dc.creator.ID |
SILVA, T. F. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1451673264440003 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAGÃO, Jônica Marques Coura. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAGÃO, J. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8057600334095099 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, José Ribamar Marques de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARVALHO, J. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, N. M. R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A existência de conflitos interpessoais é um fenômeno histórico e inerente às relações
humanas. Antes visto como fenômeno disfuncional e que deveria ser evitado, atualmente é
considerado como uma experiência produtiva aos indivíduos e aos espaços que estes ocupam.
Diversas pesquisas são realizadas para a investigação do conflito nas organizações, no
entanto, poucas foram feitas no âmbito das Instituições Federais de Educação Superior
(IFES), influenciando a qualidade da gestão dos conflitos nestes espaços. Diante disso, esta
pesquisa tem como objetivo analisar se os mecanismos de resolução de conflitos interpessoais
entre professor e aluno utilizados no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mostramse adequados a partir da
percepção destes atores. A metodologia deste trabalho compreende uma pesquisa
exploratória, que utiliza como procedimento de coleta dos dados a aplicação de um
questionário estruturado com uma amostra de 29 professores e 476 alunos da instituição. A
questão problema e os dados obtidos são analisados em uma abordagem qualiquantitativa. Os
resultados apontam que professores e alunos do CCJS/UFCG, embora percebam que os meios
de gestão de conflitos interpessoais mais utilizados são o diálogo informal e o Processo
Administrativo Disciplinar (PAD), reconhecem que os mais adequados são os meios
alternativos (mediação) para a resolução de conflitos interpessoais no ensino superior. A partir
dos resultados, foi proposto um plano de intervenção que contempla ações de promoção de
boas práticas nas relações interpessoais e a implantação de um Núcleo de Mediação de
Conflitos Interpessoais. O estudo possibilita pensar a relação professor e aluno no ensino
superior e o (re)conhecimento das estratégias de gestão de conflitos interpessoais adotadas na
instituição. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no Ensino Superior Federal. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The existence of interpersonal conflicts is a historical phenomenon and inherent in human
relations. Previously seen as a dysfunctional phenomenon and which should be avoided, it is
currently considered as a productive experience for the individuals and spaces they occupy.
Several researches are carried out to investigate the conflict in organizations, however, few
have been within the Federal Institutions of Higher Education (IFES), influencing the quality
of conflict management in these spaces. Therefore, this research aims to analyze if the
mechanisms of resolution of interpersonal conflicts between teacher and student used in the
Center for Juridical and Social Sciences (CCJS) of the Federal University of Campina Grande
(UFCG) are adequate from the perception of these actors. The methodology of this work
comprises an exploratory research, which uses as a data collection procedure the application
of a structured questionnaire with a sample of 29 teachers and 476 students of the institution.
The problem question and the data obtained are analyzed in a qualitativequantitative
approach. The results point out that teachers and students of the CCJS/UFCG, although they
perceive that the most used means of management of interpersonal conflicts are the informal
dialogue and the Disciplinary Administrative Process (ADP), recognize that the most
adequate are the alternative means (mediation) for the resolution of interpersonal conflicts in
higher education. From the results, an intervention plan was proposed that contemplates
actions of promotion of good practices in the interpersonal relations and the implantation of a
Nucleus of Mediation of Interpersonal Conflicts. The study makes it possible to think about
the relation between teacher and student in higher education and the (re)knowledge of the
strategies of management of interpersonal conflicts adopted in the institution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17448 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-01T18:59:00Z |
|
dc.date.available |
2021-03-01 |
|
dc.date.available |
2021-03-01T18:59:00Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior Federal |
pt_BR |
dc.subject |
Public Administration |
pt_BR |
dc.subject |
Conflict management |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Higher Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thales Fabricio da Costa e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Management of interpersonal conflicts between teacher and student in Federal Higher Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thales Fabricio da Costa e. Gestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no ensino superior federal. 2018. 111 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |