DSpace/Manakin Repository

Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, K. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, C. M. O. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1735872941805831 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga.
dc.contributor.referee1ID WANDERLEY, H. G. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract This study aimed to discuss Youth and Adult Education (EJA) in the Agricultural Penal Colony in the municipality of Sousa / PB. For this purpose, we conducted discussions and analyzes about the historical process of the Prison System from antiquity to the modern era, punishments, we also debate about the Brazilian prison system and present the locus of our research, as well as the data collected in the exploratory research carried out with the inmates and teachers. who teach EJA at that institution. It was an exploratory field and bibliographic research where we used authors, websites and laws that address the subject. The research subjects corresponded to six inmates who are in a regime in the said Agricultural Penal Colony and three professors who work at the institution. However, EJA has thirty-six students enrolled and six teachers / as, however, only six inmates agreed to participate in the research and three teachers. The data collection was based on a research script with open questions. Data analysis was carried out using the content analysis technique, following all its parameters. The data revealed that prisoners consider EJA as an opportunity to contribute to the remission of the sentence, in addition to enabling them to continue their training, opening their minds to understand and perceive aspects of reality and life previously unknown. The teachers consider that EJA is also an opportunity for the growth of prisoners, but pointed out that there are issues that should be better analyzed, such as the lower number of hours devoted to regular education, expansion of the use of materials that can contribute to the improvement of teaching and learning, as well as a better investment in the infrastructure conditions of the teaching environment. That said, EJA is of paramount importance for the human and pedagogical growth of the students of the Penal Colony, however it needs a greater apparatus and commitment from the federated entities, so that it can really be configured as a strategy of resocialization of the graduates. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
dc.date.accessioned 2021-03-02T01:23:19Z
dc.date.available 2021-03-01
dc.date.available 2021-03-02T01:23:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Sistema prisional pt_BR
dc.subject Colônia Penal Agrícola pt_BR
dc.subject Apenados e docentes pt_BR
dc.subject Ressocialização pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Prison system
dc.subject Agricultural Penal Colony
dc.subject Inmates and teachers
dc.subject Resocialization
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta