DSpace/Manakin Repository

Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, D. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0711629960261680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 GARCIA, Carlos Alberto.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee3 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.description.resumo Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas promovidas por um grupo de extensão que realiza atividades de Educação Ambiental no espaço do Horto Florestal Olho D’Água da Bica (HFODB), localizado no munícipio de Cuité-PB, aqui apresentamos três novos caminhos de práticas educativas/trilhas temáticas que criamos a partir da experiência do projeto de extensão. O presente estudo tem como objetivo a construção, execução e análise de estratégias de ecovivências para trilhas interpretativas no HFODB. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, com uso dos instrumentos de caderno de campo, observação participante e uma avaliação das vivências realizada após a experiência da trilha, a fim, de obter informações do processo educativo proporcionado, sensibilização e analise de indicações do quê de significativo ficou após a experiência proporcionada aos estudantes. As práticas educativas por meio das trilhas temáticas criadas se revelaram como interessantes formas de conduzir as vivências em educação ambiental, seja no ato do brincar, conversar e aprender, o que transforma este espaço em um verdadeiro cenário pedagógico interdisciplinar. As novas estratégias de trilhas temáticas puderam proporcionar aos visitantes a oportunidade de vivenciarem um contato interativo, e livre, numa rica paisagem, que parece ter proporcionado um impulso de novos pensamentos, sensações, emoções, afeto, aprendizado e sensibilização para esse espaço partindo do vivenciado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This paper discusses the use of interpretative trails promoted by extension group that perform environmental education activities within the Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), located in the municipality of Cuité-PB, here are three new ways of practices educational/thematic trails created from the extension project experience. This study aims at the construction, execution and analysis of ecovivências strategies for interpretive trails in HFODB. This research is a qualitative, we use the field notebook instruments, participant observation and evaluation of the experiences made after the occurred experience, in order to obtain information provided educational process, awareness and analysis of indications of what significant it was after the experience provided to students. The Educational practices through thematic trails created proved as interesting ways to drive the experiences in environmental education, be in the act of play, talk or learn, which makes this space a true interdisciplinary educational setting. The new strategies of thematic trails might provide visitors the opportunity to experience an interactive contact, and free, in a rich landscape, which seems to have provided a boost to new thoughts, feelings, emotions, affection, learning and awareness of this space starting from gives experienced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17516
dc.date.accessioned 2021-03-05T11:42:54Z
dc.date.available 2021-03-05
dc.date.available 2021-03-05T11:42:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Trilhas interpretativas pt_BR
dc.subject Ecovivências pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Praticas educativas pt_BR
dc.subject Praticas educativas - natureza pt_BR
dc.subject Pedagogical Practices pt_BR
dc.subject Interpretive trails pt_BR
dc.subject Eco-experiences pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Educational practices - nature pt_BR
dc.subject Prácticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Senderos interpretativos pt_BR
dc.subject Eco-experiencias pt_BR
dc.subject Interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Prácticas educativas pt_BR
dc.subject Prácticas educativas - naturaleza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Dioginys Cesar Felix de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational practices in nature: paths to environmental education at Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas educativas en la naturaleza: caminos para la educación ambiental en el Horto Florestal Olho d'água da Bica, Cuité - PB.
dc.identifier.citation LIMA, Dioginys Cesar Felix de. Práticas educativas na natureza: caminhos para a educação ambiental no Horto Florestal Olho d’água da Bica, Cuité - PB. 2016. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos promovidos por un grupo de extensión que realiza actividades de Educación Ambiental en el Horto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), ubicado en el municipio de Cuité-PB, aquí presentamos tres nuevos senderos de senderos didácticos/temáticos prácticos que creamos a partir de la experiencia del proyecto de extensión. El presente estudio tiene como objetivo la construcción, ejecución y análisis de estrategias de ecoexperiencia para senderos interpretativos en el HFODB. Esta investigación tiene un enfoque cualitativo, utilizando instrumentos de cuaderno de campo, observación participante y una evaluación de las experiencias realizadas después de la experiencia del sendero, con el fin de obtener información sobre el proceso educativo brindado, sensibilización y análisis de indicaciones de lo significativo fue después de la experiencia brindada a los estudiantes. Las prácticas educativas a través de los senderos temáticos creados resultaron ser formas interesantes de realizar experiencias en educación ambiental, ya sea en el acto de jugar, hablar y aprender, lo que transforma este espacio en un verdadero escenario pedagógico interdisciplinario. Las nuevas estrategias de los senderos temáticos lograron brindar a los visitantes la oportunidad de experimentar un contacto interactivo y libre en un rico paisaje, lo que parece haber propiciado un impulso de nuevos pensamientos, sensaciones, emociones, afectos, aprendizajes y toma de conciencia de este espacio a partir de la experiencia.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta