dc.creator.ID |
COSTA, A. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9430284002756541 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, I. L. V. L |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, IGOR L. V. L |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6976858979875527 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. |
|
dc.description.resumo |
A educação inclusiva tem sido uma das grandes preocupações da sociedade atual. Ao longo
dos anos foram traçadas muitas batalhas para que a inclusão ocorresse de fato e de direito. O
presente trabalho é uma pesquisa a respeito da formação de professores e o desafio da
inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede
pública do município de Sossego – PB. O objetivo principal foi verificar se a formação
oferecida aos professores da escola estudada ofereceu suporte para incluir alunos com
necessidades especiais em classes regulares de ensino, bem como, observar a percepção dos
professores sobre o que é educação inclusiva e as dificuldades para inclusão. A coleta de
dados para a referida pesquisa foi através de um questionário semiestruturado, com a
finalidade de identificar as inconsistências ou lacunas de conhecimento frente à temática.
Diante das respostas obtidas e analisadas, pode-se concluir que, a inclusão é um desafio muito
grande, não só para professores, mas para toda a comunidade escolar. Também foi possível
constatar que as políticas públicas educacionais garantem a matrícula e o acesso dos alunos
que necessitam de atenção e cuidados especiais, mas não garantem a permanência com
qualidade, pois a lei foi mudada para uma política inclusiva, mas a estrutura excludente ainda
permanece no interior da escola. Considerando as problemáticas que dificultam a inclusão
foram citada com destaques pelos professores, a falta de capacitação para os docentes e a
ausência de recursos e espaço físico adequado. Esta foi uma pesquisa descritiva e de caráter
qualiquantitativo e contribuiu de forma reflexiva para mostrar a importância da inclusão na
sala de aula de ensino regular como também, as dificuldades que os professores enfrentam
diante da inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.title |
A formação dos professores e o desafio da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do município de Sossego - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-19 |
|
dc.description.abstract |
The Inclusive education has been a big concern of current society. Over the years were traced
many battles for that the inclusion occurred in fact and law. This present work is a research
about the teacher training and the challenge of inclusion of students with special needs in
regular classes in a public school in the municipality of Sossego - PB. The main goal was to
verify if the training offered to school's teachers studied offered support to include students
with special needs in regular classes teaching, as well, observe perception of the teachers'
about what is inclusive education and the difficulties for inclusion. The data collection for the
research was through a semi-structured questionnaire, in order to identify inconsistencies or
knowledge gaps to the front theme. Faced with the responses obtained and analyzed, it can be
concluded that inclusion is a very big challenge, not only for teachers, but for the whole
school community. It was also possible established that the public educational policies ensure
registration and access for students who need attention and special care , but do not guarantee
the permanence with quality, since the law was changed to an inclusive policy, but the
exclusionary structure still remains in inside the school. Considering the problems that
hinders the inclusion were cited as highlights by teachers, the lack of training for teachers and
the lack of resources and appropriate physical space. This was a descriptive and quantitative
and qualitative character research and contributed reflexively to show the importance of
inclusion in the regular education classroom as well as the difficulties that teachers face
against inclusion. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17497 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-04T12:24:12Z |
|
dc.date.available |
2021-03-04 |
|
dc.date.available |
2021-03-04T12:24:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Training |
pt_BR |
dc.subject |
Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitación |
pt_BR |
dc.subject |
Formación |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Audiene Rodrigues da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training and the challenge of inclusion of students with special needs in classes regulars at a public school in the municipality of Sossego - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La formación de profesores y el desafío de incluir alumnos con necesidades especiales en clases regulares en una escuela pública en la ciudad de Sossego - PB. |
|
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Audiene Rodrigues da Costa. A formação dos professores e o desafio da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares em uma escola da rede pública do municipio de Sossego - PB. 2016. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación inclusiva ha sido una de las grandes preocupaciones de la sociedad actual. A lo largo de los años, se han librado muchas batallas para que la inclusión se produzca de hecho y de derecho. El presente trabajo es una investigación sobre la formación docente y el desafío de incluir alumnos con necesidades especiales en las clases regulares en una escuela pública en el municipio de Sossego - PB. El objetivo principal fue verificar si la formación ofrecida a los docentes de la escuela estudiada ofrecía apoyo para la inclusión de alumnos con necesidades especiales en las clases regulares de enseñanza, así como observar la percepción de los docentes sobre lo que es la educación inclusiva y las dificultades para la inclusión. La recolección de datos para esta investigación fue a través de un cuestionario semiestructurado, con el propósito de identificar inconsistencias o lagunas en el conocimiento sobre el tema. A la vista de las respuestas obtenidas y analizadas, se puede concluir que la inclusión es un desafío muy grande, no solo para los docentes, sino para toda la comunidad escolar. También se pudo comprobar que las políticas públicas educativas garantizan la matrícula y el acceso de los estudiantes que necesitan atención y cuidados especiales, pero no garantizan su permanencia con calidad, ya que se cambió la ley a una política inclusiva, pero la estructura excluyente aún se mantiene. el interior de la escuela. Considerando los problemas que dificultan la inclusión, los docentes destacaron la falta de formación de los docentes y la falta de recursos y espacio físico adecuado. Esta fue una investigación descriptiva y cualitativa-cuantitativa y contribuyó de manera reflexiva a mostrar la importancia de la inclusión en el aula regular así como las dificultades que enfrentan los docentes frente a la inclusión. |
|