DSpace/Manakin Repository

Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, I. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9721136315003272 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva
dc.description.resumo O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-03
dc.description.abstract Soil is one of the most important natural resources offered by nature, responsible for the survival and maintenance of life on planet Earth. For this reason, it is very important to care for the preservation and its responsible use in a sustainable way of this precious resource on the part of human beings. In this perspective, we developed the research entitled “Soil education as an educational practice contextualized in Cariri Paraibano: The case of the José Bonifácio Barbosa de Andrade School”, whose general objective was to conduct a mediation in the classroom showing the importance of education in soils within the scope of education contextualized at the José Bonifácio Barbosa de Andrade School and present the various possibilities of working the theme in a contextualized way through activities already carried out in the school scope. It was carried out through the assumption of qualitative research in the scope of action research and the application of questionnaires to teachers who work at the school. We found that the research was quite satisfactory, the same, aroused in the students a great interest in participating and learning a little more about the soil, the importance of using it in a conscious and sustainable way. As well, we identified that teachers work the soil theme in their classroom practices in a contextualized way, even working with different disciplines, showing that the theme is in fact treated differently with due importance in the context of the Brazilian Semiarid. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
dc.date.accessioned 2021-03-01T19:09:13Z
dc.date.available 2021-03-01
dc.date.available 2021-03-01T19:09:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Semiárido - solos pt_BR
dc.subject Preservação do solo pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Semi-arid - soils pt_BR
dc.subject Soil preservation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Irenildo Francisco da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta