DSpace/Manakin Repository

A formação dos professores e o desafio da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do município de Sossego - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, A. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9430284002756541 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, I. L. V. L pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, IGOR L. V. L pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6976858979875527 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
dc.description.resumo A educação inclusiva tem sido uma das grandes preocupações da sociedade atual. Ao longo dos anos foram traçadas muitas batalhas para que a inclusão ocorresse de fato e de direito. O presente trabalho é uma pesquisa a respeito da formação de professores e o desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do município de Sossego – PB. O objetivo principal foi verificar se a formação oferecida aos professores da escola estudada ofereceu suporte para incluir alunos com necessidades especiais em classes regulares de ensino, bem como, observar a percepção dos professores sobre o que é educação inclusiva e as dificuldades para inclusão. A coleta de dados para a referida pesquisa foi através de um questionário semiestruturado, com a finalidade de identificar as inconsistências ou lacunas de conhecimento frente à temática. Diante das respostas obtidas e analisadas, pode-se concluir que, a inclusão é um desafio muito grande, não só para professores, mas para toda a comunidade escolar. Também foi possível constatar que as políticas públicas educacionais garantem a matrícula e o acesso dos alunos que necessitam de atenção e cuidados especiais, mas não garantem a permanência com qualidade, pois a lei foi mudada para uma política inclusiva, mas a estrutura excludente ainda permanece no interior da escola. Considerando as problemáticas que dificultam a inclusão foram citada com destaques pelos professores, a falta de capacitação para os docentes e a ausência de recursos e espaço físico adequado. Esta foi uma pesquisa descritiva e de caráter qualiquantitativo e contribuiu de forma reflexiva para mostrar a importância da inclusão na sala de aula de ensino regular como também, as dificuldades que os professores enfrentam diante da inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Políticas públicas pt_BR
dc.title A formação dos professores e o desafio da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do município de Sossego - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-19
dc.description.abstract The Inclusive education has been a big concern of current society. Over the years were traced many battles for that the inclusion occurred in fact and law. This present work is a research about the teacher training and the challenge of inclusion of students with special needs in regular classes in a public school in the municipality of Sossego - PB. The main goal was to verify if the training offered to school's teachers studied offered support to include students with special needs in regular classes teaching, as well, observe perception of the teachers' about what is inclusive education and the difficulties for inclusion. The data collection for the research was through a semi-structured questionnaire, in order to identify inconsistencies or knowledge gaps to the front theme. Faced with the responses obtained and analyzed, it can be concluded that inclusion is a very big challenge, not only for teachers, but for the whole school community. It was also possible established that the public educational policies ensure registration and access for students who need attention and special care , but do not guarantee the permanence with quality, since the law was changed to an inclusive policy, but the exclusionary structure still remains in inside the school. Considering the problems that hinders the inclusion were cited as highlights by teachers, the lack of training for teachers and the lack of resources and appropriate physical space. This was a descriptive and quantitative and qualitative character research and contributed reflexively to show the importance of inclusion in the regular education classroom as well as the difficulties that teachers face against inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17497
dc.date.accessioned 2021-03-04T12:24:12Z
dc.date.available 2021-03-04
dc.date.available 2021-03-04T12:24:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Capacitação pt_BR
dc.subject Recursos pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Resources pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Capacitación pt_BR
dc.subject Formación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Audiene Rodrigues da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training and the challenge of inclusion of students with special needs in classes regulars at a public school in the municipality of Sossego - PB. pt_BR
dc.title.alternative La formación de profesores y el desafío de incluir alumnos con necesidades especiales en clases regulares en una escuela pública en la ciudad de Sossego - PB.
dc.identifier.citation MEDEIROS, Audiene Rodrigues da Costa. A formação dos professores e o desafio da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do municipio de Sossego - PB. 2016. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusiva ha sido una de las grandes preocupaciones de la sociedad actual. A lo largo de los años, se han librado muchas batallas para que la inclusión se produzca de hecho y de derecho. El presente trabajo es una investigación sobre la formación docente y el desafío de incluir alumnos con necesidades especiales en las clases regulares en una escuela pública en el municipio de Sossego - PB. El objetivo principal fue verificar si la formación ofrecida a los docentes de la escuela estudiada ofrecía apoyo para la inclusión de alumnos con necesidades especiales en las clases regulares de enseñanza, así como observar la percepción de los docentes sobre lo que es la educación inclusiva y las dificultades para la inclusión. La recolección de datos para esta investigación fue a través de un cuestionario semiestructurado, con el propósito de identificar inconsistencias o lagunas en el conocimiento sobre el tema. A la vista de las respuestas obtenidas y analizadas, se puede concluir que la inclusión es un desafío muy grande, no solo para los docentes, sino para toda la comunidad escolar. También se pudo comprobar que las políticas públicas educativas garantizan la matrícula y el acceso de los estudiantes que necesitan atención y cuidados especiales, pero no garantizan su permanencia con calidad, ya que se cambió la ley a una política inclusiva, pero la estructura excluyente aún se mantiene. el interior de la escuela. Considerando los problemas que dificultan la inclusión, los docentes destacaron la falta de formación de los docentes y la falta de recursos y espacio físico adecuado. Esta fue una investigación descriptiva y cualitativa-cuantitativa y contribuyó de manera reflexiva a mostrar la importancia de la inclusión en el aula regular así como las dificultades que enfrentan los docentes frente a la inclusión.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta