dc.relation.references |
ARGENTI, A. P. Comunicação Empresarial: A construção da identidade, imagem e
reputação. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2011.
ALWI, S. S. F.; KITCHEN, P. J. Projecting corporate brand image and behavioural response
in business schools: Cognitive or affective brand attributes? London, UK. Journal of
Business Research, 2014.
ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O Papel Social da
IES. 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2964/o-papel-social-das-
ies#:~:text=%C3%80%20educa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20conferido%20o,de%2
0um%20planeta%20mais%20sustent%C3%A1vel. Acesso em: 01 de outubro de 2020.
ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Universidades Federais Patrimônio da Sociedade Brasileira. Universidade Federal do
Paraná, 2017.
BABIN, B. J.; DARDEN, W. R. Work and/or fun: measuring hedonic and utilitarian shopping
value. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 4, p. 644-656, Chicago, March 1994.
BAGOZZI, R. P.; BURNKRANT, R. E. Attitude organization and the attitude- behavior
relation: a replay to Dillon and Kumar. Journal of Personality and Social Psychology. [S.l.], v.
49, n. 1, p. 47-57, 1985.
BAGOZZI, R. P.; BURNKRANT, R. E. Single components versus multicomponent models
of attitude: some cautions and contingencies for their use. In: OLSON, J. (Org.). Advances in
Consumer Research, v. VII. Ann Arbor, MI: Association for Consumer Research, 1980.
BAMBIRRA, C. R.; GUIMARÃES, R. M. Análise da qualidade de serviço percebida:
aplicação do modelo. Revista Pensar Gestão e Administração, v. 3, n. 2, 2015.
BARICH, H.; KOTLER, P. A framework for marketing image management. Sloan
Management Review, v. 32, n.2, p. 94-1004, 1991.
BERRY, L. L. Revisiting “big ideas in services marketing” 30 years later. Journal of Services
Marketing, v. 30, n. 1, p. 3-6, 2016.
BURKE, M. C.; EDELL, J. A. The impact of feelings on adbased affect and cognitions.
Journal of Marketing Research, v. 26, n. 1, p. 69-83, Austin, Feb. 1989.
CAVALHEIRO, W. Desenvolvimento e construção de marcas educacionais. In. GARCIA, M.
(Org.). Gestão profissional em instituições privadas de ensino superior. Brasil: Ed. Hoper,
2006.
CHANDON, Pierre et al. A benefit congruency framework of sales promotion effectiveness.
Journal of Marketing, v. 64, n. 4, p. 65-81, New York, October 2000.
CHAPLEO, C. Brands in Higher Education: Challenges and Potential Strategies.
International Studies of Management & Organization, 45(2), 150-163. 2015.
20
COBRA, M.; BRAGA, R. Marketing educacional: Ferramentas de Gestão para
Instituições de Ensino. São Paulo: Cobra, 2004.
CRONBACH, L. J. Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests. Psychometrika. v.
16, n. 3, p. 297-334, 1951.
DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Penso Editora.
2013.
DAVIES, G. Em apoio à personalidade como uma medida de reputação: uma réplica a Clardy
' Reputação organizacional: questões de conceituação e medição ' (2012). Revisão de
reputação corporativa, 16 (2), 168 – 173. 2013.
DAVIES, G. et al. Escala de caráter corporativo para avaliar opiniões dos funcionários e
clientes sobre a reputação da organização. Revisão de reputação corporativa, 7 (2), 125 – 146.
2004.
DILLON, W. R. et al. Understanding what’s in a brand rating: a model for assessing brand
and attribute effects and their relationship to brand equity. Journal of Marketing Research,
v. 38, n. 4, p. 415-429, Austin, Nov. 2001.
ENGEL, J. F. et al. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
FAIRCLOTH, J. B., CAPELLA, L. M., & ALFORD, B. L. The Effect of Brand Attitude and
Brand Image on Brand Equity. Journal of Marketing Theory and Practice, 9(3), 61–75.
2001.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Curso de especialização em
comunidades virtuais de aprendizagem-informática educativa. Apostila de Metodologia
Científica. Fortaleza: UECE, 2002.
GALAN, J.P.; VERNETTE, E. Vers une 4èmè génération: les études de marché On-line.
França: Revue Décisions Marketing, n. 19, pp.39-52. 2000.
GALVÃO, L. Regressão linear: um dos tipos mais importantes de análise de dados A
equação estatística queridinha da análise de dados. 2019. Disponível em:
<https://administradores.com.br/artigos/regress%C3%A3o-linear-um-dos-tipos-mais-
importantes-de-an%C3%A1lise-de-dados>. Acesso em: 27 de outubro de 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4.ed São Paulo: Atlas, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora. 2009.
HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HEMSLEY-BROWN, J.; GOONAWARDANA, S. Brand harmonization in the international
higher education market. Journal of Business Research, UK, v. 60, p. 942-948. 2007.
21
HEMSLEY-BROWN, J., & OPLATKA, I. Universities in a competitive global
marketplace: A systematic review of the literature on higher education marketing.
International Journal of public sector management, 19(4), 316-338. 2006.
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Universidade Federal da Paraíba lidera
ranking de depositantes de patentes nacionais. Disponível em:
<http://antigo.inpi.gov.br/noticias/universidade-federal-da-paraiba-lidera-ranking-de-
maiores-depositantes-de-patentes-nacionais>. Acesso em: 03 de outubro de 2020.
IQBAL, S. Insights of School Head About Marketing Education Services Through Digital
Media. Journal of Education and Educational Development, v. 3, n. 1, p. 52-73, 2016.
KAPFERER, J. N. As marcas. Porto Alegre: Bookman, 2004.
LECLERC, F. et al. Foreign branding and its effects on product perception and attitudes.
Journal of Marketing Research, v. 31, n. 2, p. 263- 270, Austin, 1994.
LEE, J. L., JAMES, J. D., & KIM, Y. K. A Reconceptualization of Brand Image.
International Journal of Business Administration, v. 5. n.4. p.1-11. 2014.
LISBOA, P.; VIDIGAL, F.; TAVARES, M. Posicionamento de Marca: Um Estudo de Caso
de seus Elementos em Uma Organização de Serviços Educacionais no Brasil. CIAIQ2016, v.
3, 2016.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora,
2012.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4a. ed. São Paulo:
Prentice Hall, 2006.
MARTINS, J. M. D.; TEIXEIRA, L. A. A.; SILVA, J. T. M. Marketing educacional: Uma
análise de atributos e posicionamento de instituições de ensino superior. Revista ADM.
MADE, v. 13, n. 1, p. 57-75, 2009.
MARKETEST. Apresentação. 2000. Disponível em:
<http://www.marketest.pt/Areas/Omnibus_Imagem/ Omnibus-Imagem.htm>. Acesso em 16
de outubro de 2020.
MOREIRA, G. E. O papel estratégico da comunicação interna no processo de fidelização
do empregado à marca. 2005.78 Folhas. Monografia (Curso de Pós-Graduação Latu Sensu
Gestão Estratégica de Recursos Humanos) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
Disponível em: <http://endomarketing.com/wp-content/uploads/2014/10/publicacao-
monografia-elena-geralda-moreira.pdf>. Acesso em: 5 de Novembro de 2020.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall,
2003.
NAGAR, K. Modeling the effects of green advertising on brand image: investigating the
moderating effects of product involvement using structural equation. Journal of Global
Marketing, v. 28, n. 3-5, p.157-171, 2015.
22
NGUYEN, N.; LEBLANC, G. Imagem e reputação das instituições de ensino superior em
decisão de retenção dos alunos. The International Journal of Educational Management,
15 (6), 303 - 311. 2001.
NUNES, G.; LANZER; E.; SERRA, F.; FERREIRA; M. Emergência do Marketing nas
Instituições de Ensino Superior: Um Estudo Exploratório. Análise – Revista de
Administração da PUCRS, Rio Grande do Sul, v. 19, n. 1, p.173-198, Jan./Jun. 2008.
OPOKU, R.; ABRATT, R.; PITT, L. F. Comunicação da personalidade da marca: são os sites
que falam pelas melhores escolas de negócios sul-africanas? Journal of Brand
Management, 14 (1/2), 20 – 39. 2006.
OSTERMANN, C, M.; MOYANO, C. M.; LAUFER, J. Posicionamento de marca em
instituição de ensino superior: a percepção das coortes geracionais brasileiras. Revista
Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, São Paulo: p.416-434. v.21 n.3, jul-set. 2019.
PARK, C. W. et al. Strategic brand concept-image management. Journal of Marketing, v.
50, n. 4, p. 135- 145, New York, Oct. 1986.
PETTY, R. E. et al. Attitudes and attitude change. Annual Review of Psychology. [S.l.], n.
48, n. 1, p. 609, 1997.
PINAR, M., TRAPP, P., GIRARD, T., & BOYT, T. E. Utilizing the brand ecosystem
framework in designing branding strategies for higher education. International Journal of
Educational Management, v. 25: 724-739. 2011.
PORTAL DA UFCG. UFCG avança 4 posições em ranking internacional. 2020a.
Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/1523-ufcg-avanca-quatro-posicoes-
em-ranking-internacional.html. Acesso em: 03 de outubro de 2020.
PORTAL DA UFCG. Sistema desenvolvido na UFCG recebe premiação nacional. 2020b.
Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/1948-sistema-desenvolvido-na-
ufcg-recebe-premiacao-nacional.html. Acesso em: 03 de outubro de 2020.
PORTO, D. M. Marketing educacional. Revista Educação em Movimento, v. 1, n. 1,
jan/abril, p. 93-95. 2002.
RIBEIRO, J. L. L. S.; BASTOS, A. V. B. A imagem institucional de uma universidade
pública brasileira ao logo do tempo: um estudo de caso sobre construção e gerenciamento da
marca. XV Colóquio Internacional De Gestão Universitária – CIGU. Mar del Plata;
Argentina, 2015.
RUÃO, T.; CARRILLO, M. V. A modernização da identidade visual das Universidades. Os
casos da Universidade da Extremadura (Espanha) e da Universidade do Minho (Portugal).
Comunicação e Sociedade, 8(0), 85. 2012. Disponível em:
https://doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1184. Acesso em: 05 de Novembro de 2020.
RUÃO, T. As marcas e o valor da imagem: a dimensão simbólica das atividades econômicas.
In: Caleidoscópio, Universidade Lusófona: Portugal, no 3, 177–191. 2003.
23
SCHONLAU, M.; FRICKER, R.; ELLIOT, M. Conducting Research Surveys via E-mail
and the Web, Santa Monica, Rand, 2001.
SOUSA, A. Orientação do Marketing no Sector Público: O Marketing Mix da Iniciativa
“Novas Oportunidades”. Revista Economia & Amp; Empresa, n. 13, p. 47-72, 2011. |
pt_BR |