DSpace/Manakin Repository

Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALCÂNTARA, G. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6420421680162758 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.
dc.description.resumo Partindo da concepção de que a inclusão educacional em nosso país ainda não acontece de maneira eficaz, observamos que, quando se trata da educação voltada a pessoas cegas, dificilmente as vemos em ambiente escolar e quando isso ocorre a sua inserção não é feita dignamente, pois elas não possuem materiais adequados as suas necessidades constituindo assim mais uma barreira educacional a ser enfrentada. Pensando nessa escassez, e poderíamos até dizer inexistência de materiais didáticos específicos voltados para o trabalho com esse público em nossa realidade e enxergando a relevância do ensino de francês em contexto exolíngue para nossa sociedade, desenvolvemos um curso de francês básico oferecido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande destinado ao Instituto dos Cegos da mesma cidade, o qual é o único centro voltado para o público totalmente cego ou com algum tipo de deficiência visual da nossa região. Nesse contexto, vimos a necessidade de analisar os materiais didáticos (MD) utilizados durante o curso. Assim, tivemos por objetivo identificar as concepções de aprendizagem e de língua que orientaram a preparação do MD usado nas aulas de Francês como língua estrangeira (FLE) para cegos e a concepção de aprendizagem subjacente ao desenvolvimento das aulas com a utilização desses MD. Para tanto, nos baseamos nos estudos sobre educação inclusiva, concepções de aprendizagem e de linguagem, na teoria da compensação sobre o ensino para indivíduos que têm algum tipo de necessidade especial e em estudos sobre o ensino de língua estrangeira, FLE e MD. Como resultado, identificamos que a concepção de aprendizagem e de linguagem que subjaz ao MD e às aulas ministradas é a interacionista, favorecendo a aprendizagem do FLE em situações comunicativas. Dessa forma, podemos concluir que o MD demonstrou ser eficaz para o que se propôs. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868
dc.date.accessioned 2021-03-27T14:57:08Z
dc.date.available 2021-03-27
dc.date.available 2021-03-27T14:57:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Material didático de francês pt_BR
dc.subject Aprendizagem de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Cegos - ensino de francês pt_BR
dc.subject Material didático para cegos - língua francesa pt_BR
dc.subject Cegos e língua estrangeira pt_BR
dc.subject Inclusão em ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Ensino de FLE pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject Educação e inclusão pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação de cegos pt_BR
dc.subject Cegos e educação pt_BR
dc.subject Educação voltada para cegos pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Cegos - material didático de francês pt_BR
dc.subject Aprendizagem - francês pt_BR
dc.subject Lingua e linguagem - concepção pt_BR
dc.subject Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject French teaching material pt_BR
dc.subject Matériel didactique du français pt_BR
dc.subject Material didáctico francés pt_BR
dc.subject Aprendizaje de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Apprentissage des langues étrangères pt_BR
dc.subject Foreign language learning pt_BR
dc.subject Blind people - teaching French pt_BR
dc.subject Aveugles - Enseigner le français pt_BR
dc.subject Personas ciegas - enseñanza de francés pt_BR
dc.subject Material didáctico para ciegos: francés pt_BR
dc.subject Matériel pédagogique pour les aveugles - Français pt_BR
dc.subject Teaching material for the blind - French pt_BR
dc.subject Blind and foreign language pt_BR
dc.subject Langue aveugle et étrangère pt_BR
dc.subject Personas con ceguera y lengua extranjera. pt_BR
dc.subject Inclusión en la enseñanza de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Inclusion dans l'enseignement des langues étrangères pt_BR
dc.subject Inclusion in foreign language teaching pt_BR
dc.subject French as a foreign language - teaching pt_BR
dc.subject Français langue étrangère - enseignement pt_BR
dc.subject Francés como lengua extranjera - enseñanza pt_BR
dc.subject Educación de ciegos pt_BR
dc.subject Éducation des aveugles pt_BR
dc.subject Education of the blind pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALCÂNTARA, Géssika Demétrio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions de l'apprentissage et de la langue, sous-tendant le matériel didactique du français pour les aveugles: une étude de cas. pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of learning and language, underlying French foreign language teaching material for the blind: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALCÂNTARA, Géssika Demétrio de. Concepções de aprendizagem e de língua subjacentes a material didático de francês língua estrangeira para cegos: um estudo de caso. 2018. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17868 pt_BR
dc.description.resume En partant du principe de l'inclusion d'enseignement dans notre pays n’a pas toujours lieu de manière efficace, nous avons observé que, quand il s´agit de l'enseignement donné aux aveugles, nous les voyons difficilement dans l'atmosphère scolaire et quand cela arrive, leur insertion n'est pas faite dignement, parce qu'ils ne possèdent pas de matériels appropriés à leurs besoins ce qui constitue pour eux une barrière éducative de plus à affronter. En pensant au manque, nous pourrions même dire à l'inexistence de matériels didactiques spécifiques fournis pour le travail avec ce public et en observant la pertinence de l’enseignant de français dans le contexte exolingue dans notre société, nous avons developpé un cours de français débutant offert par le projet d'extension de l'Université Fédérale de Campina Grande à l'Institut des Aveugles de la même ville, qui est le seul centre adapté à un public totalement aveugle ou malvoyant dans notre région. Dans ce contexte, nous avons la necessité d’analyser les materiéls didactiques ( MD) utilisés pendant le cours. Ainsi, nous avions pour objectif d'identifier les conceptions d’apprentissage et de langue qui guidaient la préparation du MD utilisé dans les cours de français comme langue étrangère (FLE) pour les aveugles et la conception de l'apprentissage implicite au développement des cours à travers l’utilisation de ce MD. Pour ce faire, nous nous sommes basés sur les études de l’éducation inclusive, la conception d’apprentissage et du langage, dans la théorie de la compensation sur l'enseignement pour des individus qui ont des besoins spéciaux et dans l’étude sur l'enseignement de LE, FLE et MD. Comme résultat, nous avons identifié que la conception d’apprenantissage et du langage sous-jacent au MD et aux cours est la théorie de l'interaction, favorisant l'apprentissage du FLE dans les situations communicatives. De cette façon, nous pouvons conclure que le MD s´est démontré efficace pour notre étude. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta