DSpace/Manakin Repository

Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, C. S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, P. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.description.resumo Devido a pandemia derivada da COVID-19, o mundo se viu obrigado a viver em isolamento social e o teletrabalho passou a ser adotado pelas instituições de ensino superior (IES) como uma das medidas para enfrentar estado de calamidade e de emergência de saúde pública. Nesse sentido, o presente buscou analisar a utilização do teletrabalho na perspectiva de servidores públicos de uma IES durante a pandemia derivada da COVID-19. Metodologicamente, optou- se por uma abordagem quali-quantitativa, com a coleta de dados via questionário aplicado online com servidores técnicos-administrativos que estão em teletrabalho durante a pandemia. Complementarmente, houve ainda uma entrevista com o secretário de recursos humanos da instituição, buscando conhecer a visão organizacional sobre a experiência com o teletrabalho durante a pandemia. Como principais resultados, identificou-se: forças propulsoras e restritivas do teletrabalho na instituição; fatores que podem influenciar a continuação dessa modalidade de trabalho assim como os aspectos que mais dificultam; as vantagens e a percepção tanto dos servidores quanto do gestor de RH sobre a utilização do teletrabalho durante a pandemia. Conclui-se que o teletrabalho pode ser uma opção vantajosa para redução de custos e inovação para o governo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The world was committed into social isolation due to the pandemic derived from COVID-19. The higher education institutions adopted telework as course of action to face the public calamity condition and emergency in public health. Thus, this work has as main objective the analysis of telework implementation during the COVID-19 pandemic for the administrative- technicians from a higher education institution. The methodology uses a quali-quantitative approach, with data collect carried out through an online survey answered by technical administrative employees that are working on telework during the pandemic. Additionally, an interview was done with the responsible for the human resources department at UFCG. The interview sought to understand the organization point-of-view of the telework experience during the pandemic. As main results, it was identified: the main support points and restrictions of telework in the institution; the factors that can influence the elongation of telework; the interference aspects; the advantages and the perception view from employees and from the human resources responsible about the use of telework during the pandemic. In conclusion, the telework can be an advantageous option to reduce office costs and improve innovation for the Brazilian government. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679
dc.date.accessioned 2021-03-16T14:13:50Z
dc.date.available 2021-03-16
dc.date.available 2021-03-16T14:13:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teletrabalho pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Servidores Públicos pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Telework pt_BR
dc.subject UFCG pt_BR
dc.subject Government Employees pt_BR
dc.subject Higher Education Institutions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teleworking in the pandemic: analysis of the propelling, restrictive and recognized windows in an HEI. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade. Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES. 2020. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta