dc.creator.ID |
ROCHA, M.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CALDAS, P. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos,
importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade
organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional,
mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins
lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário.
Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que
participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente,
optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala
de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com
fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos
dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos
definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências
hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam
também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar
injustiças sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
Motivations drive individuals to pursue certain directions and behaviors,
important to assist managers in seeking commitment and productivity
organizational. In voluntary work these forces are different from the traditional worker,
but they also need to be identified to assist managers of non-profit organizations
to provide quality services, including in the academic / university context.
In this sense, the objective of this work was to analyze the motivating factors of students who
voluntarily participate in PET and Junior Company projects. Methodologically,
We opted for a quantitative, exploratory-descriptive research, using the scale
motivation for voluntary work, developed and validated by Cavalcante (2016), with
factors of altruistic motivation, social justice, affiliation, learning and selfish. In the analysis of
data, descriptive statistics, correlation and t test were applied. The main results obtained
define that the learning factor as motivation predominates, however, they follow sequences
hierarchical differences in relation to the other factors: the members of the Junior Company seek
also for recognition, while those from the PET groups tend to seek to solve
social injustices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-22T01:06:16Z |
|
dc.date.available |
2021 |
|
dc.date.available |
2021-03-22T01:06:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Voluntariado |
pt_BR |
dc.subject |
Empresa Júnior |
pt_BR |
dc.subject |
PET |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Volunteering |
pt_BR |
dc.subject |
Junior Enterprise |
pt_BR |
dc.subject |
PET |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Matheus De Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757 |
pt_BR |