DSpace/Manakin Repository

Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, T. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1135042373544431 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo A educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológica pt_BR
dc.title Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract Environmental education seeks to transform society, starting with the construction of conscious citizens who seek to know what their social role in the socio-environmental problematic in the current context. A didactic sequence was carried out with the seventh grade class "A" of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes, in the city Coronel Ezequiel-RN on the problem of electronic waste with emphasis on the inappropriate disposal of batteries. The didactic sequence was based on dialectical methodology, and was designed to plan, execute and analyze according by Gasparin (2005), organized in three stages - problematization, theorization and social practice, manifested in three activities: an exploratory questionnaire of everyday conceptions and practices In relation to solid waste; Followed by an expository-dialogue class; Finalized with a campaign of awareness of the school community with the subject of e-waste. Data collection for the analysis of the pedagogical experience was done through participatory observation, records in the field and photographic records. As results of the work we saw a significant engagement of students who participated actively sensitizing the school community to the theme. It is possible to conclude that the theme is urgent and the didactic strategy allowed connections with the daily life of the students promoting a critical environmental education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609
dc.date.accessioned 2021-03-11T17:19:12Z
dc.date.available 2021-03-11
dc.date.available 2021-03-11T17:19:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lixo eletrônico pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Meio ambiente - interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Educação ambiental - lixo eletrônico pt_BR
dc.subject Lixo eletrônico - impacto ambiental pt_BR
dc.subject Electronic Junk pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Environment - interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Environmental education - electronic waste pt_BR
dc.subject Electronic waste - environmental impact pt_BR
dc.subject Basura electronica pt_BR
dc.subject Enseñanza fundamental pt_BR
dc.subject Medio ambiente - interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Siguiendo la enseñanza pt_BR
dc.subject Educación ambiental - residuos electrónicos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Thaissa Tavares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Electronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school. pt_BR
dc.title.alternative Residuos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela.
dc.identifier.citation ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La educación ambiental busca transformar la sociedad, a partir de la construcción de ciudadanos conscientes que busquen conocer su rol social frente a las problemáticas socioambientales del contexto actual. Se realizó una secuencia didáctica con la clase de séptimo grado “A” de la Escuela Municipal Manoel Cassimiro Gomes, del municipio de Coronel Ezequiel-RN, sobre la problemática de los desechos electrónicos con énfasis en el descarte inadecuado de baterías. La secuencia didáctica construida se basó en la metodología dialéctica, y tuvo como objetivo planificar, ejecutar y analizar según Gasparin (2005), organizada en tres etapas - problematización, teorización y práctica social, manifestada en tres actividades: un cuestionario exploratorio de las concepciones cotidianas y prácticas en relación con los residuos sólidos; seguida de una clase expositiva-dialogada; culminó con una campaña de sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema de los desechos electrónicos. La recolección de datos para el análisis de la experiencia pedagógica se realizó a través de observación participativa, notas de campo y registros fotográficos. Como resultado del trabajo, hubo un compromiso significativo de los estudiantes que participaron activamente en la sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema. Es posible concluir que el tema es urgente y la estrategia didáctica permitió conexiones con el cotidiano de los estudiantes promoviendo una educación ambiental crítica.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta