre os concursos dos IFs da região Nordeste, quanto aos tipos de provas e áreas
de conhecimento exigidas. Os concursos para docentes concentram as maiores diferenças,
enquanto os concursos para seleção de técnicos administrativos possuem modelos mais
similares. As respostas dos questionários apontam para um bom nível de satisfação dos
servidores com as ações institucionais frente ao tema da profissionalização contínua,
demonstrando também um bom percentual de servidores capacitados no IFCE. A pesquisa
sugere uma reflexão sobre os modelos de seleção adotados pelos IFs, propondo algumas
mudanças e implementações no modelo utilizado pelo IFCE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Profissionalização do serviço público: análise do modelo de seleção de servidores do Instituto Federal do Ceará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-03-29 |
|
dc.description.abstract |
The public tender is the selection method adopted in Brazil for the filling of posts and public
jobs. In this way, it is an initial tool for professionalization of public servisse, since, when
well executed, provides the choice of the best professionals, of which are expected to be good
servers. It is essential that, upon entering the public office, the server acts in the exercise of its
functions with the same skill and competence that it showed when it was approved in the
competition. In this context, the search for training and qualification in the area of operation
of the server must be constant in the professional life and should be fostered by the institution.
The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará is an autarchy whose
mission is to provide quality public education. In this construction scenario,
a better recruitment of professionals enables the entrance and stay of qualified professionals to
the exercise of the public function. Thus, this paper aimed to analyze the way in which the
IFCE performs the selection of professionals for the occupation of their effective positions
(teachers and administrative staff) and accompanying them in the process of adaptation to the
Institution, as well as in their career development. The research is classified as qualitative,
exploratory-descriptive in nature. The methodological resources used consist of empirical
research, from the realization of: analysis of the relevant legislation; public documents
published by the IFCE in the period from 2009 to 2017; comparisons between the selection
model adopted by IFCE and those adopted by IFRN, IFPB, IFPE, IFMA, IFPI and IFS; of the
application of questionnaires to servers occupying effective positions in the IFCE. The results
of the analyzes show the main similarities and differences between the tenders of the IFs of
the Northeast region, the types of proof and areas of knowledge required. The competitions
for teachers concentrate the biggest differences, while the competitions for selection of
administrative technicians have more similar models. The answers of the questionnaires point
to a good level of satisfaction of the servants with the institutional actions on the subject of
the continuous professionalization, demonstrating also a good percentage of servers trained in
the IFCE. The research suggests a reflection on the selection models adopted by the IFs,
proposing some changes and implementations in the model used by the IFCE. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17426 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-01T13:09:54Z |
|
dc.date.available |
2021-03-01 |
|
dc.date.available |
2021-03-01T13:09:54Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Concurso público |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalização |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Public tender |
pt_BR |
dc.subject |
Professionalization |
pt_BR |
dc.subject |
Efficiency |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Débora Bruna Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professionalization of the public service: analysis of the server selection model of the Federal Institute of Ceará. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Débora Bruna Alves.Profissionalização do serviço público: análise do modelo de seleção de servidores do Instituto Federal do Ceará. 2019. 91 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019. |
pt_BR |