DSpace/Manakin Repository

Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) na Universidade Federal de Campina Grande-PB: concepções e práticas no ensino, pesquisa e extensão.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4385982771873532 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Antônio Costa dos.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Patrício Marques de.
dc.contributor.referee3 RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.
dc.contributor.referee4 BARACUHY, José Geraldo de Vasconcelos.
dc.description.resumo Este estudo teve por objetivo analisar a efetivação da Política Nacional de Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande-PB, campi Campina Grande, visando promover o debate da Educação Ambiental nos processos do ensino formal como determina a Política Nacional de Educação Ambiental. A pesquisa pretendeu despertar na comunidade acadêmica a importância e a necessidade da institucionalização da Educação Ambiental na Universidade, cabendo à mesma, desenvolver ações, projetos, metodologias e práticas em todos seus setores e unidades acadêmicas. Neste contexto, e com base no tripé Ensino, Pesquisa e a Extensão, o estudo em um primeiro momento analisou os fluxogramas dos 105 cursos de graduação da instituição. Posteriormente, foram aplicados questionários com discentes, técnicos administrativos e docentes dos cursos de Graduação de Licenciaturas em História, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Geografia, de Engenharia Agrícola e Enfermagem, que também subsidiaram a identificação do nível de percepção ambiental dos entrevistados. No tocante as atividades de Pesquisa e Extensão foram analisados os projetos desenvolvidos na instituição no período entre 2004 a 2015, bem como o quantitativo das dissertações e teses que abordaram a temática ambiental em seus estudos. Sabe-se que, deste ambiente educacional, sairão profissionais de diversas formações e competências, e, portanto, faz-se necessário a solidificação de conhecimentos e aplicabilidades dos princípios de Educação Ambiental em sua prática profissional cotidiana. Foi identificado que a Lei 9.795, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental não está presente nas atividades voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão. Por fim, mesmo com o nível de percepção ambiental dos entrevistados atingindo um índice de 93,69%, sendo este considerado altíssimo, a Instituição carece de uma maior inserção da temática ambiental nas práticas de sua conjuntura. Importante enfatizar que, este estudo permitiu uma visualização panorâmica da realidade da Universidade e ao mesmo tempo, demonstrou a necessidade de um olhar institucional mais acentuado na temática ambiental, possibilitando também, o embasamento e direcionamento de estudos futuros que tenham como base o que é preconizado na PNEA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Política Educacional pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) na Universidade Federal de Campina Grande-PB: concepções e práticas no ensino, pesquisa e extensão. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-20
dc.description.abstract This study aimed to analyze the effectiveness of the National Environmental Education Policy at the Universidade Federal de Campina Grande in Campina Grande campus, aiming to promote the debate of Environmental Education in the processes of formal education as determined by the National Environmental Education Policy. The research aimed to awaken in the academic community the importance and necessity of the institutionalization of Environmental Education in the University, being the same, to develop actions, projects, methodologies and practices in all its sectors and academic units. In this context, and based on the Tripod Teaching, Research and Extension, the study at first analyzed the flowcharts of the 105 undergraduate courses of the institution. Subsequently, questionnaires were applied with students, administrative technicians and teachers of undergraduate courses in History, Literature, Pedagogy, Social Sciences, Philosophy and Geography, Agricultural Engineering and Nursing, which also subsidized the identification of the level of environmental perception of the interviewees. Regarding the activities of Research and Extension, the projects developed in the institution between 2004 and 2015 were analyzed, as well as the quantitative of dissertations and theses that addressed the environmental theme in their studies. It is known that, from this educational environment, professionals from different backgrounds and skills will emerge, and therefore, it is necessary to solidify the knowledge and applicability of the principles of Environmental Education in their daily professional practice. It was identified that Law 9,795, which establishes the National Policy for Environmental Education, is not present in activities related to Teaching, Research and Extension. Finally, even with the level of environmental perception of the interviewees reaching an index of 93.69%, which is considered to be very high, the Institution needs a greater insertion of the environmental theme in the practices of its conjuncture. It is important to emphasize that this study allowed a panoramic view of the reality of the University and, at the same time, demonstrated the need for a more intense institutional look at the environmental theme, also allowing the foundation and direction of future studies based on what is advocated in the PNEA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1747
dc.date.accessioned 2018-09-18T18:49:51Z
dc.date.available 2018-09-18
dc.date.available 2018-09-18T18:49:51Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Ensino Universitário pt_BR
dc.subject Pesquisa Universitária pt_BR
dc.subject Extensão Universitária pt_BR
dc.subject PNEA pt_BR
dc.subject Formação Profissional pt_BR
dc.subject Políticas Ambientais pt_BR
dc.subject Políticas Educacionais pt_BR
dc.subject University Education pt_BR
dc.subject University Research pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Professional Qualification pt_BR
dc.subject Environmental Policies pt_BR
dc.subject Educational Policies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National Policy Of Environmental Education (PNEA) in the Universidade Federal de Campina Grande-PB: actions and practices in teaching, research and extension. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation Capes pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, C. M. A. Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) na Universidade Federal de Campina Grande-PB: concepções e práticas no ensino, pesquisa e extensão. 2018. 177f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1747 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta