dc.creator.ID |
SOUSA FILHO, N. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2878248313783853 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Lucia Santana de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A complexidade da competição no setor supermercadista vai muito além da disputa nas
prateleiras, há uma diversidade de players, dentre eles multinacionais, que competem
diretamente com empresas regionais e familiares tornando a competição ainda mais intensa.
Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a competição e suas implicações
sobre a performance organizacional em uma empresa no setor supermercadista sob o prisma da
R-A Theory. Para tanto, utilizou-se como base teórica a Resource Advantage Theory (Teoria da
Vantagem em Recursos) proposto por Hunt e Morgan (1995). Quanto ao método se utilizou do
estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi
feita diretamente ao principal gestor, através de três questionários, aplicados presencialmente,
acrescidos de esclarecimentos sobre as peculiaridades dos recursos avaliados. Tais recursos
foram agrupados em sete dimensões (Física, Financeira, Humana, Organizacional,
Informacional, Relacional e Legal). O primeiro questionário avaliou a Vantagem Comparativa,
o segundo a Vantagem Competitiva e o terceiro a performance organizacional. Como
resultados, pode-se constatar que a Loja em estudo apresenta-se em Vantagem Comparativa,
em cinco das sete dimensões avaliadas. Tal dotação, reflete o mesmo resultado quando da
Posição de Mercado, ou seja, Vantagem Competitiva, em quantro da setes dimensões,
resultando em Paridade no que tange à performance organizacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
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dc.description.abstract |
The complexity of competition in the supermarket sector goes far beyond the dispute on the
shelves, there is a diversity of players, among them multinationals, that compete directly with
regional and family companies making the competition even more intense. In this sense, this
article aims to analyze competition and its implications for organizational performance in a
company in the supermarket sector under the prism of R-A Theory. To do so, the Resource
Advantage Theory proposed by Hunt and Morgan (1995) was used as a theoretical basis. As
for the method, a case study was used in a supermarket in the city of Campina Grande - PB.
The data collection was done directly to the main manager, through three questionnaires,
applied in person, plus clarifications on the peculiarities of the evaluated resources. Such
resources were grouped into seven dimensions (Physical, Financial, Human, Organizational, Informational, Relational and Legal). The first questionnaire evaluated the Comparative
Advantage, the second the Competitive Advantage and the third the organizational
performance. As a result, it can be seen that the Store under study presents a Comparative
Advantage, in five of the seven dimensions evaluated. Such endowment reflects the same result
when in the Market Position, that is, Competitive Advantage, in four of the seven dimensions,
resulting in Parity regarding organizational performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752 |
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dc.date.accessioned |
2021-03-20T14:05:55Z |
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dc.date.available |
2021-03-20 |
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dc.date.available |
2021-03-20T14:05:55Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Competição |
pt_BR |
dc.subject |
Vantagem Competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Varejo Supermercadista |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA FILHO, Narcélio Clemente de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competition and performance in supermarket retailing from the perspective of resource advantage theory: a case study in a supermarket in the city of Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA FILHO, Narcélio Clemente de. Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB. 2020. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752 |
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