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Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7811416151275780 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PATRÍCIO, Jonny Dantas.
dc.contributor.advisor-co1ID PATRICIO, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4467510175248835 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee2 BRITO, Lélio Antônio Teixeira.
dc.description.resumo A necessidade do desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de análise estrutural dos pavimentos flexíveis possibilitou o surgimento de novos instrumentos de avaliação do seu desempenho mecânico. A instrumentação fundamenta-se na instalação de aparelhos medidores dos tipos strain gages, células de tensão e termopares. Estes, possibilitam a medição de deformação, tensão e temperatura, viabilizando uma análise aprofundada acerca da estrutura do pavimento e de suas patologias desenvolvidas. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o desempenho estrutural de um trecho reestruturado da BR-101 na cidade de Recife por meio da instrumentação do pavimento. Para tanto, foi feita uma caracterização funcional e mecânica dos diferentes tipos de misturas asfálticas utilizados. Posteriormente foram instalados instrumentos medidores em diferentes camadas do pavimento e desenvolvido um software para a filtragem e organização dos dados recebidos pelas leituras registradas para cada veículo. Por fim, foi realizada a avaliação estrutural não destrutiva por meio do aparelho FWD. Os resultados foram satisfatórios para a instalação dos instrumentos medidores com uma taxa de funcionamento de 57% para os strain gages e 50% das células de tensão e termopares. Os valores de deformação foram da ordem de 330 a 380 με e a pressão vertical de cerca de 420 kPa. Comparando-se valores médios obtidos na instrumentação com os calculados na retroanálise, notou-se resultados similares entre as deformações e tensões encontradas. Portanto, a utilização da instrumentação in situ se provou como um artificio de grande valor para a análise do desempenho estrutural do pavimento estudado, demonstrando valores de tensão e deformação similares aos encontrados na utilização de outros métodos de análise. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.subject.cnpq Saneamento Ambiental pt_BR
dc.title Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU. pt_BR
dc.date.issued 2021-01
dc.description.abstract The need to develop and improve structural analysis systems for flexible pavements enabled the emergence of new evaluation methods of its mechanical behavior. Instrumentation is based on install strain gages, pressure cells and thermostats. These, make it possible to measure strain, stress and temperature, enabling a deeper analysis of pavement structures and its developed pathologies. This research aims to analyze the structural performance of a restructured stretch of BR-101 in Recife, by means of pavements instrumentation. Thereunto, a functional and mechanical characterization of the different asphalt mixture types was made. Subsequently, measuring instruments were installed in different layers of the pavement and a software was developed to filter and organize the received data from the recorded readings of each vehicle. Finally, a non-destructive structural evaluation was performed using the FWD device. Results were satisfactory for the installation of measuring instruments with an operating rate of 57% for the strain gages and 50% for tension cells and thermostats. Strain values were in range of 330 to 380 με and vertical pressure was about 420 kPa. Comparing the average values obtained in the instrumentation with those calculated in the retroanalysis, similar results were noted between deformation and stress. Therefore, using instrumentation proved to be a valuable device to analyze structural performance of this pavement, demonstrating similar stress and deformation values to those found in other analysis methods. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877
dc.date.accessioned 2021-03-30T02:02:51Z
dc.date.available 2021-03-29
dc.date.available 2021-03-30T02:02:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise estrutural pt_BR
dc.subject Structural analysis pt_BR
dc.subject Análisis estructural pt_BR
dc.subject Deformação pt_BR
dc.subject Deformación pt_BR
dc.subject Deformation pt_BR
dc.subject Tensão pt_BR
dc.subject Voltage pt_BR
dc.subject Voltaje pt_BR
dc.subject Instrumentos medidores pt_BR
dc.subject Instrumentos de medición pt_BR
dc.subject Measuring instruments pt_BR
dc.subject Retroanálise pt_BR
dc.subject Retroanalysis pt_BR
dc.subject Retroanálisis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the structural performance of a stretch of BR 101 in Pernambuco with the aid of IN SITU instrumentation. pt_BR
dc.identifier.citation ZIEGLER, C. R. Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877 pt_BR


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