dc.creator.ID |
FREITAS, M. C. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8814428487402987 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEDERNEIRAS, M. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VIEIRA, Maria Marques Moreira. |
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dc.contributor.referee1ID |
VIEIRA, M. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CÂMARA, Renata Paes de Barros. |
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dc.contributor.referee2ID |
CÂMARA, R. P. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A função de coordenador de Recursos Humanos nas Instituições Federais de Ensino Superior
– IFES exige planejamento e atuação sincronizada às demandas e exigências legais e
funcionais. Para pensar tal assertiva se faz necessário pensar na qualificação profissional.
Inicialmente é meritório esclarecer a diferença entre qualificação profissional e a capacitação.
Segundo o Decreto 5.825/2006 a primeira é um processo de aprendizagem baseado em ações
de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo
em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na carreira e a segunda
é um processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de
aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de
competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais. Este
estudo teve como objetivo geral identificar como os servidores do CFP/ UFCG percebe a
qualificação, com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências para atuar em
suas funções na busca de uma maior eficiência no serviço prestado dentro do campus de
Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. A pesquisa foi do tipo
descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. O local para a realização da pesquisa
foram as Unidades AdministrativasCFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, Paraíba. A amostra
foi composta por 69 serviodres de cargos administrativos. Para coleta de dados utilizouse
questionário estruturado, aplicado junto ao TAE. Os dados foram agrupados, tabulados e
analisados através da estatística descritiva pela frequência numérica e percentual, com o
auxílio do programa Microsoft® Excel 2010. Os resultados foram apresentados em forma de
tabelas, figuras e quadros, e posteriormente discutidos à luz de literaturas pertinentes ao tema.
Diante da realidade que permeia o CFP/UFCG como instituição federal de ensino superior, é
primordial que sejam traçados planos de desenvolvimento de competências, habilidades,
criatividades e do senso de responsabilidade, sendo este último pautado na atuação e
consciência do indivíduo com relação ao dever enquanto servidor da instituição. A análise dos
dados constatou que a percepção dos servidores com relação aos cursos de capacitação
profissional foi avaliada de forma negativa pela maoria, visto que, priva os servidores no
desenvolvimento da aprendizagem e da competência, o que tenderiam em melhorias contínuas
nos processos de trabalho. No que preconiza a legislação vigente com relação as
possibilidades de de formação continuada, a garantia de recursos específicos para a
capacitação e treinamento dos servidores públicos federais somente ocorreu após a Lei
11.091/2005. O estudo identificou lacunas na capacitação profissional dos servidores do
Campus de Cajazeiras e, a partir dos resultados demonstrados, haja a atenção da instituição
sobre as soluções que podem ser tomadas e as propostas ideais para direcionar a utilização do
conhecimento por meio dos cursos de capacitação oferecidos, e que essa ação possa gerar
mudanças benéficas aos diversos setores da instituição. A adoção das propostas de
intervenção, poderá proporcionar aos TécnicosAdministrativos em Educação que ocupam
cargos no CFP/UFCG, melhores condições para aquisição e o aprimoramento de
competências que agreguem valor à instituição e ao valor social, no desenvolvimento dos seus
trabalhos com melhor preparo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Qualificação profissional na Administração Pública: uma análise da percepção dos técnicos administrativos com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The function of Coordinator of Human Resources in Federal Institutions of Higher Education
IFES requires planning and synchronized action to the demands and legal and functional
requirements. To think such an assertion is necessary to think about professional qualification.
Initially it is meritorious to clarify the difference between professional qualification and
training. According to Decree 5.825 / 2006, the first is a processbased learning process of
formal education, through which the server acquires knowledge and skills, in view of
institutional planning and the development of the server in the career and the second is a
process permanent and deliberate learning process, which uses improvement and qualification
actions, with the purpose of contributing to the development of institutional competences,
through the development of individual competences. This study had as general objective to
identify how the CFP / UFCG servers perceive the qualification, with the focus on the
development of knowledge and experiences to perform their functions in the search for a
greater efficiency in the service provided within the Cajazeiras campus of the Federal
University of Campina Grande UFCG. The research was descriptive and bibliographical,
with a quantitative approach. The site for the research was the Administrative UnitsCFP /
UFCG, Campus of Cajazeiras, Paraíba. The sample consisted of 69 servers of administrative
positions. For data collection, a structured questionnaire was used, applied to the APR. The
data were grouped, tabulated and analyzed through descriptive statistics by numerical and
percentage frequency, with the aid of the Microsoft® Excel 2010 program. The results were
presented in the form of tables, figures and tables, and later discussed in the light of relevant
literature. In view of the reality that permeates the CFP / UFCG as a federal institution of
higher education, it is essential that plans for the development of competences, skills,
creativity and a sense of responsibility are drawn, the latter being based on the individual's
performance and awareness of duty as the institution's server. The analysis of the data found
that the perception of the servers in relation to the professional training courses was evaluated
negatively by the majority, since it deprives the servers in the development of learning and
competence, which would tend to continuous improvements in work processes. Regarding the
current legislation regarding the possibilities of continuing training, the guarantee of specific
resources for the training and training of federal public servants occurred only after Law
11,091/2005. The study identified gaps in the professional qualification of the employees of
the Campus of Cajazeiras and, based on the results demonstrated, the attention of the
institution on the solutions that can be taken and the ideal proposals to direct the use of
knowledge through the training courses offered, and that this action can generate beneficial
changes to the various sectors of the institution. The adoption of proposals for intervention
may provide the AdministrativeTechnicians in Education who occupy positions in the CFP/
UFCG, better conditions for acquisition and improvement of skills that add value to the
institution and social value, in the development of their work with better preparation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17441 |
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dc.date.accessioned |
2021-03-01T17:55:45Z |
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dc.date.available |
2021-03-01 |
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dc.date.available |
2021-03-01T17:55:45Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação |
pt_BR |
dc.subject |
Servidores Públicos |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de Carreira |
pt_BR |
dc.subject |
Training |
pt_BR |
dc.subject |
Public Servers |
pt_BR |
dc.subject |
Career path |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Maria do Carmo Rodrigues. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professional qualification in Public Administration: an analysis of the perception of administrative technicians with a focus on the development of knowledge and experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PERDENEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Qualificação profissional na Administração Pública: uma análise da percepção dos técnicos administrativos com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências.2018. 128 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |