DSpace/Manakin Repository

Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CHAVES, R. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARENAS, Marlene Valerio dos Santos.
dc.contributor.referee1ID ARENAS, M. V. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAGÃO, Jônica Marques Coura.
dc.contributor.referee2ID ARAGÃO J. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee3 FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
dc.contributor.referee3ID FARIAS, A. S. D. pt_BR
dc.description.resumo O trato adequado dos temas ambientais surge como premissa para as organizações que desejam consolidar sua efetividade, cumprir sua missão institucional e promover o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. A pesquisa analisa a gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, realiza o diagnóstico da Instituição conforme o manual da A3P específico para Universidades Públicas e afere a percepção dos servidores técnico-administrativos, professores e alunos concluintes acerca do tema. A análise dos dados ocorre tanto qualitativa quanto quantitativamente e utiliza como instrumentos de coleta de dados um formulário e questionários adaptados às três categorias de respondentes. Foram consultados gestores e professores da universidade, em um primeiro momento, e 204 respondentes, sendo 100 alunos concluintes, 60 docentes, além de 44 técnico-administrativos, em uma segunda fase. Os resultados revelam que a gestão socioambiental do CES se encontra em estágio inicial, havendo ações isoladas, não institucionalizadas, passíveis de serem melhoradas ou repensadas, como também lacunas em todos os eixos temáticos avaliados. Inspira mais atenção a questão da sensibilização e capacitação dos servidores e alunos, além de aspectos ligados à gestão dos resíduos gerados, sobretudo os perigosos. Por outro lado, as avaliações com maior grau de concordância por parte dos respondentes concentram-se no quinto eixo (construções públicas sustentáveis). Em síntese, a pesquisa prepara a Instituição para o passo seguinte estabelecido pelo Manual da A3P, qual seja, elaborar o Plano de Gestão Socioambiental do CES. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt_BR
dc.title Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P). pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The proper handling of environmental issues arises as a premise for organizations that wish to consolidate their effectiveness, fulfill its institutional mission and promote sustainable development and sustainability. The research analyzes the socioenvironmental management at the Education and Health Center of UFCG along the lines of Environmental Agenda in Public Administration (A3P). For that, it performs the diagnosis of the Institution according to the A3P manual specific to Public Universities and assesses the perception of technical-administrative servers, teachers and graduating students on the subject. Data analysis occurs both qualitatively and quantitatively and uses as data collection instruments a form and questionnaires adapted to the three categories of respondents. At first, university managers and teachers were consulted, and 204 respondents, being 100 of them graduating students, 60 teachers, and 44 technical-administrative servers, in a second phase. The results reveal that the CES socioenvironmental management is at an early stage, with isolated actions, not institutionalized, that could be improved or rethought, as well as gaps in all thematic axes evaluated. More attention is drawn to the issue of raising awareness and empowering staff and students, in addition to aspects related to the management of waste generated, especially hazardous waste. On the other hand, assessments with the highest degree of agreement by respondents focus on the fifth axis (sustainable public buildings). In summary, the research prepares the Institution for the next step established by the A3P Manual, which is to elaborate the CES Socioenvironmental Management Plan. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17458
dc.date.accessioned 2021-03-01T20:00:53Z
dc.date.available 2021-03-01
dc.date.available 2021-03-01T20:00:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão Socioambiental pt_BR
dc.subject A3P pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Sustentável pt_BR
dc.subject Socioenvironmental Management pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Sustainable Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHAVES, Raiff Ascendino Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socio-environmental management at the UFCG Education and Health Center: an analysis in the light of the environmental agenda in public administration (A3P). pt_BR
dc.identifier.citation CHAVES, Raiff Ascendino Medeiros.Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P). 2019. 196 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta