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Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB.

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dc.creator.ID SOUSA FILHO, N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2878248313783853 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lucia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.description.resumo A complexidade da competição no setor supermercadista vai muito além da disputa nas prateleiras, há uma diversidade de players, dentre eles multinacionais, que competem diretamente com empresas regionais e familiares tornando a competição ainda mais intensa. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a competição e suas implicações sobre a performance organizacional em uma empresa no setor supermercadista sob o prisma da R-A Theory. Para tanto, utilizou-se como base teórica a Resource Advantage Theory (Teoria da Vantagem em Recursos) proposto por Hunt e Morgan (1995). Quanto ao método se utilizou do estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi feita diretamente ao principal gestor, através de três questionários, aplicados presencialmente, acrescidos de esclarecimentos sobre as peculiaridades dos recursos avaliados. Tais recursos foram agrupados em sete dimensões (Física, Financeira, Humana, Organizacional, Informacional, Relacional e Legal). O primeiro questionário avaliou a Vantagem Comparativa, o segundo a Vantagem Competitiva e o terceiro a performance organizacional. Como resultados, pode-se constatar que a Loja em estudo apresenta-se em Vantagem Comparativa, em cinco das sete dimensões avaliadas. Tal dotação, reflete o mesmo resultado quando da Posição de Mercado, ou seja, Vantagem Competitiva, em quantro da setes dimensões, resultando em Paridade no que tange à performance organizacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The complexity of competition in the supermarket sector goes far beyond the dispute on the shelves, there is a diversity of players, among them multinationals, that compete directly with regional and family companies making the competition even more intense. In this sense, this article aims to analyze competition and its implications for organizational performance in a company in the supermarket sector under the prism of R-A Theory. To do so, the Resource Advantage Theory proposed by Hunt and Morgan (1995) was used as a theoretical basis. As for the method, a case study was used in a supermarket in the city of Campina Grande - PB. The data collection was done directly to the main manager, through three questionnaires, applied in person, plus clarifications on the peculiarities of the evaluated resources. Such resources were grouped into seven dimensions (Physical, Financial, Human, Organizational, Informational, Relational and Legal). The first questionnaire evaluated the Comparative Advantage, the second the Competitive Advantage and the third the organizational performance. As a result, it can be seen that the Store under study presents a Comparative Advantage, in five of the seven dimensions evaluated. Such endowment reflects the same result when in the Market Position, that is, Competitive Advantage, in four of the seven dimensions, resulting in Parity regarding organizational performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752
dc.date.accessioned 2021-03-20T14:05:55Z
dc.date.available 2021-03-20
dc.date.available 2021-03-20T14:05:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Competição pt_BR
dc.subject Vantagem Competitiva pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.subject Varejo Supermercadista pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA FILHO, Narcélio Clemente de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competition and performance in supermarket retailing from the perspective of resource advantage theory: a case study in a supermarket in the city of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA FILHO, Narcélio Clemente de. Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB. 2020. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752 pt_BR


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