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Arcabouço semiautomático para o apoio à avaliação da participação em fóruns de EaD.

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dc.creator.ID MEDEIROS, D. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5473318071754607 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.advisor1ID FECHINI, J.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.advisor2 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.advisor2ID QUEIROZ, J. E. R. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 pt_BR
dc.description.resumo A seleção de critérios para a análise de informações durante o processo de avaliação da participação em fóruns de discussão de cursos de Educação a Distância (EaD) é um grande desafio. São muitas as variáveis que devem ser consideradas neste processo, além da subjetividade inerente à análise realizada pelo docente, passível de erro humano. Os docentes geralmente não possuem a seu dispor todos os recursos necessários, se tornando necessário o uso de uma metodologia ou ferramenta que o auxilie no processo de avaliação. Diante desta demanda e, a partir de um estudo dos principais indicadores qualitativos/quantitativos utilizados pelos professores de EaD, foi desenvolvido um arcabouço para a análise da participação dos alunos em fóruns. O objetivo deste arcabouço é servir de apoio à tomada de decisão do professor, fornecendo um mecanismo mais efetivo para a mensuração da quantidade e da qualidade das interações, passível de adaptação à metodologia tradicional adotada por cada docente. A validação deste arcabouço deu-se a partir da administração de questionários para a sondagem da opinião de docentes atuantes na área de ensino a distância, assim como pela realização de estudos de caso envolvendo a avaliação da acurácia de instâncias do arcabouço para o cálculo da nota de participação de alunos. Foi desenvolvido um Sistema Especialista (SE) para o processamento dos dados, com o uso de funções de similaridade para realizar, de forma semiautomática, a avaliação do conteúdo das mensagens dos alunos. Assim, as notas de participação calculadas foram confrontadas com as notas atribuídas pelo docente utilizando a abordagem tradicional. Os resultados obtidos demonstraram que, em três das cinco turmas observadas, não foi possível verificar a existência de diferenças estatísticas significativas entre o desempenho das abordagens estudadas. Um estudo da acurácia e correlação revela que, em todos os casos analisados, há uma forte relação entre os dados e o erro médio encontrado foi inferior a 3%, demonstrando a aplicabilidade do arcabouço ao contexto da avaliação da participação em fóruns. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da computação pt_BR
dc.subject.cnpq Educação à distância pt_BR
dc.title Arcabouço semiautomático para o apoio à avaliação da participação em fóruns de EaD. pt_BR
dc.date.issued 2014-12
dc.description.abstract The selection of criteria for the information analysis during the participation evaluation process, in discussion forums of distance courses, is a major challenge. There are many variables to consider in this process, in addition to the subjectivity inherent in the analysis carried out by the instructor, which is subject to human error. Instructors, generally, do not have at their disposal all the resources necessary, thus, the use of methodologies or tools that can help them with this process are necessary. Facing this demand, and after performing a study of the major qualitative/quantitative indicators used by distance education teachers, we developed a framework for the analysis of the student participation in the forums. The aim of this framework is to support the decision-making process, by providing a more effective mechanism to measure the quantity and quality of interactions, capable of adjusting itself to the traditional methodology adopted by each teacher. The validation of this framework was performed by the administration of questionnaires that surveyed the opinion of active teachers in the distance learning area, and by the execution of case studies involving the assessment of the accuracy of instances of this framework for calculating the participation grade of students. The study involved the development of an Expert System, for the treatment and processing of the data, using similarity functions to perform, semi-automatically, the assessment of the content of the students' messages. Thus, it was possible to confront the calculated participation grades with the grades assigned by the teacher using the traditional approach. The results showed that, in three out of the five classes observed, it was not possible to verify the existence of statistically significant differences between the performance of both the approaches studied. A study of the accuracy and correlation shows that, in all the cases analyzed, there is a strong relationship between the data, and the average error was less than 3%, demonstrating the applicability of the proposed framework to the assessment of student participation in forums. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/177
dc.date.accessioned 2017-12-11T13:08:51Z
dc.date.available 2017-12-01
dc.date.available 2017-12-11T13:08:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Fóruns de discussão pt_BR
dc.subject Modelagem do conhecimento pt_BR
dc.subject análise de similaridade entre textos pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Distance learning pt_BR
dc.subject Participation assessment pt_BR
dc.subject Discussion forums pt_BR
dc.subject Knowledge modelling pt_BR
dc.subject Text similarity analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Danielle Chaves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Semiautomatic framework to support the evaluation of participation in Distance Education forums. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Danielle Chaves de. Arcabouço semiautomático para o apoio à avaliação da participação em fóruns de EaD. 2014. 151f (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/177 pt_BR


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