DSpace/Manakin Repository

Imagem institucional da Universidade Federal De Campina Grande – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, E. J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9064685360917048 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.referee1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee2 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.referee2ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.referee3 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.referee3ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.description.resumo A imagem de marca é, de forma bastante simplista, a maneira como as organizações são vistas pelas pessoas. Se tratando da imagem de Instituições de Ensino Superior, uma boa imagem institucional pode promover alguns benefícios, como: captação e retenção de docentes e funcionários capacitados, redução da rotatividade de professores, aumento de produtividade, atração de estudantes destaques para a instituição e captação de doações, recursos, financiamentos e investimentos. No entanto, a falta de uma imagem institucional forte também pode acarretar na transformação destes benefícios em malefícios. Diante do exposto, o presente artigo teve por objetivo analisar a imagem de marca que os grupos: Discentes, Colaboradores e Sociedade em Geral, detém acerca da Universidade Federal de Campina Grande - PB. Quanto a sua natureza, o estudo se classifica como quantitativo de caráter descritivo. O método adotado foi o Survey, obtendo um total de 339 respostas válidas. Para fins de análise, foram realizados testes, como: validação das escalas e mensuração dos construtos. Bem, como: análises inferenciais (análise de correlação e análise de variância). Os resultados da pesquisa evidenciaram quais as avaliações dos fatores foram obtidas de acordo com cada público investigado. Além do mais, também foi possível compreender a correlação existente entre cada construto, pois, dependendo do que a Instituição busque realizar para atingir melhores resultados, haverá outras dimensões que também deverão ser analisadas, dada as suas fortes correlações com algum outro construto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Imagem institucional da Universidade Federal De Campina Grande – PB. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The brand image is, in a very simplistic way, the way organizations are seen by people. When it comes to the image of Higher Education Institutions, a good institutional image can promote some benefits, such as: attracting and retaining trained teachers and employees, reducing teacher turnover, increasing productivity, attracting student highlights to the institution and attracting students. donations, resources, financing and investments. However, the lack of a strong institutional image can also lead to the transformation of these benefits into harm. Given the above, this article aimed to analyze the brand image that the groups: Students, Collaborators and Society in General, hold about the Federal University of Campina Grande - PB. As for its nature, the study is classified as quantitative with a descriptive character. The method adopted was the Survey, obtaining a total of 339 valid responses. For analysis purposes, tests were performed, such as: validation of scales and measurement of constructs. Well, like: inferential analysis (correlation analysis and analysis of variance). The survey results showed which factor evaluations were obtained according to each public investigated. Furthermore, it was also possible to understand the existing correlation between each construct, because, depending on what the Institution seeks to achieve to achieve better results, there will be other dimensions that should also be analyzed, given their strong correlations with some other construct. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17761
dc.date.accessioned 2021-03-22T14:59:54Z
dc.date.available 2021-03-22
dc.date.available 2021-03-22T14:59:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Imagem de Marca pt_BR
dc.subject IES pt_BR
dc.subject Universidades Federais pt_BR
dc.subject Brand Image pt_BR
dc.subject Federal Universities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Ermesson Joffily Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references ARGENTI, A. P. Comunicação Empresarial: A construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2011. ALWI, S. S. F.; KITCHEN, P. J. Projecting corporate brand image and behavioural response in business schools: Cognitive or affective brand attributes? London, UK. Journal of Business Research, 2014. ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O Papel Social da IES. 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2964/o-papel-social-das- ies#:~:text=%C3%80%20educa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20conferido%20o,de%2 0um%20planeta%20mais%20sustent%C3%A1vel. Acesso em: 01 de outubro de 2020. ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Universidades Federais Patrimônio da Sociedade Brasileira. Universidade Federal do Paraná, 2017. BABIN, B. J.; DARDEN, W. R. Work and/or fun: measuring hedonic and utilitarian shopping value. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 4, p. 644-656, Chicago, March 1994. BAGOZZI, R. P.; BURNKRANT, R. E. Attitude organization and the attitude- behavior relation: a replay to Dillon and Kumar. Journal of Personality and Social Psychology. [S.l.], v. 49, n. 1, p. 47-57, 1985. BAGOZZI, R. P.; BURNKRANT, R. E. Single components versus multicomponent models of attitude: some cautions and contingencies for their use. In: OLSON, J. (Org.). Advances in Consumer Research, v. VII. Ann Arbor, MI: Association for Consumer Research, 1980. BAMBIRRA, C. R.; GUIMARÃES, R. M. Análise da qualidade de serviço percebida: aplicação do modelo. Revista Pensar Gestão e Administração, v. 3, n. 2, 2015. BARICH, H.; KOTLER, P. A framework for marketing image management. Sloan Management Review, v. 32, n.2, p. 94-1004, 1991. BERRY, L. L. Revisiting “big ideas in services marketing” 30 years later. Journal of Services Marketing, v. 30, n. 1, p. 3-6, 2016. BURKE, M. C.; EDELL, J. A. The impact of feelings on adbased affect and cognitions. Journal of Marketing Research, v. 26, n. 1, p. 69-83, Austin, Feb. 1989. CAVALHEIRO, W. Desenvolvimento e construção de marcas educacionais. In. GARCIA, M. (Org.). Gestão profissional em instituições privadas de ensino superior. Brasil: Ed. Hoper, 2006. CHANDON, Pierre et al. A benefit congruency framework of sales promotion effectiveness. Journal of Marketing, v. 64, n. 4, p. 65-81, New York, October 2000. CHAPLEO, C. Brands in Higher Education: Challenges and Potential Strategies. International Studies of Management & Organization, 45(2), 150-163. 2015. 20 COBRA, M.; BRAGA, R. Marketing educacional: Ferramentas de Gestão para Instituições de Ensino. São Paulo: Cobra, 2004. CRONBACH, L. J. Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests. Psychometrika. v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951. DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Penso Editora. 2013. DAVIES, G. Em apoio à personalidade como uma medida de reputação: uma réplica a Clardy ' Reputação organizacional: questões de conceituação e medição ' (2012). Revisão de reputação corporativa, 16 (2), 168 – 173. 2013. DAVIES, G. et al. Escala de caráter corporativo para avaliar opiniões dos funcionários e clientes sobre a reputação da organização. Revisão de reputação corporativa, 7 (2), 125 – 146. 2004. DILLON, W. R. et al. Understanding what’s in a brand rating: a model for assessing brand and attribute effects and their relationship to brand equity. Journal of Marketing Research, v. 38, n. 4, p. 415-429, Austin, Nov. 2001. ENGEL, J. F. et al. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. FAIRCLOTH, J. B., CAPELLA, L. M., & ALFORD, B. L. The Effect of Brand Attitude and Brand Image on Brand Equity. Journal of Marketing Theory and Practice, 9(3), 61–75. 2001. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Curso de especialização em comunidades virtuais de aprendizagem-informática educativa. Apostila de Metodologia Científica. Fortaleza: UECE, 2002. GALAN, J.P.; VERNETTE, E. Vers une 4èmè génération: les études de marché On-line. França: Revue Décisions Marketing, n. 19, pp.39-52. 2000. GALVÃO, L. Regressão linear: um dos tipos mais importantes de análise de dados A equação estatística queridinha da análise de dados. 2019. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/regress%C3%A3o-linear-um-dos-tipos-mais- importantes-de-an%C3%A1lise-de-dados>. Acesso em: 27 de outubro de 2020. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4.ed São Paulo: Atlas, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora. 2009. HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. HEMSLEY-BROWN, J.; GOONAWARDANA, S. Brand harmonization in the international higher education market. Journal of Business Research, UK, v. 60, p. 942-948. 2007. 21 HEMSLEY-BROWN, J., & OPLATKA, I. Universities in a competitive global marketplace: A systematic review of the literature on higher education marketing. International Journal of public sector management, 19(4), 316-338. 2006. INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Universidade Federal da Paraíba lidera ranking de depositantes de patentes nacionais. Disponível em: <http://antigo.inpi.gov.br/noticias/universidade-federal-da-paraiba-lidera-ranking-de- maiores-depositantes-de-patentes-nacionais>. Acesso em: 03 de outubro de 2020. IQBAL, S. Insights of School Head About Marketing Education Services Through Digital Media. Journal of Education and Educational Development, v. 3, n. 1, p. 52-73, 2016. KAPFERER, J. N. As marcas. Porto Alegre: Bookman, 2004. LECLERC, F. et al. Foreign branding and its effects on product perception and attitudes. Journal of Marketing Research, v. 31, n. 2, p. 263- 270, Austin, 1994. LEE, J. L., JAMES, J. D., & KIM, Y. K. A Reconceptualization of Brand Image. International Journal of Business Administration, v. 5. n.4. p.1-11. 2014. LISBOA, P.; VIDIGAL, F.; TAVARES, M. Posicionamento de Marca: Um Estudo de Caso de seus Elementos em Uma Organização de Serviços Educacionais no Brasil. CIAIQ2016, v. 3, 2016. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4a. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. MARTINS, J. M. D.; TEIXEIRA, L. A. A.; SILVA, J. T. M. Marketing educacional: Uma análise de atributos e posicionamento de instituições de ensino superior. Revista ADM. MADE, v. 13, n. 1, p. 57-75, 2009. MARKETEST. Apresentação. 2000. Disponível em: <http://www.marketest.pt/Areas/Omnibus_Imagem/ Omnibus-Imagem.htm>. Acesso em 16 de outubro de 2020. MOREIRA, G. E. O papel estratégico da comunicação interna no processo de fidelização do empregado à marca. 2005.78 Folhas. Monografia (Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Gestão Estratégica de Recursos Humanos) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em: <http://endomarketing.com/wp-content/uploads/2014/10/publicacao- monografia-elena-geralda-moreira.pdf>. Acesso em: 5 de Novembro de 2020. MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003. NAGAR, K. Modeling the effects of green advertising on brand image: investigating the moderating effects of product involvement using structural equation. Journal of Global Marketing, v. 28, n. 3-5, p.157-171, 2015. 22 NGUYEN, N.; LEBLANC, G. Imagem e reputação das instituições de ensino superior em decisão de retenção dos alunos. The International Journal of Educational Management, 15 (6), 303 - 311. 2001. NUNES, G.; LANZER; E.; SERRA, F.; FERREIRA; M. Emergência do Marketing nas Instituições de Ensino Superior: Um Estudo Exploratório. Análise – Revista de Administração da PUCRS, Rio Grande do Sul, v. 19, n. 1, p.173-198, Jan./Jun. 2008. OPOKU, R.; ABRATT, R.; PITT, L. F. Comunicação da personalidade da marca: são os sites que falam pelas melhores escolas de negócios sul-africanas? Journal of Brand Management, 14 (1/2), 20 – 39. 2006. OSTERMANN, C, M.; MOYANO, C. M.; LAUFER, J. Posicionamento de marca em instituição de ensino superior: a percepção das coortes geracionais brasileiras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, São Paulo: p.416-434. v.21 n.3, jul-set. 2019. PARK, C. W. et al. Strategic brand concept-image management. Journal of Marketing, v. 50, n. 4, p. 135- 145, New York, Oct. 1986. PETTY, R. E. et al. Attitudes and attitude change. Annual Review of Psychology. [S.l.], n. 48, n. 1, p. 609, 1997. PINAR, M., TRAPP, P., GIRARD, T., & BOYT, T. E. Utilizing the brand ecosystem framework in designing branding strategies for higher education. International Journal of Educational Management, v. 25: 724-739. 2011. PORTAL DA UFCG. UFCG avança 4 posições em ranking internacional. 2020a. Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/1523-ufcg-avanca-quatro-posicoes- em-ranking-internacional.html. Acesso em: 03 de outubro de 2020. PORTAL DA UFCG. Sistema desenvolvido na UFCG recebe premiação nacional. 2020b. Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/1948-sistema-desenvolvido-na- ufcg-recebe-premiacao-nacional.html. Acesso em: 03 de outubro de 2020. PORTO, D. M. Marketing educacional. Revista Educação em Movimento, v. 1, n. 1, jan/abril, p. 93-95. 2002. RIBEIRO, J. L. L. S.; BASTOS, A. V. B. A imagem institucional de uma universidade pública brasileira ao logo do tempo: um estudo de caso sobre construção e gerenciamento da marca. XV Colóquio Internacional De Gestão Universitária – CIGU. Mar del Plata; Argentina, 2015. RUÃO, T.; CARRILLO, M. V. A modernização da identidade visual das Universidades. Os casos da Universidade da Extremadura (Espanha) e da Universidade do Minho (Portugal). Comunicação e Sociedade, 8(0), 85. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1184. Acesso em: 05 de Novembro de 2020. RUÃO, T. As marcas e o valor da imagem: a dimensão simbólica das atividades econômicas. In: Caleidoscópio, Universidade Lusófona: Portugal, no 3, 177–191. 2003. 23 SCHONLAU, M.; FRICKER, R.; ELLIOT, M. Conducting Research Surveys via E-mail and the Web, Santa Monica, Rand, 2001. SOUSA, A. Orientação do Marketing no Sector Público: O Marketing Mix da Iniciativa “Novas Oportunidades”. Revista Economia & Amp; Empresa, n. 13, p. 47-72, 2011. pt_BR
dc.title.alternative Institutional image of the Federal University Of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Ermesson Joffily Gomes de. Imagem institucional da Universidade Federal De Campina Grande – PB. 2020. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17761 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta