dc.creator.ID |
PAVÃO, L. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7678282474236039 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEDERNEIRAS, M. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7074595437987801 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BASSO, Ana Paula. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BASSO, A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, José Jassuipe da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MORAIS, J. J. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O controle social é um importante meio para o exercício da cidadania. Todavia, este direito, apesar de naturalmente positivo para a Administração Pública, encontra barreiras para sua efetivação plena. Isto ocorre pela falta de uma cultura participativa, práticas patrimonialistas e o descrédito da população pelas suas instituições de representação. Em suma, constatou-se
que o controle social só será bem-sucedido quando essas práticas forem efetivamente enfrentadas em nossa sociedade. Ressalta-se o papel de destaque que cabe à educação nesse
processo, pois esta é fundamental para as transformações sociais e a formação de cidadãos com mais senso crítico. Dessa forma, conduziu-se um estudo para analisar se a implementação de ações educativas poderá contribuir para a ressignificação do controle social
no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Para isso, foi realizada uma pesquisa com alunos do quarto ano deste
Instituto, pertencentes às turmas de nível integrado de Têxtil, Vestuário, Informática e Eletrotécnica. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados em duas etapas entre os meses de setembro a dezembro de 2017. Na primeira etapa, utilizou-se como fonte de evidência um questionário
composto por dezesseis questões. Ainda na primeira etapa, foi realizada uma análise preliminar dos questionários através do sistema SPSS Software, cujos dados foram
apresentados em forma de quadros. Na segunda etapa, a pesquisadora elaborou ações com o intuito de fortalecer os pontos críticos observados, a partir de dados obtidos com os questionários; esses relatos foram feitos por fotografias. Por fim, a pesquisadora reaplicou dez
questões do questionário proposto inicialmente e analisou, por meio do sistema SPSS Software, os resultados obtidos após a implementação das ações. A partir dos resultados
apresentados, concluiu-se que a implementação das ações educativas modificou a percepção dos discentes sobre controle social, contribuindo para que estes entendessem a relevância
dessa temática para a gestão pública. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo da ressignificação do controle social no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-20 |
|
dc.description.abstract |
Social control is very important to citizenship practice. Although this right is naturally
positive to the public administration, it faces barriers when it comes to its fully realization.
This happens due to the lack of a participative culture, of patrimonial practices as well as to
the population’s disbelief in their institutions of political representations. In short, it has been
noticed that the social control will only be successful when these practices are effectively
discussed in our society. The role of education in this process is thus highlighted for it is
fundamental to social transformations and to form citizens with a more accurate critical view.
Thus, a study has been carried out to analyze if the implementation of educational actions
could contribute to the resignification of social control in the Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó (Federal Institute of
Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – Caicó Campus). To this end, a
quantitative, exploratory-descriptive research with the students of the referred school was
done. The data were collected in two stages, during September-December, 2017. In the first
stage, a questionnaire composed of sixteen questions was used as source of evidence. Yet in
the first stage, a previous analysis was made with the SPSS software, which data was
presented in charts. In the second stage, the researcher created actions aimed at strengthening
the observed critical point – as a resulted from the data obtained from the questionnaires;
these reports were made through photographs. In the third and last stage, the researcher
reapplied ten questions from the questionnaire firstly answered and analized, with the SPSS
software, the obtained results after the actions were implemented. From the results found, one
may conclude that the implementation of educational actions modified the perception of the
students over the social control, contributing to their understanding of this topic to public
administration. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17514 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-05T03:57:04Z |
|
dc.date.available |
2021-03-05 |
|
dc.date.available |
2021-03-05T03:57:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Controle Social |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania - exercício |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Public administration |
pt_BR |
dc.subject |
Social Control |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship - exercise |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAVÃO, Luana Carvalho Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of the reframing of social control at the Federal Institute of Rio Grande do Norte - Campus Caicó. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAVÃO, Luana Carvalho Araújo. Um estudo da ressignificação do controle social no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. 2018. 157fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |