dc.creator.ID |
GOMES, P. H. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AGUIAR, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MIKI, A. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MOREIRA, Vinicius Farias. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com os avanços dos estudos sobre experiência do cliente, evidenciando sua importância dentro
das organizações, surgem variados trabalhos nesse contexto, a escala OCP (Other Customers
Perception) aborda um conceito interessante de como a percepção dos outros consumidores
influencia um indivíduo em específico no ambiente de compra. A partir do contato com
produtos ou serviços, a percepção de determinado cliente pode mudar, dentro do setor de
turismo existem diversas experiências que podem ser vividas por um turista. Com isso, o
objetivo deste artigo é analisar como a percepção dos outros consumidores se relaciona com a
satisfação em excursões turísticas. Fundamentado na literatura sobre o comportamento do
consumidor e a escala OCP, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo por meio
do método survey com 102 pessoas que já participaram de excursões turísticas. Por meio da
análise de correlação e regressão os resultados evidenciaram um efeito significativo da presença
de outros consumidores sobre a satisfação de pessoas que realizam excursão, trazendo uma
maior ênfase para a dimensão comportamento adequado. Este trabalho, ao validar a aplicação
da escala OCP no contexto de excursões turísticas, amplia as possibilidades de compreensão
dos efeitos que pistas sociais (presença de outros clientes) exercem nas percepções e atitudes
individuais para com o serviço. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos outros consumidores em serviços de excursões turísticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
As the studies on customer experience has advanced, evidencing its importance within
organizations, several studies have emerged in this context, the OCP (Other Customers
Perception) scale addresses an interesting concept of how the perception of other consumers
influences a specific individual in the purchasing environment. By the contact with products or
services, the perception of a particular customer can change, within the tourism sector there are
several experiences that can be lived by a tourist. Thus, the aim of this article is to analyze how
the perception of other consumers is related to the satisfaction in tourist excursions. Based on
the literature on consumer behavior and the OCP scale, a quantitative descriptive study was
conducted using the survey method with 102 people who have already participated in tourist
excursions. Through correlation and regression analysis, the results showed a significant effect
of the presence of other consumers on the satisfaction of people who performed excursion,
bringing a greater emphasis to the appropriate behavior dimension. This work, by validating
the application of the OCP scale in the context of tourist excursions, expands the possibilities
of understanding the effects that social cues (presence of other clients) exert on individual
perceptions and attitudes towards the servie. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17753 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-20T14:38:21Z |
|
dc.date.available |
2021-03-20 |
|
dc.date.available |
2021-03-20T14:38:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
OCP |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Excursão |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Excursion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Pedro Henrique Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perception of other consumers in tourist excursion services. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Pedro Henrique Araújo. Percepção dos outros consumidores em serviços de excursões turísticas. 2020. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17753 |
pt_BR |