DSpace/Manakin Repository

Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, M.O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, P. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.description.resumo As motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos, importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional, mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar injustiças sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract Motivations drive individuals to pursue certain directions and behaviors, important to assist managers in seeking commitment and productivity organizational. In voluntary work these forces are different from the traditional worker, but they also need to be identified to assist managers of non-profit organizations to provide quality services, including in the academic / university context. In this sense, the objective of this work was to analyze the motivating factors of students who voluntarily participate in PET and Junior Company projects. Methodologically, We opted for a quantitative, exploratory-descriptive research, using the scale motivation for voluntary work, developed and validated by Cavalcante (2016), with factors of altruistic motivation, social justice, affiliation, learning and selfish. In the analysis of data, descriptive statistics, correlation and t test were applied. The main results obtained define that the learning factor as motivation predominates, however, they follow sequences hierarchical differences in relation to the other factors: the members of the Junior Company seek also for recognition, while those from the PET groups tend to seek to solve social injustices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
dc.date.accessioned 2021-03-22T01:06:16Z
dc.date.available 2021
dc.date.available 2021-03-22T01:06:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Voluntariado pt_BR
dc.subject Empresa Júnior pt_BR
dc.subject PET pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.subject Volunteering pt_BR
dc.subject Junior Enterprise pt_BR
dc.subject PET pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Matheus De Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta