DSpace/Manakin Repository

“Companheira me ajuda que eu não posso andar só, sozinha ando bem, mas com você ando melhor”: mulheres, coletividades e organização no movimento de ocupação das escolas em Campina Grande/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENDES, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2594059837934611 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA FILHO, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Charliton José dos Santos.
dc.description.resumo A “Primavera Secundarista” foi um fenômeno caracterizado pela ocupação das Escolas, Universidades e Institutos Federais em todo o território nacional no período de agosto a novembro de 2016. O movimento teve como liderança os jovens da rede pública de ensino diante das medidas impostas pelo novo governo, como a Reforma do Ensino Médio, e a Emenda Constitucional nº 55, que criou empecilhos para investimentos públicos em setores como Educação. O movimento de ocupação marca uma renovação geracional dentro do movimento estudantil e, consequentemente, evidenciam novas formas de organização. O protagonismo feminino surgiu como um dos elementos latentes desse período, proporcionando acionar elementos presentes na realidade social, colocando em questão as relações sociais estabelecidas historicamente, que apontam definição dos papéis de gênero a espaços localizados dentro da estrutura da sociedade, principalmente no campo político. Nessa dimensão, o objetivo da pesquisa se torna: como, a partir dessas novas formas de sociabilidade, a construção dos papéis de gênero implica na experiência das mulheres no contexto do movimento de ocupação? Com o recorte na cidade Campina Grande – Paraíba, as ocupações investigadas são a Universidade Federal de Campina Grande, a Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata) e o Instituto Federal de Paraíba campus Campina Grande. Logo, o percurso metodológico do trabalho utilizou a técnica de entrevistas semiestruturada executada individualmente e, posteriormente, combinado com momento coletivo com a realização do grupo focal destinado aos indivíduos envolvidos na pesquisa, servindo como instrumento para acessar a experiência do fenômeno vivenciados por esses sujeitos. Torna-se evidente, como aspectos durante esse período, a possível reestruturação do movimento estudantil nos espaços escolares, com estreita conexão com o movimento de mulheres, principalmente, mediante as estratégias de organização e a presença de pautas relacionadas, proporcionando a abertura de múltiplas vozes em “seus lugares de fala”, contribuindo, segundo a literatura, para formação da quarta onda feminista no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title “Companheira me ajuda que eu não posso andar só, sozinha ando bem, mas com você ando melhor”: mulheres, coletividades e organização no movimento de ocupação das escolas em Campina Grande/PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-06-15
dc.description.abstract The “Secundarista Spring” was a phenomenon characterized by the occupation of Schools, Universities and Federal Institutes throughout the national territory from August to November 2016 in Brazil. The movement was led by adolescent from the public school system in view of the measures imposed by the new government, such as the High School Reform, and Constitutional Amendment nº 55, which created obstacles for public investments in sectors such as Education. The occupation movement marks a generational renewal within the student movement and, consequently, highlights new forms of organization. Female protagonism emerged as one of the latent elements of that period, providing the trigger for elements present in the social reality, calling into question the social relations established historically, which point to the definition of gender roles in spaces located within the structure of society, especially in the political field. In this dimension, the objective of the research becomes: how, from these new forms of sociability, does the construction of gender roles imply the experience of women in the context of the occupation movement? With the cut in the city Campina Grande - Paraíba, the investigated occupations are the Federal University of Campina Grande, the State School Dr. Elpídio de Almeida (Gigantão da Prata) and the Federal Institute of Paraíba campus Campina Grande. Therefore, the methodological path of the work used the technique of semi-structured interviews carried out individually and, later, combined with a collective moment with the realization of the focus group for the individuals involved in the research, serving as an instrument to access the experience of the phenomenon experienced by these subjects. It becomes evident, as aspects during this period, the possible restructuring of the student movement in school spaces, with a close connection with the women's movement, mainly through organization strategies and the presence of related guidelines, providing the opening of multiple voices in “their places of speech”, contributing, according to the literature, to the formation of the fourth feminist wave in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17573
dc.date.accessioned 2021-03-10T13:08:16Z
dc.date.available 2021-03-10
dc.date.available 2021-03-10T13:08:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ocupação pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Movimento Estudantil pt_BR
dc.subject Occupation pt_BR
dc.subject Occupation pt_BR
dc.subject Woman pt_BR
dc.subject Student Movement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDES, Raphaella Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Companion helps me that I cannot walk alone, I walk well, but I walk better with you”: women, communities and organization in the movement for the occupation of schools in Campina Grande/PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MENDES, R. F. “Companheira me ajuda que eu não posso andar só, sozinha ando bem, mas com você ando melhor”: mulheres, coletividades e organização no movimento de ocupação das escolas em Campina Grande/PB. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17573 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta