DSpace/Manakin Repository

Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1120909440085953 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.rodrigues
dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo geral elaborar uma proposta de Educação Ambiental com atividades contextualizadas para as escolas do Semiárido brasileiro, tendo por base a concepção de Educação Ambiental dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Cônego João Marques Pereira – Serra Branca – PB. Nesta pesquisa utilizou-se pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica e na segunda fase a pesquisa de campo on-line devido a Pandemia do Corona vírus (COVID 19). Diante dos dados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que apesar de todos os professores afirmarem que abordam as questões ambientais nas disciplinas que lecionam, verificamos que os conteúdos ambientais são poucos discutidos por todos os professores em sala de aula, se restringindo basicamente a algumas disciplinas como Ciências e Geografia, um ensino fragmentado, pontual e descontextualizado. Assim, mediante as constatações realizadas, foi possível a elaboração de uma proposta de Educação Ambiental com algumas sugestões de atividades contextualizadas, contribuindo para diminuir a escassez de atividades pedagógicas ligadas a esta temática, e por conseguinte que podem ser adaptadas pelos professores para o desenvolvimento da Educação Ambiental no contexto das escolas do Semiárido brasileiro. Os resultados da pesquisa evidenciam também que os educadores da escola, precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e sobre o Semiárido brasileiro, portanto faz-se necessário que seja desenvolvido um trabalho de formação com os professores da escola, pois se os educadores não estiverem sensibilizados para as questões ambientais seus alunos também não estarão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-02
dc.description.abstract This work has like general objective, elaborating an Environmental Education proposal with contextualized activities for schools in the Brazilian Semiarid, based on the concept of Environmental Education of the teachers of the Municipal School of Elementary and Secondary Education Canon João Marques Pereira - Serra Branca - PB. This research used assumptions of qualitative descriptive research. Thus, in the first phase of the research, bibliographic research was carried out and in the second phase, online field research due to the Coronavirus Pandemic (COVID 19). In view of the data obtained in this research, it was found that although all teachers claim that they address environmental issues in the disciplines they teach, we find that the environmental contents are few discussed by all teachers in the classroom, being basically restricted to some subjects as Sciences and Geography, a fragmented, punctual and decontextualized teaching. Thus, through the findings made, it was possible to elaborate an Environmental Education proposal with some suggestions for contextualized activities, contributing to reduce the scarcity of pedagogical activities related to this theme, and therefore that can be adapted by teachers for the development of Environmental Education in the context of schools in the Brazilian Semiarid. The results of the research also show that school educators need to deepen their knowledge of Environmental Education and the Brazilian Semiarid Region, so it is necessary to develop training work with school teachers, because if educators are not sensitized to environmental issues, their students will also not be. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470
dc.date.accessioned 2021-03-02T17:40:29Z
dc.date.available 2021-03-02
dc.date.available 2021-03-02T17:40:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental contextualizada pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Escolas do Semiárido Brasileiro pt_BR
dc.subject Educação no Semiárido pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro pt_BR
dc.subject Contextualized environmental education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Schools in the Brazilian Semiarid Region pt_BR
dc.subject Education in the Semiarid Region pt_BR
dc.subject Pedagogical proposal pt_BR
dc.subject Brazilian semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Proposed contextualized environmental education for schools in the Brazilian Semiarid Region: possibilities and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Aparecida Salustiano. Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios. 2020. 127f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta