DSpace/Manakin Repository

O fazer poético de Alice Ruiz sob a perspectiva da metalinguagem na obra "Dois em Um".

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, T. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1540755295178599 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Rosângela Maria Soares de.
dc.description.resumo Esta pesquisa focaliza o fazer poético da poetisa Alice Ruiz, buscando compreender como se dá essa construção através da análise de metapoemas selecionados da obra Dois em Um (2009). A reflexão metalinguística, na poesia moderna e contemporânea, constitui-se numa temática constante. Por meio dela desfrutamos do modo como poetas e poetisas compreendem o seu fazer poético, revelam suas dificuldades de expressão, dialogam com outras obras, dentre outros aspectos. Nosso objetivo é apontar o que há de peculiar nesse pensar e fazer poético da poetisa paranaense, tendo em vista que a maioria dos estudos sobre metalinguagem na poesia não contempla a lírica feminina como objeto de estudo. Dessa forma, nosso trabalho reconhece essa lacuna e será uma iniciativa de afirmação dessa poética. Nossas abordagens teórico-críticas se baseiam nos estudos de Jakobson (1971), Chalhub (1987), Campos (1977), dentre outros. Metodologicamente, nos apoiamos nas concepções de Bosi (2000), Candido (1996) e Moisés (2008) sobre o estudo analítico do poema. Dentre os resultados alcançados observa-se que a reflexão metalinguística na obra da poetisa volta-se para alguns eixos: a função do poeta e da poesia; a reflexão metalinguística nascida do cotidiano; o fazer poético como expressão e como construção individual e coletiva e uma metalinguagem voltada para a crítica/denúncia do momento histórico, social, político e cultural vivenciados na época. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title O fazer poético de Alice Ruiz sob a perspectiva da metalinguagem na obra "Dois em Um". pt_BR
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17840
dc.date.accessioned 2021-03-26T15:38:36Z
dc.date.available 2021-03-26
dc.date.available 2021-03-26T15:38:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Alice Ruiz - Poetisa pt_BR
dc.subject Metapoemas - análise pt_BR
dc.subject Reflexão metalinguística - poema pt_BR
dc.subject Poesia Paranaense pt_BR
dc.subject Poesia de Alice Ruiz pt_BR
dc.subject Metalinguagem na poesia pt_BR
dc.subject Poesia e metalinguagem pt_BR
dc.subject Analyse littéraire pt_BR
dc.subject Métapoèmes - analyse pt_BR
dc.subject Metalinguistic reflection - poem pt_BR
dc.subject Réflexion métalinguistique - poème pt_BR
dc.subject Métalinguistique dans la poesie pt_BR
dc.subject Poesie brésilienne - métalinguistique pt_BR
dc.subject Poesia Brasileira - metalinguagem pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Tainah Palmeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Le faire poétique de la poétesse Alice Ruiz du pount de vue du métalinguistique dans l'ouvre "Dois em Um" pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Tainah Palmeira. O fazer poético de Alice Ruiz sob a perspectiva da metalinguagem na obra "Dois em Um". 2019. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17840 pt_BR
dc.description.resume Cette recherche se concentre sur le faire poétique de la poétesse Alice Ruiz, cherchant à comprendre comment cette construction se produit à travers l’analyse des méta-poèmes sélectionnés de l’œuvre Dois em Um (2009). La réflexion métalinguistique, dans la poésie moderne et contemporaine, est un thème constant. Par elle, nous profitons de la façon dont les poètes et les poètes comprennent leur travail poétique, révèlent leurs difficultés d’expression, dialoguent avec d’autres œuvres, entre autres. Notre objectif est de souligner ce qui est particulier dans cette pensée et de faire poétique poétique de la poétesse Paranaense, en vue que la plupart des études sur la métalinguistique dans la poésie ne contemple pas le lyrique féminin comme objet d’étude. De cette façon, notre travail reconnaît cette lacune et sera une initiative d’affirmation de cette poétique. Nos approches théoriques et critiques sont basées sur les études de Jakobson (1971), Chalhub (1987), Campos (1977), entre autres. Méthodologiquement, nous nous appuyons sur les conceptions de Bosi (2000), Candido (1996) et Moíses (2008) sur l’étude analytique du poème. Parmi les résultats obtenus, on observe que la réflexion métalinguistique dans l’ouvrage de la poétesse se tourne vers quelques axes : la fonction du poète et de la poésie; la réflexion métalinguistique née du quotidien; le faire poétique comme expression et comme construction individuelle et collective et une métalinguistique tournée vers la critique/dénonciation du moment historique, social et culturel vécus à l’époque. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta