DSpace/Manakin Repository

Desempenho organizacional de uma IES pública: uma análise a partir da perspectiva da capacidade absortiva e da inovação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMORIM, W. V. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3396084860222272 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, J. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 pt_BR
dc.contributor.referee1 REIS, Cristiane Queiroz.
dc.contributor.referee1ID REIS, C. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.
dc.contributor.referee2ID FERNANDES, F. D. S. pt_BR
dc.description.resumo A capacidade absortiva foi definida inicialmente como a habilidade que uma organização tem de identificar conhecimento técnico e científico, disponível no ambiente externo no qual está inserida, internalizar e assimilar este conhecimento, para aplicá-lo visando aprimorar seus produtos e serviços. O objetivo dessa pesquisa foi saber qual a percepção dos discentes de Administração e Ciências Contábeis acerca do Desempenho Organizacional Percebido a partir da perspectiva da Capacidade Absortiva e da Inovação no âmbito da UFCG. Para atingir o objetivo deste estudo, foi utilizada uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório-descritiva, utilizando-se da técnica de survey. A escolha pela temática e objeto de estudo se deu pelo interesse em compreender como os discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) percebem o Desempenho Organizacional a partir da perspectiva da Capacidade Absortiva e da Inovação. Do público alvo, um total de 362 alunos (172 no curso de Administração e 190 no curso de Ciências Contábeis), obteve-se uma amostra de 223 respostas, correspondendo a 61,60% do total de participantes da pesquisa. Os resultados encontrados demonstram que o Desempenho Organizacional percebido pelos discentes no âmbito da UFCG pode estar sendo impactado positivamente pela Inovação percebida e pela Capacidade Absortiva refletindo as habilidades da instituição em identificar e adquirir o conhecimento no ambiente externo, assimilá-lo, internalizá-lo, transformá-lo e aplicá-lo, resultando em produtos e serviços valiosos (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Contábeis pt_BR
dc.title Desempenho organizacional de uma IES pública: uma análise a partir da perspectiva da capacidade absortiva e da inovação. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-26
dc.description.abstract Absorptive capacity was initially defined as the ability that an organization has to identify technical and scientific knowledge, available in the external environment in which it is inserted, internalize and assimilate this knowledge, to apply it in order to improve its products and services. The objective of this research was to know what the perception of students of Administration and Accounting Sciences about Organizational Performance Perceived from the perspective of Absorptive Capacity and Innovation in the scope of UFCG. To achieve the objective of this study, a quantitative, exploratory-descriptive approach was used, using the survey technique. The choice for the theme and object of study was due to the interest in understanding how the students of Administration and Accounting Sciences courses at the Academic Unit of Accounting Sciences (UACC) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) perceive Organizational Performance from the perspective Absorptive Capacity and Innovation. From the target audience, a total of 362 students (172 in the Administration course and 190 in the Accounting course), a sample of 223 responses was obtained, corresponding to 61.60% of the total survey participants. The results found demonstrate that the Organizational Performance perceived by the students in the UFCG scope may be being positively impacted by the perceived Innovation and the Absorptive Capacity, reflecting the institution's abilities to identify and acquire knowledge in the external environment, assimilate it, internalize it, transform and apply it, resulting in valuable products and services (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17628
dc.date.accessioned 2021-03-12T01:16:49Z
dc.date.available 2021-03-11
dc.date.available 2021-03-12T01:16:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desempenho organizacional pt_BR
dc.subject Capacidade absortiva pt_BR
dc.subject Adquirir e aplicar conhecimento pt_BR
dc.subject Inovação potencial pt_BR
dc.subject Modelo de Cohen e Levinthal pt_BR
dc.subject Organizational performance pt_BR
dc.subject Absorptive capacity pt_BR
dc.subject Acquire and apply knowledge pt_BR
dc.subject Potential innovation pt_BR
dc.subject Cohen and Levinthal model pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Willian Vitor Trigueiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organizational performance of a public HEI: an analysis from the perspective of absorptive capacity and innovation. pt_BR
dc.identifier.citation AMORIM, Willian Vitor Trigueiro. Desempenho organizacional de uma IES pública: uma análise a partir da perspectiva da capacidade absortiva e da inovação. 2020, 28fl. Artigo cientifico (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB. Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta