dc.creator.ID |
PEQUENO, V. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5293436428876317 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos. |
|
dc.description.resumo |
No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação
inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-26T21:35:52Z |
|
dc.date.available |
2021-03-26 |
|
dc.date.available |
2021-03-26T21:35:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Francês para crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Professor reflexivo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Francês |
pt_BR |
dc.subject |
Língua francesa - ensino para crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de língua francesa - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement du français - Enfants |
pt_BR |
dc.subject |
French Language Teaching - Children |
pt_BR |
dc.subject |
French for children |
pt_BR |
dc.subject |
Français pour les enfants |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants - français |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - French |
pt_BR |
dc.subject |
French language - teaching for children |
pt_BR |
dc.subject |
Langue française - enseignement pour les enfants |
pt_BR |
dc.subject |
Professeur de langue française - formation |
pt_BR |
dc.subject |
French language teacher - training |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - French language |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation de la petite enfance - Langue française |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 |
pt_BR |