DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre a poética de escritoras francófonas africanas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEVES, E. T. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5477389130608298 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.
dc.description.resumo Pouco se discute sobre a produção poética de escritoras francófonas africanas. Em uma perspectiva de fazer conhecer o que parece estar ainda retido pelo véu do desconhecido, nesta pesquisa, apresentamos reflexões sobre a poética francófona da África, escrita por mulheres, como um caminho para que possam ser conhecidas no nosso ambiente acadêmico, de modo que, se amplie o conhecimento nesse domínio da literatura. Desse modo, buscando respostas para as nossas indagações, apresentamos três objetivos específicos que estão relacionados à questão norteadora que nos inquieta em saber qual o lugar a poética francófona feminina ocupa no continente Africano. Dentre os objetivos, configura-se como geral: investigar e refletir sobre a voz da mulher na poética francófona, a partir da perspectiva de uma poetisa do continente africano e como específicos: a) discutir a importância da poesia francófona na valorização das poetisas africanas; b) identificar os países da África nos quais há produção de uma expressiva poética feminina e apresentar as poetisas contemporâneas da francofonia existentes nesse continente, por fim c) analisar o lugar da mulher-poetisa a partir da obra de Marie-Léontine Tsibinda Bilombo. Para entendermos o lugar que a mulher escritora tem na poética francófona, fundamentamo-nos nos estudos de Caixeta e Barbato (2004) que nos diz respeito à invisibilidade da mulher na literatura, Doucey (2010) nos estudos de resistência e resgate do lugar da mulher, Pinheiro-Mariz e Blondeau (2012), nos trazem reflexões sobre a escrita feminina francófona e Touraine (2007) e Huannou (1999) que nos oferecem discussões sobre a paridade da produção literária feminina, dentre outros estudiosos que trazem reflexões que sustentam a nossa investigação. Quanto à metodologia de análise desta pesquisa, ela se insere no paradigma de pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica, considerando-se o foco quanto à natureza do fenômeno investigado. A partir desse estudo, percebemos avanços neste meio, porém, mesmo realizando grandes conquistas, observa-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Destarte, no universo da literatura, o papel que a mulher ocupa ainda reflete um espaço de resistência, uma vez que é na literatura que elas buscam firmar e expor sua identidade, buscando divulgar a mudança nos comportamentos da sociedade em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Reflexões sobre a poética de escritoras francófonas africanas. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-01
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17867
dc.date.accessioned 2021-03-27T14:31:34Z
dc.date.available 2021-03-27
dc.date.available 2021-03-27T14:31:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escritoras africanas - poética pt_BR
dc.subject Poética - escritoras africanas pt_BR
dc.subject Poetisas africanas pt_BR
dc.subject Poetisas francófonas africanas pt_BR
dc.subject Poética francófona africana pt_BR
dc.subject Mulheres escritoras - África pt_BR
dc.subject Poética francófona feminina pt_BR
dc.subject Voz da mulher - poética francófona africana pt_BR
dc.subject Francofonia Africana - poesia pt_BR
dc.subject Marie-Léontine Tsibinda Bilombo - poetisa africana pt_BR
dc.subject Invisibilidade da mulher - literatura africana pt_BR
dc.subject Resistência e resgate - lugar da mulher pt_BR
dc.subject Escrita feminina francófona pt_BR
dc.subject Produção literária feminina - francofonia pt_BR
dc.subject Poetisa Africana Francófona pt_BR
dc.subject Literatura africana- mulheres pt_BR
dc.subject African writers - poetics pt_BR
dc.subject Écrivaines africaines - poétique pt_BR
dc.subject Poètes africains pt_BR
dc.subject African poets pt_BR
dc.subject African French-speaking poetics pt_BR
dc.subject Poétique africaine francophone pt_BR
dc.subject Poética africana francófona pt_BR
dc.subject Mujeres escritoras - África pt_BR
dc.subject Femmes écrivains - Afrique pt_BR
dc.subject Women writers - Africa pt_BR
dc.subject Voice of the woman - African French-speaking poetics pt_BR
dc.subject Voix de la femme - Poétique africaine francophone pt_BR
dc.subject La voz de la mujer - Poética africana francófona pt_BR
dc.subject Francofonía africana - poesía pt_BR
dc.subject Francophonie africaine - poésie pt_BR
dc.subject African Francophonie - poetry pt_BR
dc.subject Invisibility of women - African literature pt_BR
dc.subject Invisibilité des femmes - Littérature africaine pt_BR
dc.subject Invisibilidad de las mujeres - literatura africana pt_BR
dc.subject Escritura femenina de habla francesa pt_BR
dc.subject Écriture féminine francophone pt_BR
dc.subject French-speaking female writing pt_BR
dc.subject Female literary production - francophone pt_BR
dc.subject Production littéraire féminine - francophone pt_BR
dc.subject Producción literaria femenina - francófona pt_BR
dc.subject Poète africaine francophone pt_BR
dc.subject African Literature - Women pt_BR
dc.subject Littérature africaine - Femmes pt_BR
dc.subject Literatura africana - Mujeres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEVES, Emily Thaís Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Réflexions sur la poétique des écrivains africains francophones. pt_BR
dc.title.alternative Reflections on the poetics of African Francophone writers. pt_BR
dc.identifier.citation NEVES, Emily Thaís Barbosa. Reflexões sobre a poética de escritoras francófonas africanas. 2017. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17867 pt_BR
dc.description.resume Il est remarquable la quantité de discussions à propos de la production poétique des écrivaines africaines francophones. Dans une perspective de faire connaître ce qui semble toujours être retenu par le voile de l'inconnu, dans cette recherche, nous présentons des réflexions sur la poétique francophone de l'Afrique, écrite par des femmes, comme un chemin par lequel elles deviennent connues dans l’espace académique, de manière que les connaissances de ce domaine de la littérature soient un peu plus élargies. De cette façon, pour trouver des réponses à nos questions, nous présentons trois objectifs spécifiques liés à la question centrale, qui nous réveillent le désir de savoir quel est le lieu occupé par la poétique francophone des femmes dans le continent africain. Nous avons comme objectif général: investiguer et réfléchir sur la voix de la femme dans la poétique francophone, à travers la perspective d'une poétesse du continent africain. Les objectifs spécifiques sont: a) raisonner sur l'importance de la poésie francophone en vue d’un accroissement des poétesses africaines; b) identifier les pays de l'Afrique dans lesquels il y a la production d'une expressive poétique féminine et présenter les poétesses contemporaines de la francophonie existantes dans ce continent et, finalement c) analyser la place de la femme-poétesse à partir de l'œuvre de Marie-Léontine Tsibinda Bilombo. Pour comprendre la place de la femme écrivaine dans la poésie francophone, nous nous sommes basées sur les études de Caixeta et Barbato (2004) concernant l'invisibilité de la femme dans la littérature; Doucey (2010) dans les études de résistance et de récupération de la place de la femme. Pinheiro-Mariz et Blondeau (2012) nous apportent des réflexions sur l'écriture féminine francofone; et, Touraine (2007) et Huannou (1999) qui nous offrent des discussions sur la parité de la production littéraire féminine, entre autres chercheurs qui apportent des remarques qui soutiennent notre travail. La méthodologie d'analyse de cette recherche est inscrite dans le modèle des recherches qualitatives, documentaires et bibliographiques, considérant la nature du phénomène étudié. À travers cette étude, nous percevons des progrès dans ce cadre, mais, même après de grandes conquêtes, il y a encore un long chemin à parcourir. Dans l'univers de la littérature, le rôle que les femmes jouent reflète encore un espace de résistance, car c'est dans la littérature qu’elles cherchent s’affirmer et exposer leurs identités, en cherchant à faire connaître ce changement dans les comportements de la société où elles vivent. pt_BR
dc.description.resumen Little is discussed about the poetry of francophone African writers. Aiming to make known what seems to be still detained by the veil of the unknown, we present in this research, reflections on French written African poetry by women, as a way to make them known in our academic environment and contribute to knowledge in this field of literature. For this light, seeking answers to our questions, we present three specific objectives that are related to the guiding question that worries us to know what place the francophone female poetic occupies on the African continent. The general objective is to investigate and reflect on the voice of women in francophone poetry, from the perspective of a poet from Africa. As specific objectives, we have: a) discuss the importance of francophone poetry to highlight African poets; b) identify the countries in Africa where there is production of an expressive poetry and presenting female contemporary poets existing on this continent, and finally c) analyze the place occupied by women in poetry from the perspective and work of Marie-Léontine Tsibinda Bilombo. To understand the place that women writers have in French poetic, we have written based on studies of Caixeta and Barbato (2004) which tell us about the invisibility of women in literature, Doucey (2010) in studies about resistance and rescue of a woman's place, Patel-Mariz and Blondeau (2012), bring us thoughts on female francophone writing and Touraine (2007) and Huannou (1999) that offer discussions on the parity of the female literary production, among other authors who bring reflections that fit our investigation. The analysis method of this research was a qualitative approach, with bibliographical and documentary research, and with the focus on regarding the nature of the investigated phenomenon. From the results of this study, we realize advances; however, even realizing great achievements, it is observed that there is still a long way to go. The role that women occupy in society still reflects a subject of resistance. It is in literature that women seek to firm up and expose their identity, seeking to publicize the changes in behaviors of the society in which they live. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta