dc.creator.ID |
CHAVES, R. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARENAS, Marlene Valerio dos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARENAS, M. V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAGÃO, Jônica Marques Coura. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAGÃO J. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
FARIAS, A. S. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trato adequado dos temas ambientais surge como premissa para as organizações
que desejam consolidar sua efetividade, cumprir sua missão institucional e promover
o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. A pesquisa analisa a gestão
socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG nos moldes da Agenda
Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, realiza o diagnóstico da
Instituição conforme o manual da A3P específico para Universidades Públicas e afere
a percepção dos servidores técnico-administrativos, professores e alunos concluintes
acerca do tema. A análise dos dados ocorre tanto qualitativa quanto quantitativamente
e utiliza como instrumentos de coleta de dados um formulário e questionários
adaptados às três categorias de respondentes. Foram consultados gestores e
professores da universidade, em um primeiro momento, e 204 respondentes, sendo
100 alunos concluintes, 60 docentes, além de 44 técnico-administrativos, em uma
segunda fase. Os resultados revelam que a gestão socioambiental do CES se
encontra em estágio inicial, havendo ações isoladas, não institucionalizadas,
passíveis de serem melhoradas ou repensadas, como também lacunas em todos os
eixos temáticos avaliados. Inspira mais atenção a questão da sensibilização e
capacitação dos servidores e alunos, além de aspectos ligados à gestão dos resíduos
gerados, sobretudo os perigosos. Por outro lado, as avaliações com maior grau de
concordância por parte dos respondentes concentram-se no quinto eixo (construções
públicas sustentáveis). Em síntese, a pesquisa prepara a Instituição para o passo
seguinte estabelecido pelo Manual da A3P, qual seja, elaborar o Plano de Gestão
Socioambiental do CES. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The proper handling of environmental issues arises as a premise for organizations that
wish to consolidate their effectiveness, fulfill its institutional mission and promote
sustainable development and sustainability. The research analyzes the
socioenvironmental management at the Education and Health Center of UFCG along
the lines of Environmental Agenda in Public Administration (A3P). For that, it performs
the diagnosis of the Institution according to the A3P manual specific to Public
Universities and assesses the perception of technical-administrative servers, teachers
and graduating students on the subject. Data analysis occurs both qualitatively and
quantitatively and uses as data collection instruments a form and questionnaires
adapted to the three categories of respondents. At first, university managers and
teachers were consulted, and 204 respondents, being 100 of them graduating
students, 60 teachers, and 44 technical-administrative servers, in a second phase. The
results reveal that the CES socioenvironmental management is at an early stage, with
isolated actions, not institutionalized, that could be improved or rethought, as well as
gaps in all thematic axes evaluated. More attention is drawn to the issue of raising
awareness and empowering staff and students, in addition to aspects related to the
management of waste generated, especially hazardous waste. On the other hand,
assessments with the highest degree of agreement by respondents focus on the fifth
axis (sustainable public buildings). In summary, the research prepares the Institution
for the next step established by the A3P Manual, which is to elaborate the CES
Socioenvironmental Management Plan. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17458 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-01T20:00:53Z |
|
dc.date.available |
2021-03-01 |
|
dc.date.available |
2021-03-01T20:00:53Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Socioambiental |
pt_BR |
dc.subject |
A3P |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Socioenvironmental Management |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable Development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CHAVES, Raiff Ascendino Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Socio-environmental management at the UFCG Education and Health Center: an analysis in the light of the environmental agenda in public administration (A3P). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CHAVES, Raiff Ascendino Medeiros.Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P). 2019. 196 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019. |
pt_BR |