dc.creator.ID |
FERREIRA, C. S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, P. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Devido a pandemia derivada da COVID-19, o mundo se viu obrigado a viver em isolamento
social e o teletrabalho passou a ser adotado pelas instituições de ensino superior (IES) como
uma das medidas para enfrentar estado de calamidade e de emergência de saúde pública. Nesse
sentido, o presente buscou analisar a utilização do teletrabalho na perspectiva de servidores
públicos de uma IES durante a pandemia derivada da COVID-19. Metodologicamente, optou-
se por uma abordagem quali-quantitativa, com a coleta de dados via questionário aplicado
online com servidores técnicos-administrativos que estão em teletrabalho durante a pandemia.
Complementarmente, houve ainda uma entrevista com o secretário de recursos humanos da
instituição, buscando conhecer a visão organizacional sobre a experiência com o teletrabalho
durante a pandemia. Como principais resultados, identificou-se: forças propulsoras e restritivas
do teletrabalho na instituição; fatores que podem influenciar a continuação dessa modalidade
de trabalho assim como os aspectos que mais dificultam; as vantagens e a percepção tanto dos
servidores quanto do gestor de RH sobre a utilização do teletrabalho durante a pandemia.
Conclui-se que o teletrabalho pode ser uma opção vantajosa para redução de custos e inovação
para o governo brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
The world was committed into social isolation due to the pandemic derived from COVID-19.
The higher education institutions adopted telework as course of action to face the public
calamity condition and emergency in public health. Thus, this work has as main objective the
analysis of telework implementation during the COVID-19 pandemic for the administrative-
technicians from a higher education institution. The methodology uses a quali-quantitative
approach, with data collect carried out through an online survey answered by technical
administrative employees that are working on telework during the pandemic. Additionally, an
interview was done with the responsible for the human resources department at UFCG. The
interview sought to understand the organization point-of-view of the telework experience
during the pandemic. As main results, it was identified: the main support points and restrictions
of telework in the institution; the factors that can influence the elongation of telework; the
interference aspects; the advantages and the perception view from employees and from the human resources responsible about the use of telework during the pandemic. In conclusion, the
telework can be an advantageous option to reduce office costs and improve innovation for the
Brazilian government. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-16T14:13:50Z |
|
dc.date.available |
2021-03-16 |
|
dc.date.available |
2021-03-16T14:13:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Teletrabalho |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Servidores Públicos |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições de Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Telework |
pt_BR |
dc.subject |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Government Employees |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education Institutions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teleworking in the pandemic: analysis of the propelling, restrictive and recognized windows in an HEI. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade. Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES. 2020. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679 |
pt_BR |