DSpace/Manakin Repository

Bioma caatinga: abordagem nos livros de ciências e geografia do Ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3662285963524274 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.referee2 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.description.resumo O livro didático caracteriza-se como sendo um instrumento didático de amplo uso nas escolas públicas brasileiras. Apesar das melhorias ao longo das últimas décadas existem ainda muitas ausências quando se trata de contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos. O objetivo desse trabalho foi analisar como os conteúdos referentes ao bioma Caatinga são tratados em duas coleções de livros: “Tempo de Ciências” da editora do Brasil, e “Por dentro da Geografia” da editora Saraiva – ambos dos 6º e 8º anos do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino e utilizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vidal de Negreiros, localizada no município de Cuité-PB. Através de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma análise documental, onde foram examinados, comparativamente, através de critérios específicos, os quatro livros didáticos das coleções abordadas. Através de tal investigação, foi possível constatar que livros analisados apresentam-se com abordagens distintas e variadas, os conteúdos não apresentam erros conceituais, porém são bastante simplificados, com alguma abordagem interdisciplinar e pouco estimulo a busca de informações complementares. Deste modo, se faz necessário que os professores de ciências e geografia invistam em ações complementares com a finalidade de explorar melhor as relações dos estudantes com o meio em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Biologia Geral pt_BR
dc.title Bioma caatinga: abordagem nos livros de ciências e geografia do Ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-08
dc.description.abstract The textbook is characterized as being a didactic instrument widely used in Brazilian public schools. Despite the improvements over the last decades there are still many absences when it comes to the contextualization and interdisciplinarity of content. The objective of this work was to analyze how the contents referring to the Caatinga biome are treated in two collections of books: "Time of Sciences" of the publisher of Brazil, and "Inside the Geography" of the publishing house Saraiva - both of the 6th and 8th years of Teaching Fundamental, adopted by the public school system and used in the State School of Primary and Secondary Education Vidal de Negreiros, located in the municipality of Cuité-PB. Through a qualitative approach, a documentary analysis was carried out, comparing, through specific criteria, the four textbooks of the collections addressed. Through this research, it was possible to verify that the analyzed books present themselves with different and varied approaches, the contents do not present conceptual errors, however they are quite simplified, with some interdisciplinary approach and little stimulus the search of complementary information. Thus, it is necessary that teachers of science and geography invest in complementary actions in order to better explore the relationships of students with the environment in which they live. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17575
dc.date.accessioned 2021-03-10T16:52:02Z
dc.date.available 2021-03-10
dc.date.available 2021-03-10T16:52:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Coleções pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Collections pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Contextualización pt_BR
dc.subject Colecciones pt_BR
dc.subject Interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Caatinga
dc.subject Caatinga - bioma
dc.subject Contextualización
dc.subject Colecciones
dc.subject Interdisciplinario
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Alcielma Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Caatinga biome: approach in science books and geography of elementary education. pt_BR
dc.title.alternative Bioma caatinga: abordaje en los libros de ciencia y geografía de la escuela primaria.
dc.identifier.citation SANTOS, Alcielma Silva. Bioma caatinga: abordagem nos livros de ciências e geografia do Ensino fundamental. 2017. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen El libro de texto se caracteriza por ser un instrumento didáctico de amplio uso en las escuelas públicas brasileñas. A pesar de las mejoras en las últimas décadas, todavía hay muchas ausencias en lo que respecta a la contextualización y el contenido interdisciplinario. El objetivo de este trabajo fue analizar cómo los contenidos relacionados con el bioma Caatinga son tratados en dos colecciones de libros: "Tempo de Ciências" de la editorial de Brasil, y "Por Dentro da Geografia" de la editorial Saraiva - ambas del siglo VI. y 8º grado de enseñanza media Escuela Primaria, adoptada por el sistema de educación pública y utilizada en la Escuela Estadual Básica y Media Vidal de Negreiros, ubicada en el municipio de Cuité-PB. A través de un enfoque cualitativo, se realizó un análisis documental, donde se examinaron comparativamente los cuatro libros de texto de las colecciones abordadas, a través de criterios específicos. A través de dicha investigación se pudo verificar que los libros analizados se presentan con enfoques diferentes y variados, los contenidos no presentan errores conceptuales, sin embargo son muy simplificados, con algún enfoque interdisciplinario y poco incentivo a la búsqueda de información adicional. Por lo tanto, es necesario que los profesores de ciencias y geografía inviertan en acciones complementarias para explorar mejor las relaciones de los estudiantes con el entorno en el que viven.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta