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Um ensemble baseado em árvores de decisão para predizer a ocorrência de aglomerados de ônibus.

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dc.creator.ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2643772942068839 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES , Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, C. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor2 NASCIMENTO FILHO, Dimas Cassimiro do.
dc.contributor.advisor2ID NASCIMENTO FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3151296501932443 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO , Leandro Balby.
dc.contributor.referee2 GAMA, Kiev Santos da.
dc.description.resumo Atrasos nas viagens e superlotação de ônibus são algumas das insatisfações diárias dos usuários de transporte público. Esses problemas podem estar associados aos aglomerados de ônibus, eventos que ocorrem quando dois ou mais ônibus estão executando a mesma rota juntos, ou seja, chegam no mesmo horário nas paradas de ônibus. Devido à natureza estocástica do tráfego, um horário programado estático não é eficaz para evitar a ocorrência desses eventos; assim, são necessárias ações preventivas para melhorar a confiabilidade do sistema de transporte público. Os trabalhos já propostos no contexto preditivo de aglomerados de ônibus apresentam ainda limitações relacionadas à frequência ou privacidade dos dados utilizados, além da eficácia limitada à contextos específicos. Assim, este trabalho propõe um ensemble baseado em modelos de árvores de decisão para prever a formação de aglomerados de ônibus. O ensemble utiliza dados de geolocalização de ônibus, dados programados, dados de clima, da situação de tráfego e é composto pelos modelos Random Forest, XGBoost e CatBoost. Além disso, uma técnica de aprendizagem incremental é incorporada ao modelo proposto para continuamente atualizá-lo de acordo com a chegada de novos dados em tempo real. A eficácia do modelo é demonstrada com o uso de dados reais de duas cidades brasileiras e comparada com quatro modelos competidores: Regressão Linear, Regressão Logística, Support Vector Machine e Relevance Vector Machine. De acordo com os resultados, o modelo proposto é capaz de alcançar uma eficácia entre 73% − 80%, superior aos modelos competidores avaliados, e pode ser usado para prever a formação de aglomerados de ônibus em tempo real até dez paradas antes da ocorrência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um ensemble baseado em árvores de decisão para predizer a ocorrência de aglomerados de ônibus. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/4986021622366786 pt_BR
dc.date.issued 2020-10-06
dc.description.abstract Travel delays and bus overcrowding are some of the daily dissatisfactions of public transportation users. These problems may be caused by bus bunching, an event that occurs when two or more buses are running the same route together, i.e., arriving at the same time at the bus stops. Due to the stochastic nature of the traffic, a static schedule is not effective to avoid the occurrence of these events; thus, preventive actions are necessary to improve the reliabil ity of the public transportation system. The works already proposed in the predictive context of bus bunching still have limitations related to the frequency or privacy of the data used, in addition to the effectiveness limited to specific contexts. Therefore, we propose a decision tree-based ensemble model to predict bus bunching. We use an ensemble of Random Forest, XGBoost and CatBoost models with buses geolocation, scheduled, weather and traffic situation data. In addition, an incremental learning technique was incorporated into the proposed model to continuously update it according new data arrives in real-time. The efficacy of the proposed model has been demonstrated using real data sets of two brazilian cities and has been compared with four competitors: Linear Regression, Logistic Regression, Support Vector Machine and Relevance Vector Machine. According to the results, the proposed model can achieve an efficacy between 73% − 80%, higher than the evaluated competitors models, and can be used to predict bus bunching in real-time up to ten stops before their occurrence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17873
dc.date.accessioned 2021-03-29T19:03:39Z
dc.date.available 2021-03-29
dc.date.available 2021-03-29T19:03:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Transporte Público pt_BR
dc.subject Aglomerado de Ônibus pt_BR
dc.subject Aprendizagem de Máquina pt_BR
dc.subject Headway pt_BR
dc.subject Public Transportation pt_BR
dc.subject Bus Bunching pt_BR
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS , Veruska Borges
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An ensemble based on decision trees to predict the occurrence of bus clusters. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.relation INES pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, V. B. Um ensemble baseado em árvores de decisão para predizer a ocorrência de aglomerados de ônibus. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


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