DSpace/Manakin Repository

A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUNA, F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID MACHADO, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 pt_BR
dc.description.resumo Em face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract In the face of the spread of the Internet, technology is spreading by creating alternatives for society, today this spread has created numerous possibilities to carry out complex tasks quickly and safely as the case of digital mobile payments. Mobile payment is used to typify the act of using smartphones to make bank payments online. In this context, the evolution of mobile technology has led to a new behavioural perception of consumers regarding its use and adoption. This research aims to analyze consumer perception regarding the use and adoption of digital mobile payment methods in light of the Theory of Diffusion of Innovation. To this end, the research uses a quantitative approach, applying a survey to collect data later analyzed with statistical techniques and structural equations with support from Software R version 4.0. As a result, it was found that the intention and attitude to use and adopt an innovation such as mobile payment is closely linked to the consumer's perception of its advantages and disadvantage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
dc.date.accessioned 2021-03-22T14:41:19Z
dc.date.available 2021-03-22
dc.date.available 2021-03-22T14:41:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pagamento Móvel pt_BR
dc.subject Percepção do Consumidor pt_BR
dc.subject Uso de TI pt_BR
dc.subject Adoção de Inovação pt_BR
dc.subject Mobile Payment pt_BR
dc.subject Consumer Perception pt_BR
dc.subject IT Use pt_BR
dc.subject Innovation Adoption pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUNA, Franklin Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Consumer perception of digital mobile payments. pt_BR
dc.identifier.citation LUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta