DSpace/Manakin Repository

Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8768298641606696 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. A. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida a partir de uma oficina com atividades didáticas explorando em alguns momentos e outros não, o uso da calculadora em salas de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática, futuros professores, quanto ao uso da calculadora no processo de ensino de matemática? Tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos em matemática sobre o uso da calculadora no ensino da matemática, analisar as contribuições da oficina desenvolvida no processo de reflexão sobre o momento adequado para o uso da calculadora em salas de aula. Para compreendermos a temática, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e pedagógicos da calculadora. A partir de tais estudos, organizamos e desenvolvemos uma oficina com futuros professores e propomos reflexões a partir das situações vivenciadas. A oficina foi realizada com seis graduandos do curso de matemática, futuros professores de matemática. As análises dos dados nos indicaram a importância de se intensificar as discussões sobre o uso da calculadora nas disciplinas da licenciatura em matemática, apresentando aos futuros professores suas potencialidades no ensino da matemática e o rompimento de alguns paradigmas de que o uso de calculadora atrapalha a aprendizagem da matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This work aims to present a research developed from a workshop with didactic activities exploring in some moments and others not, the use of the calculator in classrooms. The research is characterized as qualitative and was developed from the following question: What are the conceptions of undergraduate students in mathematics, future teachers, regarding the use of the calculator in the process of teaching mathematics? It aims to investigate students' conceptions of mathematics about the use of the calculator in mathematics teaching, analyze the contributions of the workshop developed in the process of reflection on the appropriate time for the use of the calculator in classrooms. To understand the theme, we did a bibliographical research on the historical, cultural and pedagogical aspects of the calculator. The workshop was held with six undergraduate math graduates, future math teachers. The analysis of the data showed us the importance of intensifying the discussions about the use of the calculator in the subjects of the degree in mathematics, presenting to the future teachers their potentialities in the teaching of mathematics and the breaking of some paradigms of which the use of calculator blocks the learning Of mathematics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806
dc.date.accessioned 2021-03-24T13:24:47Z
dc.date.available 2021-03-22
dc.date.available 2021-03-24T13:24:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Futuros professores pt_BR
dc.subject Sala de aula - calculadora pt_BR
dc.subject Matemática - curso - Cuité pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Calculator pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Future teachers pt_BR
dc.subject Classroom - calculator pt_BR
dc.subject Mathematics - Course - Cuité pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas pt_BR
dc.subject Práctica pedagógica pt_BR
dc.subject Futuros profesores pt_BR
dc.subject Aula - calculadora pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Barbosa, Josenilson Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions about the use of the calculator in the classroom: a experience with undergraduate sstudents in the Undergraduate Course in Math pt_BR
dc.title.alternative Concepciones sobre el uso de la calculadora en el aula: un experiencia con estuarios de pregrado en el Curso de Pregrado en Matemática pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Josenilson Lima. Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resume Este trabajo tiene como objetivo presentar una investigación desarrollada a partir de un taller con actividades didácticas explorando en unos momentos y no en otros, el uso de la calculadora en las aulas. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y se desarrolló a partir de la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las concepciones de los estudiantes de la carrera de Matemáticas, futuros profesores, sobre el uso de la calculadora en el proceso de enseñanza de las matemáticas? Tiene como objetivo investigar las concepciones de los estudiantes de pregrado en matemáticas sobre el uso de la calculadora en la enseñanza de las matemáticas, para analizar los aportes del taller desarrollados en el proceso de reflexión sobre el tiempo adecuado para el uso de la calculadora en las aulas. Para entender el tema, realizamos una investigación bibliográfica sobre aspectos históricos, culturales y pedagógicos de la calculadora. A partir de dichos estudios, organizamos y desarrollamos un taller con futuros profesores y proponemos reflexiones a partir de las situaciones vividas. El taller se llevó a cabo con seis estudiantes de licenciatura en matemáticas, futuros profesores de matemáticas. El análisis de los datos indicó la importancia de intensificar las discusiones sobre el uso de la calculadora en las disciplinas de la licenciatura en matemáticas, presentando a los futuros profesores con su potencial en la enseñanza de las matemáticas y la ruptura de algunos paradigmas que dificulta el uso de una calculadora aprendizaje de las matemáticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta