DSpace/Manakin Repository

Elementos pictográficos (emojis) em social commerce e suas influências no consumidor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEMOS, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7875235670571092 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.referee2 MELO, Francisco Vicente Sales de.
dc.description.resumo No Social commerce as atividades de compra foram associadas às interações sociais, em que os consumidores compartilham avaliações e classificações sobre bens e serviços. Nesse contexto, os emojis complementam informações textuais, exercendo influências sobre outros consumidores. Este artigo explica como o efeito da presença de elementos pictográficos (emojis) sobre o comportamento de compra em plataformas de social commerce se relaciona com valência do comentário (positivo/negativo) de outros consumidores e tipo de serviço (utilitário/hedônico). Realizaram-se 3 experimentos em que emojis, tipo do serviço e valência dos comentários foram manipulados em cenários de compra de produto e serviços. Os resultados evidenciaram que: emojis influenciam confiança, sensação de presença social e intenção de compra dos consumidores; seus efeitos são moderados pelo tipo de serviço e valência dos comentários. Os resultados reforçam o pressuposto central de que os emojis são elementos constitutivos do e-commerce por serem como pistas da presença social online. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.subject.cnpq Mercadologia pt_BR
dc.title Elementos pictográficos (emojis) em social commerce e suas influências no consumidor. pt_BR
dc.date.issued 2021-02-24
dc.description.abstract In Social commerce, shopping activities were associated with social interactions, in which consumers share assessments and ratings about goods and services. In this context, emojis complement textual information, influencing other consumers. This article explains how the effect of the presence of pictographic elements (emojis) on the shopping behavior on social commerce platforms is related to the comment value (positive / negative) of other consumers and type of service (utilitarian / hedonic). 3 experiments were carried out in which emojis, type of service and valence of comments were manipulated in product and service purchase scenarios. The results showed that: emojis influence consumer confidence, sense of social presence and purchase intention; its effects are moderated by the type of service and the valence of the comments. The results reinforce the central assumption that emojis are constitutive elements of s-commerce as they are clues to the online social presence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17878
dc.date.accessioned 2021-03-30T02:03:27Z
dc.date.available 2021-03-29
dc.date.available 2021-03-30T02:03:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Comportamento de consumo pt_BR
dc.subject Consumption behavior pt_BR
dc.subject Comportamiento de consumo pt_BR
dc.subject Social commerce pt_BR
dc.subject Comercio social pt_BR
dc.subject Comércio social pt_BR
dc.subject Emojis pt_BR
dc.subject Teoria da presença social pt_BR
dc.subject Theory of social presence pt_BR
dc.subject Teoría de la presencia social pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEMOS, Cláudia de Sá.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pictographic elements (emojis) in social commerce and their influences on the consumer. pt_BR
dc.identifier.citation LEMOS, C. de Sá. Elementos pictográficos (emojis) em social commerce e suas influências no consumidor. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17878 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta