DSpace/Manakin Repository

O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEQUENO, V. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5293436428876317 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.
dc.description.resumo No atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
dc.date.accessioned 2021-03-26T21:35:52Z
dc.date.available 2021-03-26
dc.date.available 2021-03-26T21:35:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua francesa pt_BR
dc.subject Francês para crianças pt_BR
dc.subject Professor reflexivo pt_BR
dc.subject Formação docente - Francês pt_BR
dc.subject Língua francesa - ensino para crianças pt_BR
dc.subject Professor de língua francesa - formação pt_BR
dc.subject Educação infantil - língua francesa pt_BR
dc.subject Enseignement du français - Enfants pt_BR
dc.subject French Language Teaching - Children pt_BR
dc.subject French for children pt_BR
dc.subject Français pour les enfants pt_BR
dc.subject Formation des enseignants - français pt_BR
dc.subject Teacher training - French pt_BR
dc.subject French language - teaching for children pt_BR
dc.subject Langue française - enseignement pour les enfants pt_BR
dc.subject Professeur de langue française - formation pt_BR
dc.subject French language teacher - training pt_BR
dc.subject Early childhood education - French language pt_BR
dc.subject Éducation de la petite enfance - Langue française pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEQUENO, Vanessa Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative L'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif. pt_BR
dc.identifier.citation PEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta