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Ensino-aprendizagem de microbiologia no ensino médio em escola pública: desafios e perspectivas em uma escola pública no município de Japi - RN.

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dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, MICHELLE GOMES pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee3 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.description.resumo A Microbiologia pode ser definida como a ciência que estuda o papel dos microrganismos no mundo, principalmente em relação à sociedade humana e ao meio ambiente. Por estar diretamente ligada à saúde e a higiene pessoal, e aos aspectos relevantes do funcionamento do meio ambiente, argumentos que lhe conferem suma importância, esta é uma área do conhecimento a qual deve ter sua prática como prioritária no ensino de Ciências e Biologia. O que se pode observar na maioria das escolas, atualmente, há uma deficiência no aprendizado por parte dos alunos, causada pela construção equivocada do conhecimento, apoiado na utilização de estratégias metodológicas pouco eficazes ao ensino. O presente trabalho teve por objetivo descrever alguns aspectos do processo de ensino↔aprendizagem de Microbiologia em turmas do Ensino Médio em uma escola da rede pública na cidade de Japi – RN. Inicialmente foi realizada uma avaliação dos discentes sobre o ensino de Microbiologia e sobre a compreensão dos mesmos acerca da existência e atuação dos microrganismos. A elaboração da pesquisa ocorreu entre os períodos 2016.2 e 2017.1, sendo a coleta de dados realizada no período entre os meses de Maio a Agosto de 2017. Dentre os principais resultados, foram identificadas as dificuldades dos discentes a respeito da temática, o que tornou possível a seleção das atividades práticas a serem realizadas, além propiciarem a construção de um espaço de diálogo, que permitiu o esclarecimento de dúvidas e correção de erros e omissões nas correlações identificadas na concepção dos discentes. As primeiras impressões, nos remetem a um cenário desafiador em torno dos desafios e perspectivas do ensino de microbiologia no Ensino Médio, porque conforme o modelo de classificação de respostas trabalhado em quatro categorias, SE- (Sem Entendimento) apresentou um percentual preocupante de 34,27%, enquanto a categoria EP (Entendimento parcial) 22,17%, a categoria EE (Entendimento com equívocos) apresentara 30,05% e a categoria EA (Entendimento abrangente) o percentual ínfimo de 13,31%, comprovam as dificuldades identificadas, mas também demonstram a possibilidade de mudança, pois as três últimas categorias somadas, atingem um percentual de 65,53%, e após a realização das atividades práticas nas aulas de Microbiologia, aplicou-se o mesmo modelo de categoria para classificação das respostas, e constatou-se a mudança real através da redução dos percentuais da categoria SE de 34,27% para apenas 12,10%, a categoria EP manteve-se praticamente estável, evoluindo de 22,17% para 22,80%. Ao mesmo tempo que ocorreu essa redução, se deu a evolução das categorias EE e EA, quando na primeira análise apresentaram os percentuais de 30,05% e 13,31% respectivamente, e após as atividades práticas 39,30% para EE, e 25,80% para EA, deste modo o percentual das três categorias EP, EE, EA somadas atingiu 87,90%, comprovando a eficácia da metodologia adotada na realização das atividades experimentais, contribuindo para melhoria na perspectiva do processo de ensino-aprendizagem da Microbiologia na realidade investigada. Conclui-se que a realização de atividades práticas frequentes pode contribuir efetivamente para a construção e difusão do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem de microbiologia no ensino médio em escola pública: desafios e perspectivas em uma escola pública no município de Japi - RN. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-01
dc.description.abstract The Microbiology can be defined as the science that studies the role of microorganisms in the world, especially in relation to human society and the environment. Because it is directly linked to health and personal hygiene, and to the relevant aspects of the functioning of the environment, arguments that attach importance to it, this is an area of knowledge that should have its practice as a priority in teaching science and biology. Currently, there is a deficiency in student learning, caused by misconstruction of knowledge, supported by the use of methodological strategies that are not very effective in teaching. The present paper had the objective of describing some aspects of teaching ↔learning of Microbiology in high school classes at a public school in the town of Japi - RN. Initially an evaluation was made of the students about the teaching of Microbiology and their understanding about the existence and performance of microorganisms. The research was carried out between the 2016.2 and 2017.1 periods, and data collection was carried out between May and August 2017. Among the main results, the difficulties of the students regarding the subject matter were identified, which made it possible to select the practical activities to be carried out, in addition to providing a space for dialogue, which allowed the clarification of doubts and correction of errors and omissions in the correlations identified in the conception of the students. The first impressions refer to a challenging scenario regarding the challenges and perspectives of microbiology teaching in High School, because according to the classification model of answers worked in four categories, SE- (Without Understanding) presented a worrying percentage of 34.27%, while the EP (Partial Understanding) category 22.17%, the EE category (Understanding with misconceptions) presented 30.05% and the EA (Comprehensive Understanding) category had the lowest percentage of 13, 31%, demonstrate the difficulties identified, but also demonstrate the possibility of change, since the last three categories combined reached a percentage of 65.53%, and after performing the practical activities in the classes of Microbiology, the same model was applied the SE category from 34.27% to only 12.10%, the EP category remained practically stable, rising from 22.17% to 22.80%. At the same time as this reduction occurred, the evolution of the EE and EA categories occurred, when in the first analysis they presented the percentages of 30.05% and 13.31% respectively, and after the practical activities, 39.30% for EE, and 25,80% for EA, in this way the percentage of the three EP, EE and EA categories added together reached 87.90%, proving the effectiveness of the methodology adopted in the accomplishment of the experimental activities, contributing to an improvement in the perspective of the teaching-learning process of the Microbiology in the investigated reality. It is concluded that frequent practical activities can contribute effectively to the construction and diffusion of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17621
dc.date.accessioned 2021-03-11T18:34:49Z
dc.date.available 2021-03-11
dc.date.available 2021-03-11T18:34:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Microrganismos pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Percepção do aluno pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino pt_BR
dc.subject Microorganisms pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Student perception pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching pt_BR
dc.subject Microbiología: docencia pt_BR
dc.subject Práctica docente pt_BR
dc.subject Percepción del estudiante pt_BR
dc.subject Microorganismos
dc.subject Práctica docente
dc.subject Percepción del estudiante
dc.subject Microbiología - enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Mislene Azevedo Casado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching and learning of microbiology in high school in a public school: challenges and perspectives in a public school in the municipality of Japi - RN. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza y aprendizaje de la microbiología en la enseñanza media en una escuela pública: desafíos y perspectivas en una escuela pública de la ciudad de Japi - RN.
dc.identifier.citation FERNANDES, Mislene Azevedo Casado. Ensino-aprendizagem de microbiologia no ensino médio em escola pública: desafios e perspectivas em uma escola pública no município de Japi - RN. 2017. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La microbiología se puede definir como la ciencia que estudia el papel de los microorganismos en el mundo, especialmente en relación con la sociedad humana y el medio ambiente. Por estar directamente ligada a la salud e higiene personal, y a los aspectos relevantes del funcionamiento del medio ambiente, argumentos que le otorgan gran importancia, esta es un área del conocimiento que debe tener su práctica como prioridad en la enseñanza de la Ciencias y Biología. Lo que se puede observar en la mayoría de las escuelas, actualmente, existe una deficiencia en el aprendizaje por parte de los estudiantes, provocada por la mala construcción del conocimiento, sustentada en el uso de estrategias metodológicas ineficaces para la enseñanza. El presente trabajo tuvo como objetivo describir algunos aspectos del proceso de enseñanza↔aprendizaje de Microbiología en clases de enseñanza media en una escuela pública de la ciudad de Japi - RN. Inicialmente se realizó una evaluación de los estudiantes sobre la enseñanza de la Microbiología y sobre su comprensión de la existencia y desempeño de los microorganismos. La elaboración de la investigación ocurrió entre los períodos 2016.2 y 2017.1, y la recolección de datos se realizó en el período comprendido entre los meses de mayo y agosto de 2017. Entre los principales resultados, se identificaron las dificultades de los estudiantes en relación con el tema, lo que posibilitó la selección de actividades prácticas a realizar, además de propiciar la construcción de un espacio de diálogo, que permitió el esclarecimiento de dudas y corrección de errores y omisiones en las correlaciones identificadas en la concepción de los estudiantes. Las primeras impresiones nos llevan a un escenario retador en torno a los desafíos y perspectivas de la enseñanza de la microbiología en la Educación Secundaria, pues según el modelo de clasificación de respuestas trabajado en cuatro categorías, SE- (No Entender) presentó un preocupante porcentaje de 34,27%, mientras que la categoría EP (Comprensión parcial) el 22,17%, la categoría EE (Comprensión con malentendidos) tuvo el 30,05% y la categoría EA (Comprensión comprensiva) el ínfimo porcentaje del 13,31%, prueban las dificultades identificadas, pero también demuestran la posibilidad de cambio, ya que las tres últimas categorías en conjunto alcanzan un porcentaje del 65,53%, y luego de realizar actividades prácticas en clases de Microbiología, se aplicó el mismo modelo de categorías para clasificar las respuestas, y el cambio real se verificó a través de la reducción de los porcentajes de la categoría SE de 34,27% a solo 12,10%, la categoría EP se mantuvo prácticamente estable, evolucionando de 22,17% a 22,80%. Al mismo tiempo que se produjo esta reducción, evolucionaron las categorías EE y EA, cuando en el primer análisis presentaban los porcentajes de 30,05% y 13,31% respectivamente, y luego de las actividades prácticas 39,30% para EE, y 25,80% para EA, así el porcentaje de las tres categorías EP, EE, EA en conjunto alcanzó el 87,90%, demostrando la efectividad de la metodología adoptada en la realización de las actividades experimentales, contribuyendo para una mejora en la perspectiva del proceso de enseñanza-aprendizaje de la Microbiología en la realidad investigada . Se concluye que la realización de actividades prácticas frecuentes puede contribuir efectivamente a la construcción y difusión del conocimiento.


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